Tenho um filho com autismo. E agora? Estudo sobre a perceção das mães relativamente às suas redes de apoio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Irina Soraia Mil- Homens Figueira dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6500
Resumo: Dissertação de Mestrado para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
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spelling Tenho um filho com autismo. E agora? Estudo sobre a perceção das mães relativamente às suas redes de apoioPerturbação do espectro do autismoMãesRedes de apoioAutism spectrum disorderMothersMothers, Support networkDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalCuidar de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma tarefa bastante exigente, que requer muita disponibilidade da parte dos pais e que por isso tente a transformar a vida da família. As mães, ao assumirem na maioria dos casos a responsabilidade de assegurar os cuidados da criança, acabam por deixar de lado as suas próprias necessidades. Embrenhando-se na sua nova realidade, tendem a isolar-se o que resulta muitas vezes na sua sobrecarga. Desde modo, pretende-se com este estudo que as mães possam fazer uma autoanálise acerca das suas necessidades e das redes de apoio que dispõem para as suprir, em dois momentos: antes e depois de participarem num projeto dedicado a elas e a outras mães em iguais circunstâncias. Assim, participaram deste estudo 51 mães de crianças com PEA com idades compreendidas entre os 26 e os 61 anos que se encontravam a participar no primeiro nível de um projeto dinamizado pela associação Pais em Rede denominado: Projeto Oficina de Pais/Bolsa de Pais: Grupos de Apoio Emocional (GAE). Pondo desta forma a tónica nestas mães, reconhecendo-as como o principal elemento cuidador dos seus filhos com PEA, percebeu-se através da análise dos resultados obtidos que as redes de apoio informais a que estas mães recorrem na maioria dos casos são o cônjuge/companheiro e os seus pais. Relativamente ao apoio formal, os profissionais destacaram-se como o suporte preferencial. Por outro lado, quando se analisaram as necessidades sobre as quais as mães manifestam precisar de mais apoio, percebeu-se que as opiniões se dividem entre as necessidades de ordem técnica e prática. Outro dado relevante demostrado por este estudo foi a importância atribuída pelas mães ao programa que se encontravam a frequentar. Estas manifestaram sentir o apoio que este pretendia proporcionar, incluindo-o no final como uma rede de apoio com a qual estabelecem um vínculo bastante positivo. A fim de consolidar os dados sugeridos pelo presente estudo, propõem-se que o mesmo seja replicado com um número de participantes superior.Caring for a child with Autism Spectrum Disorder (PEA) is a very demanding task, requiring a lot of parental availability and therefore trying to transform family life. Mothers, in most cases assuming the responsibility of caring for the child, eventually set aside their own needs. Embroiled in their new reality, they tend to isolate what often results in their overload. In this way, it is intended that mothers can make a self-analysis about their needs and the support networks that they have to supply them, in two moments: before and after participating in a project dedicated to them and to other mothers in the same circumstances. In this study participated 51 mothers of children with PEA between the ages of 26 and 61years who participated in the first level of a project sponsored by Pais em Rede association denominated: Projeto Oficina de Pais/Bolsa de Pais: Grupos de Apoio Emocional (Groups of Emotional Support -GAE). Considering mothers as the main caregiver element of their children with PEA, the results showed that the informal support networks that these mothers resort to in most cases are the spouse / partner and their parents. Regarding formal support, professionals stood out as the preferred support. On the other hand, when analyzing the needs on which mothers express their need for more support, it has been observed that opinions are divided between technical and practical needs. Another relevant fact demonstrated by this study was the importance attributed by the mothers to the program they were attending. They expressed their support for it, including it at the end as a support network with which they establish a very positive link. In order to consolidate the data suggested by the present study, it is proposed that it be replicated with a higher number of participants.Pimentel, Júlia van Zeller de SerpaRepositório do ISPASilva, Irina Soraia Mil- Homens Figueira dos Santos2018-07-16T11:15:13Z2018-07-042018-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6500TID:201949059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-23T02:17:29Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:20.769493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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