O cuidado de excelência como core da enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37370 |
Resumo: | O presente relatório pretende revelar o percurso na aquisição e desenvolvimento de competências clínicas especializadas no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização: Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde - Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa. Como linha norteadora do pensamento em Enfermagem, integrei dois referenciais teóricos no desenvolvimento do cuidado de excelência: a Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson e a Teoria das Transições de Afaf Meleis. Transversal ao percurso clínico, dinamizei os resultados da investigação no cuidado abordando o fenómeno da integração do enfermeiro no cuidado à pessoa em situação crítica. Pelo mapeamento das dificuldades e estratégias na integração, procurei responder a um desafio complexo da qualidade e segurança no cuidado, face à mobilização e contratação cada vez mais acelerada de profissionais de enfermagem. Integrando o saber teórico no cuidado especializado, desenvolvi competências promotoras de uma atitude profissional de Enfermeira Especialista em dois contextos: Unidade de Cuidados Intensivos e Serviço de Urgência Central. A par da aquisição das competências específicas, foi possível identificar áreas de intervenção que permitiram o crescimento enquanto profissional, realizando atividades como a dinamização de sessões de formação para a equipa. Na Unidade de Cuidados Intensivos, contribuí para a prevenção e controlo da infeção associada aos cuidados de saúde através de uma formação integrada no cuidado relativamente à testagem para pesquisa de SARS-CoV-2, e de uma sessão de formação sobre a prevenção da infeção nos cateteres intravasculares. No serviço de urgência incidi o cuidado no setor considerado mais crítico: a sala de reanimação, onde o índice de gravidade da pessoa e consequente gestão das suas emoções e da sua família são mais complexas. Sabendo que as falhas na comunicação constituem uma das principais causas de eventos adversos a nível internacional e ocorrem essencialmente nos momentos de transição de cuidados, foi realizada uma sessão de formação alertando para a importância da padronização da comunicação para a continuidade do cuidado. |
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O cuidado de excelência como core da enfermagemExcellence of care as the core of nursingEnfermagemCuidado especializadoQualidade dos cuidadosTransiçõesIntegraçãoNursingSpecialized careQuality of careTransitionsIntegrationDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório pretende revelar o percurso na aquisição e desenvolvimento de competências clínicas especializadas no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização: Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde - Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa. Como linha norteadora do pensamento em Enfermagem, integrei dois referenciais teóricos no desenvolvimento do cuidado de excelência: a Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson e a Teoria das Transições de Afaf Meleis. Transversal ao percurso clínico, dinamizei os resultados da investigação no cuidado abordando o fenómeno da integração do enfermeiro no cuidado à pessoa em situação crítica. Pelo mapeamento das dificuldades e estratégias na integração, procurei responder a um desafio complexo da qualidade e segurança no cuidado, face à mobilização e contratação cada vez mais acelerada de profissionais de enfermagem. Integrando o saber teórico no cuidado especializado, desenvolvi competências promotoras de uma atitude profissional de Enfermeira Especialista em dois contextos: Unidade de Cuidados Intensivos e Serviço de Urgência Central. A par da aquisição das competências específicas, foi possível identificar áreas de intervenção que permitiram o crescimento enquanto profissional, realizando atividades como a dinamização de sessões de formação para a equipa. Na Unidade de Cuidados Intensivos, contribuí para a prevenção e controlo da infeção associada aos cuidados de saúde através de uma formação integrada no cuidado relativamente à testagem para pesquisa de SARS-CoV-2, e de uma sessão de formação sobre a prevenção da infeção nos cateteres intravasculares. No serviço de urgência incidi o cuidado no setor considerado mais crítico: a sala de reanimação, onde o índice de gravidade da pessoa e consequente gestão das suas emoções e da sua família são mais complexas. Sabendo que as falhas na comunicação constituem uma das principais causas de eventos adversos a nível internacional e ocorrem essencialmente nos momentos de transição de cuidados, foi realizada uma sessão de formação alertando para a importância da padronização da comunicação para a continuidade do cuidado.With this report I intend to express in writing the route to acquiring and developing specialized clinical skills in the Medical-Surgical Nursing Master’s degree in the area of expertise: Person in Critical Condition, from the Institute of Health Sciences - Lisbon, from the Universidade Católica Portuguesa. As a Nursing thought process guiding line, I integrated two theoretical frameworks in the development of excellent care: the Theory of Human Care by Jean Watson and the Theory of Transitions by Afaf Meleis. Alongside the clinical course, I streamlined the results of research in care, addressing the matter of the integration of nurses in the care for people in critical condition. By mapping the integration difficulties and strategies, I sought to respond to a complex challenge of quality and safety in care, given the increasingly accelerated mobilization and hiring of nursing professionals. Integrating theoretical knowledge into specialized care, I developed skills that promote a professional attitude as a Specialized Nurse in two contexts: Intensive Care Service and Central Emergency Service. Along with the acquisition of specific skills, it was possible to identify areas of intervention that allowed growth as a professional, carrying out activities such as the promotion of training sessions for the team. In the Intensive Care Unit, I contribute to the prevention and control of healthcare-associated infection through integrated training in care regarding testing for research for SARS-CoV-2, and a training session on the prevention of infection in intravascular catheters. In the emergency department, care is focused on the sector considered the most critical: the resuscitation room, where the severity scale, the fear and anxiety of the person and its family are more complex. Knowing that communication failures are one of the main causes of adverse events on global scale and that most of them occur in moments of care transition, a training session was held alerting to the importance of standardizing communication for the continuity of care.Veludo, FilipaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCorreia, Patrícia Sofia Rodrigues2022-04-26T14:17:42Z2021-11-1620212021-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37370TID:202949605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:37:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:37:07Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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