As crianças e a(s) identidade(s) de género: estudo com turma do primeiro ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montes, Soraia Daniela Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2304
Resumo: Este é um estudo realizado numa turma mista do primeiro ciclo, com primeiro e quarto ano de escolaridade, que procurou saber quais eram as perceções e atitudes das crianças em relação ao género e à sua igualdade na sociedade. É um estudo qualitativo que procura saber como está a nossa sociedade a cultivar as conceções quanto à igualdade de género e como estão a ser transmitidos esses valores que são, atualmente, tão discutidos em praça pública. Optámos, por isso, por entrevistar os alunos da turma e desenvolvemos atividades que proporcionassem uma melhor compreensão sobre a temática. Ao longo do estudo, falámos de duas diferentes frentes na transmissão dos valores na vida das nossas crianças, primeiramente, procurámos saber como era o passado e, quem era responsável por essa transmissão, falando da família e dos papéis dos pais e/ou familiares próximos na vida da criança. Posteriormente, procurámos saber também qual o papel da escola. Procurámos e apresentámos também qual o papel das instituições governamentais e qual o trabalho desenvolvido para a promoção de uma igualdade de género na sociedade. Ficou comprovado que a Escola e a Família são importantíssimas na transmissão de valores. Embora que, a crise de valores na família transfira cada vez mais esse papel para a escola, sendo que isto é também apoiado pelo Governo. Exigindo assim um papel por parte do professor que é preciso entender e que, até então não era tão fulcral.
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