Optimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção das estradas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Alexandre Esperança Sepúlveda da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21708
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia de Mecânica
id RCAP_9fbd11412a5edf7fbffdaec2fff1f303
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Optimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção das estradasAnálise estática não-linearANSYSBarreiras de protecção rodoviáriaCapacidade de contençãoDeformação plásticaEN 1317PrumoUPN120C125EspaçadorNon-linear static analysisRoad safety barriersContainment capacityPlastic deformationPostSpacer625.745.5669.018Dissertação de mestrado integrado em Engenharia de MecânicaA presente tese de mestrado expõe o estado da arte das barreiras de protecção rodoviária, com incidência mais profunda nas barreiras metálicas mais usuais, área de estudo deste trabalho. De modo a executar uma análise fidedigna, é descrita previamente a curva do material, obtida experimentalmente, que posteriormente é tratada de modo a obter a curva verdadeira do material para introdução no programa. As análises executadas são de cariz estático, estudando de forma individual estes dois elementos. Como se pretende verificar o comportamento plástico das mesmas, o estudo numérico recorre ao programa ANSYS que permite o estudo não-linear e plástico nas suas análises. Neste trabalho são executadas análises das ligações (prumo e espaçador) das barreiras de protecção rodoviária com vista ao entendimento do seu comportamento de deformação, comparando dois tipos de perfis, o UPN120 e o C125, retirando por fim as equações que descrevem o comportamento das diferentes estruturas, de modo a poder aplicar as análises numéricas a casos reais de colisão.The present master degree dissertation exhibits the state of the art of the road safety barriers with special focus in the most usual metallic barriers, subject area of this work. In order to perform a realistic analysis, it is done an experimental test to obtain the stress-strain curve, which will be treated so the true stress-strain curve can be obtained in order to introduce it in the software. The analyses performed are static, and the two structures are independently analysed. In order to study the plastic behaviour in these structures, this work uses software that allows the non-linear and plastic behaviour in its analyses, the ANSYS. In this work are performed connection analyses (post and spacer) of the road safety barriers in order to understand their deformation behaviour, comparing the two post types, the UPN120 and the C125, achieving the final formulation that describes its behaviour, in order to able to apply that formulation in real crash cases.Meireles, José F.Universidade do MinhoSilva, Bruno Alexandre Esperança Sepúlveda da20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21708porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:07.446991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Optimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção das estradas
title Optimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção das estradas
spellingShingle Optimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção das estradas
Silva, Bruno Alexandre Esperança Sepúlveda da
Análise estática não-linear
ANSYS
Barreiras de protecção rodoviária
Capacidade de contenção
Deformação plástica
EN 1317
Prumo
UPN120
C125
Espaçador
Non-linear static analysis
Road safety barriers
Containment capacity
Plastic deformation
Post
Spacer
625.745.5
669.018
title_short Optimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção das estradas
title_full Optimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção das estradas
title_fullStr Optimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção das estradas
title_full_unstemmed Optimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção das estradas
title_sort Optimização do comportamento dos sistemas de ligação nas barreiras de protecção das estradas
author Silva, Bruno Alexandre Esperança Sepúlveda da
author_facet Silva, Bruno Alexandre Esperança Sepúlveda da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meireles, José F.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Alexandre Esperança Sepúlveda da
dc.subject.por.fl_str_mv Análise estática não-linear
ANSYS
Barreiras de protecção rodoviária
Capacidade de contenção
Deformação plástica
EN 1317
Prumo
UPN120
C125
Espaçador
Non-linear static analysis
Road safety barriers
Containment capacity
Plastic deformation
Post
Spacer
625.745.5
669.018
topic Análise estática não-linear
ANSYS
Barreiras de protecção rodoviária
Capacidade de contenção
Deformação plástica
EN 1317
Prumo
UPN120
C125
Espaçador
Non-linear static analysis
Road safety barriers
Containment capacity
Plastic deformation
Post
Spacer
625.745.5
669.018
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia de Mecânica
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21708
url http://hdl.handle.net/1822/21708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133000424751104