A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cadidja
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4614
Resumo: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
id RCAP_9fe3c558bf6dbf4dae4e63800bf818c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4614
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of PortugalGestão do conhecimentoBenefícios do conhecimentoOrganizaçãoConhecimentoEstratégia empresarialKnowledge managementBenefits of knowledgeOrganizationKnowledgeBusiness strategyMestrado em Gestão e EmpreendedorismoAtualmente o conhecimento assume elevada importância nas organizações. Cada vez mais as organizações prestam atenção à gestão do conhecimento, de forma a adquirir e a desenvolver competências que lhes permitam planear o futuro e a enfrentar a concorrência. Deste modo, as organizações atentas a essa necessidade procuram utilizar as tecnologias mais adequadas, desenvolvem uma cultura própria à criação e partilha do conhecimento estruturando-se no sentido de que uma constante aprendizagem, leve a conseguir uma significativa vantagem competitiva. Com esta investigação procuramos compreender como é que a Gestão do Conhecimento pode ser aplicada no processo de internacionalização de uma empresa. Com base na revisão da literatura concluímos que a tecnologia, a cultura e a estrutura são elementos chave na criação e partilha do conhecimento nas organizações, no entanto, se a abordagem não for a mais adequada pode originar barreiras no processo de gestão do conhecimento.Knowledge assumes high importance in organizations. Increasingly organizations pay attention to knowledge management in order to acquire and develop skills that enable them to plan ahead and cope with competition. Alerted to this need organizations seek to use the most appropriate technologies, develop their own culture to the creation and sharing of knowledge are structured in the sense that a constant learning leads to achieve a significant competitive advantage. With this research we seek to understand how knowledge management can be applied in the process of internationalization of a firm. Literature review concluded that technology, culture and structure are key elements in the creation and sharing of knowledge in organizations, however, the approach is not the most suitable can afford obstacles the knowledge management process.Martins, José MoleiroRCIPLLima, Cadidja2015-06-02T11:15:06Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4614porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:02.397356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal
title A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal
spellingShingle A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal
Lima, Cadidja
Gestão do conhecimento
Benefícios do conhecimento
Organização
Conhecimento
Estratégia empresarial
Knowledge management
Benefits of knowledge
Organization
Knowledge
Business strategy
title_short A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal
title_full A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal
title_fullStr A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal
title_sort A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal
author Lima, Cadidja
author_facet Lima, Cadidja
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, José Moleiro
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cadidja
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Benefícios do conhecimento
Organização
Conhecimento
Estratégia empresarial
Knowledge management
Benefits of knowledge
Organization
Knowledge
Business strategy
topic Gestão do conhecimento
Benefícios do conhecimento
Organização
Conhecimento
Estratégia empresarial
Knowledge management
Benefits of knowledge
Organization
Knowledge
Business strategy
description Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-06-02T11:15:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4614
url http://hdl.handle.net/10400.21/4614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133397478539264