A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4614 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Empreendedorismo |
id |
RCAP_9fe3c558bf6dbf4dae4e63800bf818c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4614 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of PortugalGestão do conhecimentoBenefícios do conhecimentoOrganizaçãoConhecimentoEstratégia empresarialKnowledge managementBenefits of knowledgeOrganizationKnowledgeBusiness strategyMestrado em Gestão e EmpreendedorismoAtualmente o conhecimento assume elevada importância nas organizações. Cada vez mais as organizações prestam atenção à gestão do conhecimento, de forma a adquirir e a desenvolver competências que lhes permitam planear o futuro e a enfrentar a concorrência. Deste modo, as organizações atentas a essa necessidade procuram utilizar as tecnologias mais adequadas, desenvolvem uma cultura própria à criação e partilha do conhecimento estruturando-se no sentido de que uma constante aprendizagem, leve a conseguir uma significativa vantagem competitiva. Com esta investigação procuramos compreender como é que a Gestão do Conhecimento pode ser aplicada no processo de internacionalização de uma empresa. Com base na revisão da literatura concluímos que a tecnologia, a cultura e a estrutura são elementos chave na criação e partilha do conhecimento nas organizações, no entanto, se a abordagem não for a mais adequada pode originar barreiras no processo de gestão do conhecimento.Knowledge assumes high importance in organizations. Increasingly organizations pay attention to knowledge management in order to acquire and develop skills that enable them to plan ahead and cope with competition. Alerted to this need organizations seek to use the most appropriate technologies, develop their own culture to the creation and sharing of knowledge are structured in the sense that a constant learning leads to achieve a significant competitive advantage. With this research we seek to understand how knowledge management can be applied in the process of internationalization of a firm. Literature review concluded that technology, culture and structure are key elements in the creation and sharing of knowledge in organizations, however, the approach is not the most suitable can afford obstacles the knowledge management process.Martins, José MoleiroRCIPLLima, Cadidja2015-06-02T11:15:06Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4614porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:02.397356Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal |
title |
A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal |
spellingShingle |
A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal Lima, Cadidja Gestão do conhecimento Benefícios do conhecimento Organização Conhecimento Estratégia empresarial Knowledge management Benefits of knowledge Organization Knowledge Business strategy |
title_short |
A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal |
title_full |
A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal |
title_fullStr |
A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal |
title_full_unstemmed |
A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal |
title_sort |
A gestão do conhecimento como estratégia de internacionalização da marca wines of Portugal |
author |
Lima, Cadidja |
author_facet |
Lima, Cadidja |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, José Moleiro RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Cadidja |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Benefícios do conhecimento Organização Conhecimento Estratégia empresarial Knowledge management Benefits of knowledge Organization Knowledge Business strategy |
topic |
Gestão do conhecimento Benefícios do conhecimento Organização Conhecimento Estratégia empresarial Knowledge management Benefits of knowledge Organization Knowledge Business strategy |
description |
Mestrado em Gestão e Empreendedorismo |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12 2014-12-01T00:00:00Z 2015-06-02T11:15:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/4614 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/4614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552131492675584 |