Estudo de viabilidade de eficiência hídrica no Centro Escolar de Santa Maria da Cidade de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Patrícia Ladeira do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20527
Resumo: Este estudo apresenta a viabilidade de eficiência hídrica no Centro Escolar de Santa Maria da cidade de Bragança. Para tal, são propostas duas opções para redução do consumo de água potável e é feito um estudo de viabilidade técnica e económica a 5 cenários. Na primeira opção (2 cenários) propõe-se a substituição de dispositivos de utilização, nomeadamente torneiras. Na segunda opção (3 cenários) equaciona-se o aproveitamento de águas pluviais. Foi também analisada a mudança de comportamentos na rega por alteração de intensidade de água ou períodos de rega. As duas opções estudadas podem ser técnica e economicamente implementadas, levando a uma redução significativa na fatura da água. Na opção 1, substituindo as torneiras existentes por torneiras de eficiência hídrica, estimam-se poupanças anuais de água até 46,3% e períodos de retorno do investimento até 2 anos. Em 15 anos podem ser alcançadas poupanças acumuladas de €74.072,02. Por outro lado, na opção 2, utilizando um reservatório com volume de 15 m3, estima-se ser possível aproveitar 569,8 m3 (85%) de água pluvial total. Aliando ao cenário de aproveitamento de águas pluviais para abastecimento de autoclismos, a instalação de torneiras eficientes de 1,8 L/min ou 5,0 L/min, estimam-se poupanças anuais de água de 75,6% e 64,5%, períodos de retorno do investimento de 4 e 5 anos, alcançando-se em 15 anos poupanças acumuladas de €97.257,07 e €79.827,66, respetivamente. Desta forma, a proposta de medidas para um uso eficiente da água no Centro Escolar, poderá contribuir para diminuir os riscos de escassez hídrica na região e ser uma mais valia em termos económicos para o Município.
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