A abordagem STEM na aprendizagem da solubilidade: uma experiência com alunos do 11º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4584 |
Resumo: | Este projeto analisa a influência da abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no desenvolvimento cognitivo dos alunos, na aprendizagem sobre solubilidade e no interesse nas áreas STEM. Para tal, os alunos realizaram uma atividade laboratorial usando placas de Arduino® ligadas a sensores, para estudar a influência da temperatura na solubilidade de um soluto sólido em água. O projeto envolveu 35 alunos do 11º ano de escolaridade, de uma escola de Almeirim. Para analisar o impacto do projeto recorreu-se a uma metodologia mista, que incluiu a aplicação de um teste de associação de palavras (WAT - Word Association Test) e de um inquérito por questionário, antes e depois da intervenção pedagógica. Os resultados evidenciam uma melhoria no desenvolvimento cognitivo dos alunos, mas uma diminuição do seu interesse pelas áreas STEM. Contudo, foram identificadas dificuldades de aprendizagem que requerem aperfeiçoamento das atividades, além do estudo mais aprofundado das suas causas. |
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A abordagem STEM na aprendizagem da solubilidade: uma experiência com alunos do 11º anoestudo da solubilidadeestruturas cognitivasinteresse pelas áreas STEMeducação STEMsolubility studycognitive structuresinterest in STEM fieldsSTEM educationEste projeto analisa a influência da abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no desenvolvimento cognitivo dos alunos, na aprendizagem sobre solubilidade e no interesse nas áreas STEM. Para tal, os alunos realizaram uma atividade laboratorial usando placas de Arduino® ligadas a sensores, para estudar a influência da temperatura na solubilidade de um soluto sólido em água. O projeto envolveu 35 alunos do 11º ano de escolaridade, de uma escola de Almeirim. Para analisar o impacto do projeto recorreu-se a uma metodologia mista, que incluiu a aplicação de um teste de associação de palavras (WAT - Word Association Test) e de um inquérito por questionário, antes e depois da intervenção pedagógica. Os resultados evidenciam uma melhoria no desenvolvimento cognitivo dos alunos, mas uma diminuição do seu interesse pelas áreas STEM. Contudo, foram identificadas dificuldades de aprendizagem que requerem aperfeiçoamento das atividades, além do estudo mais aprofundado das suas causas.This project examines the influence of the STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) approach on students' cognitive development, learning about solubility, and motivation in STEM fields. To this end, students conducted a laboratory activity using Arduino® boards connected to sensors to study the influence of temperature on the solubility of a solid solute in water. The project involved 35 11th-grade students from a school in Almeirim, Portugal. To analyse the impact of the project, a mixed methodology was used, which included the application of a WAT (Word Association Test) and a questionnaire survey before and after the pedagogical intervention. The results demonstrate an improvement in the students' cognitive development, but a decrease in their interest in STEM areas. However, learning difficulties were identified that require the improvement of activities, as well as further study of their causes.Correia, MarisaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGomes, Carla Alexandra Quintão2023-11-26T23:14:07Z2023-11-072023-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4584TID:203388348por203388348info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:14Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:10.230291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este projeto analisa a influência da abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no desenvolvimento cognitivo dos alunos, na aprendizagem sobre solubilidade e no interesse nas áreas STEM. Para tal, os alunos realizaram uma atividade laboratorial usando placas de Arduino® ligadas a sensores, para estudar a influência da temperatura na solubilidade de um soluto sólido em água. O projeto envolveu 35 alunos do 11º ano de escolaridade, de uma escola de Almeirim. Para analisar o impacto do projeto recorreu-se a uma metodologia mista, que incluiu a aplicação de um teste de associação de palavras (WAT - Word Association Test) e de um inquérito por questionário, antes e depois da intervenção pedagógica. Os resultados evidenciam uma melhoria no desenvolvimento cognitivo dos alunos, mas uma diminuição do seu interesse pelas áreas STEM. Contudo, foram identificadas dificuldades de aprendizagem que requerem aperfeiçoamento das atividades, além do estudo mais aprofundado das suas causas. |
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