Fatores de design e sua influência na percepção do slow fashion
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/74475 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios |
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Fatores de design e sua influência na percepção do slow fashionDesign factors and their influence on slow fashion perceptionSlow fashionSustentabilidadeDesign de modaSustainabilityFashion designHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e AcessóriosA indústria da moda precisa cada vez mais de alternativas para gerar menos impactos ambientais, esse é um dos fatores determinantes do Slow Fashion, mas não o único, o design é diferenciador e fundamental para a construção, manutenção e sucesso deste conceito. O presente trabalho tem o objetivo de explorar e analisar os fatores do design de moda, que mais podem influenciar na percepção de um produto de Slow Fashion, identificando fatores relevantes sobre os processos de desenvolvimento e estratégias aplicadas nos produtos que se enquadram no conceito. No decorrer do estudo foram abordados temas como as dimensões da sustentabilidade e a sua evolução histórica, o conceito do Slow Fashion, as relações do design de moda com a sustentabilidade, e os fatores e princípios de design relacionados ao desenvolvimento de produtos de moda. A importância que estes fatores têm, as suas relações e possíveis consequências são analisadas neste trabalho através de uma matriz de critérios construída a partir da exploração teórica e aplicada a um universo de 32 marcas de moda selecionadas e analisadas à luz do conceito da sustentabilidade. Os resultados da pesquisa exploram os fatores que podem facilitar a percepção do Slow Fashion nos produtos, as suas características, os pontos em comum e os fatores que diferenciam e podem impactar positivamente essas marcas de moda.The fashion industry increasingly needs alternatives to generate less environmental impacts, this is one of the determining factors of Slow Fashion, but not the only one, the design is different and fundamental for the construction, maintenance and success of this concept. This work aims to explore and analyze the factors of fashion design, which can most influence the perception of a Slow Fashion product, identifying the relevant factors on the development and application processes in the products that are included in the concept. During the study, themes such as dimensions of sustainability and its historical trajectory, the concept of Slow Fashion, such as the relationship between fashion design and sustentability and the design factors and principles related to product development were defined. The importance that these factors have, their relations and possible consequences are analyzed in this work through a matrix of criteria built from theoretical exploration and applied to a universe of 32 selected fashion brands and analyzed in the light of the concept of sustainability. The research results explore the factors that can facilitate the perception of Slow Fashion in products, its characteristics, the common point and the factors that differentiate and can positively impact these brands.Broega, A. C.Marques, Nuno Filipe Pinto de OliveiraUniversidade do MinhoMacena, Bárbara Bedendo20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/74475por202729575info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-27T01:19:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:51.180848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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