Planeamento ambiental para engenheiros do ambiente: uma análise centrada nos mestrados integrados oferecidos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Miguel Gonçalo de Aguiar Leal
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24838
Resumo: A prática da engenharia do ambiente requer conhecimentos sobre a interação entre as atividades humanas, o ambiente e o território, bem como instrumentos de política de ambiente, como planos, para a sua prevenção e gestão. Diversos planos de política de ambiente como planos territoriais ou de ambiente integram a lista de atos de engenharia atualmente estabelecida pela Ordem dos Engenheiros Portuguesa. Esta dissertação tem como objetivo analisar de que forma o planeamento ambiental é atualmente integrado no ensino de engenharia do ambiente em Portugal. Para o efeito identifica e analisa as unidades curriculares dedicadas existentes nos principais mestrados integrados em engenharia do ambiente oferecidos por universidades públicas em Portugal Continental. A análise das unidades curriculares selecionadas é desenvolvida através de um conjunto de parâmetros, designadamente os objetivos e competências, os conteúdos e a bibliografia de suporte. Os resultados obtidos com esta análise são depois ponderados com a revisão de literatura sobre planeamento ambiental previamente desenvolvida. Os resultados obtidos indicam que as unidades curriculares analisadas apresentam abordagens de ensino muito diferentes, não só no tipo de conteúdos lecionados, mas também no tipo de competências transmitidas. Foi também possível concluir que apesar de na maioria dos cursos as unidades curriculares sobre planeamento ambiental serem obrigatórias, existem casos onde tal não se verifica. Os resultados permitem também concluir que os conteúdos relacionados com sistemas ecológicos, ferramentas de apoio a tomada de decisões ou design sustentável que, refletem as recomendações identificadas na literatura da especialidade, não estão asseguradas em todos os planos de estudo das unidades curriculares analisadas. O mesmo acontece com a fomentação do desenvolvimento de capacidades como o sentido de ética, pensamento crítico, e a gestão e liderança de equipas e planos.
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