Planeamento ambiental para engenheiros do ambiente: uma análise centrada nos mestrados integrados oferecidos em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24838 |
Resumo: | A prática da engenharia do ambiente requer conhecimentos sobre a interação entre as atividades humanas, o ambiente e o território, bem como instrumentos de política de ambiente, como planos, para a sua prevenção e gestão. Diversos planos de política de ambiente como planos territoriais ou de ambiente integram a lista de atos de engenharia atualmente estabelecida pela Ordem dos Engenheiros Portuguesa. Esta dissertação tem como objetivo analisar de que forma o planeamento ambiental é atualmente integrado no ensino de engenharia do ambiente em Portugal. Para o efeito identifica e analisa as unidades curriculares dedicadas existentes nos principais mestrados integrados em engenharia do ambiente oferecidos por universidades públicas em Portugal Continental. A análise das unidades curriculares selecionadas é desenvolvida através de um conjunto de parâmetros, designadamente os objetivos e competências, os conteúdos e a bibliografia de suporte. Os resultados obtidos com esta análise são depois ponderados com a revisão de literatura sobre planeamento ambiental previamente desenvolvida. Os resultados obtidos indicam que as unidades curriculares analisadas apresentam abordagens de ensino muito diferentes, não só no tipo de conteúdos lecionados, mas também no tipo de competências transmitidas. Foi também possível concluir que apesar de na maioria dos cursos as unidades curriculares sobre planeamento ambiental serem obrigatórias, existem casos onde tal não se verifica. Os resultados permitem também concluir que os conteúdos relacionados com sistemas ecológicos, ferramentas de apoio a tomada de decisões ou design sustentável que, refletem as recomendações identificadas na literatura da especialidade, não estão asseguradas em todos os planos de estudo das unidades curriculares analisadas. O mesmo acontece com a fomentação do desenvolvimento de capacidades como o sentido de ética, pensamento crítico, e a gestão e liderança de equipas e planos. |
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Planeamento ambiental para engenheiros do ambiente: uma análise centrada nos mestrados integrados oferecidos em PortugalPlaneamento AmbientalEngenharia do AmbienteMestrado IntegradoEnsinoConhecimentosCompetênciasA prática da engenharia do ambiente requer conhecimentos sobre a interação entre as atividades humanas, o ambiente e o território, bem como instrumentos de política de ambiente, como planos, para a sua prevenção e gestão. Diversos planos de política de ambiente como planos territoriais ou de ambiente integram a lista de atos de engenharia atualmente estabelecida pela Ordem dos Engenheiros Portuguesa. Esta dissertação tem como objetivo analisar de que forma o planeamento ambiental é atualmente integrado no ensino de engenharia do ambiente em Portugal. Para o efeito identifica e analisa as unidades curriculares dedicadas existentes nos principais mestrados integrados em engenharia do ambiente oferecidos por universidades públicas em Portugal Continental. A análise das unidades curriculares selecionadas é desenvolvida através de um conjunto de parâmetros, designadamente os objetivos e competências, os conteúdos e a bibliografia de suporte. Os resultados obtidos com esta análise são depois ponderados com a revisão de literatura sobre planeamento ambiental previamente desenvolvida. Os resultados obtidos indicam que as unidades curriculares analisadas apresentam abordagens de ensino muito diferentes, não só no tipo de conteúdos lecionados, mas também no tipo de competências transmitidas. Foi também possível concluir que apesar de na maioria dos cursos as unidades curriculares sobre planeamento ambiental serem obrigatórias, existem casos onde tal não se verifica. Os resultados permitem também concluir que os conteúdos relacionados com sistemas ecológicos, ferramentas de apoio a tomada de decisões ou design sustentável que, refletem as recomendações identificadas na literatura da especialidade, não estão asseguradas em todos os planos de estudo das unidades curriculares analisadas. O mesmo acontece com a fomentação do desenvolvimento de capacidades como o sentido de ética, pensamento crítico, e a gestão e liderança de equipas e planos.The practice of environmental engineering requires knowledge about the interaction between human activities, the environment and the territory, as well as environmental policy instruments, such as plans, for their prevention and management. Several environmental policy plans such as territorial or environmental plans are included in the list of engineering acts currently established by the Portuguese Engineers' Association. This dissertation aims to analyze how environmental planning is currently integrated into environmental engineering teaching in Portugal. For this purpose, it identifies and analyzes the dedicated curricular units existing in the main integrated master’s degrees in environmental engineering offered by public universities in mainland Portugal. The analysis of the selected curricular units is developed through a set of parameters, namely the objectives and competences, the contents and the support bibliography. The results obtained with this analysis are then weighted with the literature review previously developed on environmental planning. The obtained results indicate that the curricular units analyzed present very different teaching approaches, not only in the type of contents taught, but also in the type of transmitted competences. It was also possible to conclude that although in most courses, the curricular units on environmental planning are mandatory, there are cases where this doesn’t happen. The results also allow us to conclude that contents related to ecological systems, tools to support decision making or sustainable design, that reflect the recommendations identified in the literature of the specialty, are not present in all curricula of the analyzed curricular units. The same happens about the fostering of the development of skills such as sense of ethics, critical thinking, and the management and leadership of teams and plans.2018-12-10T16:01:26Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24838TID:202236803porVaz, Miguel Gonçalo de Aguiar Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:33Zoai:ria.ua.pt:10773/24838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:22.630698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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