Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/42944 |
Resumo: | A carreira docente é reconhecida como das mais sujeitas a stress e desgaste emocional. Este estudo teve como objetivos descrever os níveis de bem-estar, mindfulness e satisfação com a profissão docente dos docentes portugueses; analisar a relação entre bem-estar, mindfulness e satisfação com a profissão docente; e identificar a capacidade preditiva do mindfulness e da satisfação com a profissão docente para o bem-estar docente. Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e correlacional, com a participação de 734 professores (89.1% do sexo feminino). Os dados foram recolhidos online, através do questionário de dados sociodemográficos e socioprofissionais, da escala de satisfação com a profissão, da escala de bem-estar psicológico (EMMBEP) e da escala de mindfulness (PHLMS). Os resultados do estudo demonstraram a existência de scores médios na perceção de bem-estar. Verificou-se que a consciência e a satisfação com a profissão se assumiram como preditores positivos do bem-estar docente, enquanto que a aceitação demonstrou ser um preditor negativo. Conclui-se que a satisfação com a profissão está relacionada com a perceção de bem-estar psicológico dos docentes desta amostra. Também as práticas de mindfulness têm implicações na perceção do bem-estar psicológico, sendo que a consciência contribuiu positivamente para esse bem-estar, enquanto que a dimensão aceitação demonstrou ser um preditor negativo. O conhecimento relativo à forma como as variáveis aqui estudadas têm impacto na perceção de bem-estar psicológico torna-se relevante para o desenho de intervenções mais ajustadas às necessidades dos docentes. |
id |
RCAP_a025ca6a3653bd4211a0c5f84aa8f306 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/42944 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docenteMindfulnessBem-estar psicológicoSatisfação com a profissãoDocentesA carreira docente é reconhecida como das mais sujeitas a stress e desgaste emocional. Este estudo teve como objetivos descrever os níveis de bem-estar, mindfulness e satisfação com a profissão docente dos docentes portugueses; analisar a relação entre bem-estar, mindfulness e satisfação com a profissão docente; e identificar a capacidade preditiva do mindfulness e da satisfação com a profissão docente para o bem-estar docente. Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e correlacional, com a participação de 734 professores (89.1% do sexo feminino). Os dados foram recolhidos online, através do questionário de dados sociodemográficos e socioprofissionais, da escala de satisfação com a profissão, da escala de bem-estar psicológico (EMMBEP) e da escala de mindfulness (PHLMS). Os resultados do estudo demonstraram a existência de scores médios na perceção de bem-estar. Verificou-se que a consciência e a satisfação com a profissão se assumiram como preditores positivos do bem-estar docente, enquanto que a aceitação demonstrou ser um preditor negativo. Conclui-se que a satisfação com a profissão está relacionada com a perceção de bem-estar psicológico dos docentes desta amostra. Também as práticas de mindfulness têm implicações na perceção do bem-estar psicológico, sendo que a consciência contribuiu positivamente para esse bem-estar, enquanto que a dimensão aceitação demonstrou ser um preditor negativo. O conhecimento relativo à forma como as variáveis aqui estudadas têm impacto na perceção de bem-estar psicológico torna-se relevante para o desenho de intervenções mais ajustadas às necessidades dos docentes.The teaching career is recognized as one of the most susceptible to stress and emotional strain. Mindfulness-based interventions have been identified as promoters of well-being and reducers of teacher stress. This study aimed to describe the levels of well-being, mindfulness, and job satisfaction among Portuguese teachers; analyze the relationship between well-being, mindfulness, and job satisfaction; and identify the predictive capacity of mindfulness and job satisfaction for teacher well-being. A quantitative, descriptive and correlational study was conducted, involving 734 teachers (89.1% female). The data was collected online using the sociodemographic and socioprofessional data questionnaire, the job satisfaction scale, the psychological well-being scale (EMMBEP), and the mindfulness scale (PHLMS). The study results demonstrated the presence of average scores in the perception of well-being. It was found that awareness and job satisfaction emerged as positive predictors of teacher well-being, while acceptance was found to be a negative predictor. It is concluded that job satisfaction is related to the perception of psychological well-being among the teachers in this sample. Mindfulness practices also have implications for the perception of psychological well-being, with awareness positively contributing to this well-being, while the acceptance dimension proved to be a negative predictor. Knowledge regarding how the variables studied here affect the perception of psychological well-being is relevant for designing interventions that better meet the needs of teachers.inED/ESE-IPP2024-11-27T15:47:32Z2023-11-27T00:00:00Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/42944por2183-143210.34630/sensos-e.v10i3.5357Espain, AndreiaMartins, SilvanaOliveira, DianaPereira, Anabelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-12-02T01:47:21Zoai:ria.ua.pt:10773/42944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-12-02T01:47:21Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente |
title |
Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente |
spellingShingle |
Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente Espain, Andreia Mindfulness Bem-estar psicológico Satisfação com a profissão Docentes |
title_short |
Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente |
title_full |
Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente |
title_fullStr |
Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente |
title_full_unstemmed |
Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente |
title_sort |
Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente |
author |
Espain, Andreia |
author_facet |
Espain, Andreia Martins, Silvana Oliveira, Diana Pereira, Anabela |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Silvana Oliveira, Diana Pereira, Anabela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espain, Andreia Martins, Silvana Oliveira, Diana Pereira, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mindfulness Bem-estar psicológico Satisfação com a profissão Docentes |
topic |
Mindfulness Bem-estar psicológico Satisfação com a profissão Docentes |
description |
A carreira docente é reconhecida como das mais sujeitas a stress e desgaste emocional. Este estudo teve como objetivos descrever os níveis de bem-estar, mindfulness e satisfação com a profissão docente dos docentes portugueses; analisar a relação entre bem-estar, mindfulness e satisfação com a profissão docente; e identificar a capacidade preditiva do mindfulness e da satisfação com a profissão docente para o bem-estar docente. Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e correlacional, com a participação de 734 professores (89.1% do sexo feminino). Os dados foram recolhidos online, através do questionário de dados sociodemográficos e socioprofissionais, da escala de satisfação com a profissão, da escala de bem-estar psicológico (EMMBEP) e da escala de mindfulness (PHLMS). Os resultados do estudo demonstraram a existência de scores médios na perceção de bem-estar. Verificou-se que a consciência e a satisfação com a profissão se assumiram como preditores positivos do bem-estar docente, enquanto que a aceitação demonstrou ser um preditor negativo. Conclui-se que a satisfação com a profissão está relacionada com a perceção de bem-estar psicológico dos docentes desta amostra. Também as práticas de mindfulness têm implicações na perceção do bem-estar psicológico, sendo que a consciência contribuiu positivamente para esse bem-estar, enquanto que a dimensão aceitação demonstrou ser um preditor negativo. O conhecimento relativo à forma como as variáveis aqui estudadas têm impacto na perceção de bem-estar psicológico torna-se relevante para o desenho de intervenções mais ajustadas às necessidades dos docentes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27T00:00:00Z 2023-11-27 2024-11-27T15:47:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/42944 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/42944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-1432 10.34630/sensos-e.v10i3.5357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
inED/ESE-IPP |
publisher.none.fl_str_mv |
inED/ESE-IPP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549885734387712 |