MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13800 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo problematizar o programa educativo que foi realizado por ocasião da exposição "Artistas, Património e o Museu", que decorreu entre 1-30 de fevereiro de 2022, no Museu de História Natural de Lisboa. A exposição coletiva de arte contemporânea e os eventos associados tiveram como objetivo refletir de uma maneira critica sobre os museus como ‘média de comunicação’ de informação. Este artigo problematiza o programa educativo, que combinou metodologias do campo da sociomuseologia e da educação com o objetivo de desenvolver soluções inclusivas e anti-hegemónicas para pensar e experimentar o 'display' e conteúdos museológicos – para um público não especializado e crianças. KEYWORDS: educação inclusiva; sociomuseologia; métodos ativos de aprendizagem; escolas; arte contemporânea; Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUNHAC). |
id |
RCAP_a0312c910964d466437e003c972adc0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13800 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com criançasMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIAEDUCAÇÃO INCLUSIVAMETODOLOGIAS DE APRENDIZAGEMESCOLASARTE CONTEMPORÂNEAMUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURALMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYINCLUSIVE EDUCATIONLEARNING METHODOLOGIESSCHOOLSCONTEMPORARY ARTEste artigo tem como objetivo problematizar o programa educativo que foi realizado por ocasião da exposição "Artistas, Património e o Museu", que decorreu entre 1-30 de fevereiro de 2022, no Museu de História Natural de Lisboa. A exposição coletiva de arte contemporânea e os eventos associados tiveram como objetivo refletir de uma maneira critica sobre os museus como ‘média de comunicação’ de informação. Este artigo problematiza o programa educativo, que combinou metodologias do campo da sociomuseologia e da educação com o objetivo de desenvolver soluções inclusivas e anti-hegemónicas para pensar e experimentar o 'display' e conteúdos museológicos – para um público não especializado e crianças. KEYWORDS: educação inclusiva; sociomuseologia; métodos ativos de aprendizagem; escolas; arte contemporânea; Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUNHAC).Edições Universitárias Lusófonas2023-04-12T18:40:11Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13800por1646-3714Jecu, MartaBelchior, MargaridaGonçalves, Roberta Fagundesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-14T01:30:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:15.880594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças |
title |
MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças |
spellingShingle |
MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças Jecu, Marta MUSEOLOGIA SOCIOMUSEOLOGIA EDUCAÇÃO INCLUSIVA METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ESCOLAS ARTE CONTEMPORÂNEA MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL MUSEOLOGY SOCIOMUSEOLOGY INCLUSIVE EDUCATION LEARNING METHODOLOGIES SCHOOLS CONTEMPORARY ART |
title_short |
MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças |
title_full |
MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças |
title_fullStr |
MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças |
title_full_unstemmed |
MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças |
title_sort |
MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças |
author |
Jecu, Marta |
author_facet |
Jecu, Marta Belchior, Margarida Gonçalves, Roberta Fagundes |
author_role |
author |
author2 |
Belchior, Margarida Gonçalves, Roberta Fagundes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jecu, Marta Belchior, Margarida Gonçalves, Roberta Fagundes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MUSEOLOGIA SOCIOMUSEOLOGIA EDUCAÇÃO INCLUSIVA METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ESCOLAS ARTE CONTEMPORÂNEA MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL MUSEOLOGY SOCIOMUSEOLOGY INCLUSIVE EDUCATION LEARNING METHODOLOGIES SCHOOLS CONTEMPORARY ART |
topic |
MUSEOLOGIA SOCIOMUSEOLOGIA EDUCAÇÃO INCLUSIVA METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM ESCOLAS ARTE CONTEMPORÂNEA MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL MUSEOLOGY SOCIOMUSEOLOGY INCLUSIVE EDUCATION LEARNING METHODOLOGIES SCHOOLS CONTEMPORARY ART |
description |
Este artigo tem como objetivo problematizar o programa educativo que foi realizado por ocasião da exposição "Artistas, Património e o Museu", que decorreu entre 1-30 de fevereiro de 2022, no Museu de História Natural de Lisboa. A exposição coletiva de arte contemporânea e os eventos associados tiveram como objetivo refletir de uma maneira critica sobre os museus como ‘média de comunicação’ de informação. Este artigo problematiza o programa educativo, que combinou metodologias do campo da sociomuseologia e da educação com o objetivo de desenvolver soluções inclusivas e anti-hegemónicas para pensar e experimentar o 'display' e conteúdos museológicos – para um público não especializado e crianças. KEYWORDS: educação inclusiva; sociomuseologia; métodos ativos de aprendizagem; escolas; arte contemporânea; Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUNHAC). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-12T18:40:11Z 2023-01-01T00:00:00Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13800 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-3714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131573855977472 |