MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jecu, Marta
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Belchior, Margarida, Gonçalves, Roberta Fagundes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13800
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar o programa educativo que foi realizado por ocasião da exposição "Artistas, Património e o Museu", que decorreu entre 1-30 de fevereiro de 2022, no Museu de História Natural de Lisboa. A exposição coletiva de arte contemporânea e os eventos associados tiveram como objetivo refletir de uma maneira critica sobre os museus como ‘média de comunicação’ de informação. Este artigo problematiza o programa educativo, que combinou metodologias do campo da sociomuseologia e da educação com o objetivo de desenvolver soluções inclusivas e anti-hegemónicas para pensar e experimentar o 'display' e conteúdos museológicos – para um público não especializado e crianças. KEYWORDS: educação inclusiva; sociomuseologia; métodos ativos de aprendizagem; escolas; arte contemporânea; Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUNHAC).
id RCAP_a0312c910964d466437e003c972adc0e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13800
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com criançasMUSEOLOGIASOCIOMUSEOLOGIAEDUCAÇÃO INCLUSIVAMETODOLOGIAS DE APRENDIZAGEMESCOLASARTE CONTEMPORÂNEAMUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURALMUSEOLOGYSOCIOMUSEOLOGYINCLUSIVE EDUCATIONLEARNING METHODOLOGIESSCHOOLSCONTEMPORARY ARTEste artigo tem como objetivo problematizar o programa educativo que foi realizado por ocasião da exposição "Artistas, Património e o Museu", que decorreu entre 1-30 de fevereiro de 2022, no Museu de História Natural de Lisboa. A exposição coletiva de arte contemporânea e os eventos associados tiveram como objetivo refletir de uma maneira critica sobre os museus como ‘média de comunicação’ de informação. Este artigo problematiza o programa educativo, que combinou metodologias do campo da sociomuseologia e da educação com o objetivo de desenvolver soluções inclusivas e anti-hegemónicas para pensar e experimentar o 'display' e conteúdos museológicos – para um público não especializado e crianças. KEYWORDS: educação inclusiva; sociomuseologia; métodos ativos de aprendizagem; escolas; arte contemporânea; Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUNHAC).Edições Universitárias Lusófonas2023-04-12T18:40:11Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13800por1646-3714Jecu, MartaBelchior, MargaridaGonçalves, Roberta Fagundesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-14T01:30:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:15.880594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças
title MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças
spellingShingle MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças
Jecu, Marta
MUSEOLOGIA
SOCIOMUSEOLOGIA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
ESCOLAS
ARTE CONTEMPORÂNEA
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL
MUSEOLOGY
SOCIOMUSEOLOGY
INCLUSIVE EDUCATION
LEARNING METHODOLOGIES
SCHOOLS
CONTEMPORARY ART
title_short MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças
title_full MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças
title_fullStr MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças
title_full_unstemmed MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças
title_sort MUHNAC Artistas, Património e o Museu estudo de caso : ação educativa com crianças
author Jecu, Marta
author_facet Jecu, Marta
Belchior, Margarida
Gonçalves, Roberta Fagundes
author_role author
author2 Belchior, Margarida
Gonçalves, Roberta Fagundes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jecu, Marta
Belchior, Margarida
Gonçalves, Roberta Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv MUSEOLOGIA
SOCIOMUSEOLOGIA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
ESCOLAS
ARTE CONTEMPORÂNEA
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL
MUSEOLOGY
SOCIOMUSEOLOGY
INCLUSIVE EDUCATION
LEARNING METHODOLOGIES
SCHOOLS
CONTEMPORARY ART
topic MUSEOLOGIA
SOCIOMUSEOLOGIA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM
ESCOLAS
ARTE CONTEMPORÂNEA
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL
MUSEOLOGY
SOCIOMUSEOLOGY
INCLUSIVE EDUCATION
LEARNING METHODOLOGIES
SCHOOLS
CONTEMPORARY ART
description Este artigo tem como objetivo problematizar o programa educativo que foi realizado por ocasião da exposição "Artistas, Património e o Museu", que decorreu entre 1-30 de fevereiro de 2022, no Museu de História Natural de Lisboa. A exposição coletiva de arte contemporânea e os eventos associados tiveram como objetivo refletir de uma maneira critica sobre os museus como ‘média de comunicação’ de informação. Este artigo problematiza o programa educativo, que combinou metodologias do campo da sociomuseologia e da educação com o objetivo de desenvolver soluções inclusivas e anti-hegemónicas para pensar e experimentar o 'display' e conteúdos museológicos – para um público não especializado e crianças. KEYWORDS: educação inclusiva; sociomuseologia; métodos ativos de aprendizagem; escolas; arte contemporânea; Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUNHAC).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-12T18:40:11Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13800
url http://hdl.handle.net/10437/13800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-3714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131573855977472