Efeito da ação educativa no controle da pressão arterial em hipertensos no Município de São José de Ribamar – MA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21418 |
Resumo: | As doenças crónicas não transmissíveis podem ser consideradas como problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A hipertensão arterial sistêmica é um fator de risco mais expressivo para a doença cardiovascular. O objetivo desta pesquisa foi propor a conscientização dos hipertensos para o controle da pressão arterial através da intervenção educativa para maior adesão ao tratamento e mudanças no estilo de vida para evitar possíveis complicações da hipertensão. Trata-se de um estudo descritivo-correlacional realizado em uma Unidade Básica de Saúde com usuários hipertensos cadastrados totalizando uma amostra de 43 participantes. Os dados foram buscados nos domicílios e na própria Unidade referida. O instrumento foi aplicação de um questionário em forma de entrevista, e a medição da pressão arterial, em dois momentos: avaliação basal e avaliação após um período de intervenção educacional. O estudo decorreu no período entre março e maio de 2017. Quanto aos resultados, observou-se após a intervenção: redução das pressões arteriais sistólica e diastólica; aumento na adesão ao tratamento; aumento na percentagem de doentes com hipertensão arterial controlada, particularmente naqueles em que o conhecimento sobre a doença melhorou. Estes resultados demonstram os benefícios e eficácia complementar da educação para a saúde nos doentes com hipertensão arterial, na medida em que a literacia em saúde permite que o paciente entenda, conheça e aceite a patologia crónica, e dessa forma, adira de uma forma mais consequente às iniciativas terapêuticas de controlo tensional. Investir na Atenção Básica Primária através de programas educacionais poderá assim contribuir para a redução das complicações das doenças crónicas e, consequentemente, diminuir gastos com internamentos hospitalares, favorecendo a qualidade de vida da população. |
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Efeito da ação educativa no controle da pressão arterial em hipertensos no Município de São José de Ribamar – MAHipertensão arterialEducaçãoPressão arterialCiências MédicasAs doenças crónicas não transmissíveis podem ser consideradas como problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A hipertensão arterial sistêmica é um fator de risco mais expressivo para a doença cardiovascular. O objetivo desta pesquisa foi propor a conscientização dos hipertensos para o controle da pressão arterial através da intervenção educativa para maior adesão ao tratamento e mudanças no estilo de vida para evitar possíveis complicações da hipertensão. Trata-se de um estudo descritivo-correlacional realizado em uma Unidade Básica de Saúde com usuários hipertensos cadastrados totalizando uma amostra de 43 participantes. Os dados foram buscados nos domicílios e na própria Unidade referida. O instrumento foi aplicação de um questionário em forma de entrevista, e a medição da pressão arterial, em dois momentos: avaliação basal e avaliação após um período de intervenção educacional. O estudo decorreu no período entre março e maio de 2017. Quanto aos resultados, observou-se após a intervenção: redução das pressões arteriais sistólica e diastólica; aumento na adesão ao tratamento; aumento na percentagem de doentes com hipertensão arterial controlada, particularmente naqueles em que o conhecimento sobre a doença melhorou. Estes resultados demonstram os benefícios e eficácia complementar da educação para a saúde nos doentes com hipertensão arterial, na medida em que a literacia em saúde permite que o paciente entenda, conheça e aceite a patologia crónica, e dessa forma, adira de uma forma mais consequente às iniciativas terapêuticas de controlo tensional. Investir na Atenção Básica Primária através de programas educacionais poderá assim contribuir para a redução das complicações das doenças crónicas e, consequentemente, diminuir gastos com internamentos hospitalares, favorecendo a qualidade de vida da população.Chronic noncommunicable diseases can be considered as a public health problem in Brazil and in the world. Systemic arterial hypertension is a more significant risk factor for cardiovascular disease. The objective of this research was to propose the awareness of hypertension patients to control blood pressure through the educational intervention for greater adherence to treatment and changes in lifestyle to avoid possible complications of hypertension. This is a descriptive-correlational study carried out in a Basic Health Unit with registered hypertensive users, totalizing a sample of 43 participants. The data were collected in the households and in the referred unit. The instrument was the application of a questionnaire in the form of an interview, and the measurement of blood pressure, in two moments: baseline assessment and evaluation after a period of educational intervention. The study took place between March and May 2017. Regarding the results, the following were observed: reduction of systolic and diastolic blood pressures; increased adherence to treatment; increase in the percentage of patients with controlled hypertension, particularly those in whom knowledge about the disease has improved. These results demonstrate the benefits and complementary efficacy of health education in patients with arterial hypertension, as greater health literacy allows the patient understands, knows and accepts the chronic pathology, and, in this way, adheres in a more therapeutic tension control initiatives. Investing in Basic Primary Care through educational programs can thus contribute to reduce the complications of chronic diseases and, consequently, reduce hospital admissions expenses, favoring the quality of life of the population.Pereira, TelmoRepositório ComumRebelo, Fabyelle Fróes2018-02-21T16:46:08Z20182018-02-05T00:00:00Z2018-02-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21418202515770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:01.930804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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