As atitudes dos alunos do 1º ciclo do ensino básico face à utilização do computador Magalhães : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14593 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
id |
RCAP_a033ef0710fafaef15a7bc8436daf3bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14593 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As atitudes dos alunos do 1º ciclo do ensino básico face à utilização do computador Magalhães : estudo de caso371.68Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)As TIC têm evoluído significativamente nas últimas décadas, introduzindo novas oportunidades na área da Educação. O computador veio, desta forma, transformar e revolucionar os sistemas educativos. Actualmente, emergem novas possibilidades que permitem potenciar a utilização dos computadores no 1.º Ciclo do Ensino Básico, por exemplo, a iniciativa E-Escolinha, que coloca à disposição dos alunos computadores portáteis, adequados à sua faixa etária, o que poderá proporcionar uma mudança de práticas de utilização das TIC na sala de aula. A presente investigação tem como objectivo conhecer as atitudes dos alunos do 1.º Ciclo perante a utilização das novas tecnologias em contextos de sala de aula, nomeadamente, do computador portátil Magalhães, distribuído no âmbito da iniciativa E- Escolinha. O Magalhães disponibiliza um conjunto de ferramentas que proporciona a aquisição de competências na área das TIC. Vem equipado com diversos programas e software e, destes, seleccionamos para a realização do estudo, a Diciopédia, o Microsoft Office Word, o Tux Paint, o Microsoft Office PowerPoint e o Photo Story. Este estudo de caso desenvolveu-se no ano lectivo de 2009/2010, numa escola do 1o Ciclo do Ensino Básico, em Braga, tendo participado dezanove alunos do 2o ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos com recurso à observação directa, incluindo registos fotográficos, ao diário de bordo, a entrevistas e aos trabalhos realizados pelos sujeitos. Perante os resultados obtidos, conclui-se que o computador Magalhães desperta nos alunos elevados níveis de motivação e persistência na execução das actividades. Constatou-se que o computador pode estimular a curiosidade e vontade de aprender dos alunos, tornando-os mais concentrados e interessados na realização das tarefas escolares. A utilização do computador Magalhães pode modificar a forma como os alunos aprendem, potenciando o seu papel como construtores do próprio conhecimento.The TIC have evolved significantly in the last few decades, introducing new chances in the area of the Education. The computer came, in such a way, to transform and to revolutionize the educative systems. Currently, new possibilities emerge that allow to harness the use of the computers in 1º Cycle of Basic Education, for example, the E- Escolinha initiative, that places to the disposal of the pupils portable computers, adjusted to its old band, what it will be able to provide a change of practical of use of the TIC in the classroom in 1º Cycle of Basic Education. The present inquiry has as objective to know the attitudes of the pupils of 1º Cycle before the use of the new technologies in contexts of classroom, nominated, of the portable computer Magalhães, distributed in the scope of the E-Escolinha initiative. The Magalhães disponibiliza a set of tools that the acquisition of abilities in the area of the TIC provides. It comes equipped with diverse programs and software and, of these, we selected for the accomplishment of the study, the Diciopédia, Microsoft Office Word, the Tux Paint, Microsoft Office PowerPoint and the Photo Story. This study of case it was developed in the school year of 2009/2010, in a school of 1º Cycle of Basic Education, in Braga, having participated nineteen pupils of 2º year of school. The data had been collected with resource to the direct observation, including registers photographic, to the target log book, the interviews and to the works carried through for the citizens. In accordance with the results, Magalhães computer concludes itself that awaken in the high pupils levels of motivation and persistence in the execution of the activities. The awaken computer in the pupils evidenced itself that curiosity and will to learn, becoming them more intent and interested pupils in the accomplishment of the pertaining to school tasks. The use of the Magalhães computer can modify the form as the pupils learn, harnessing its paper as constructors of the proper knowledge.Dias, PauloUniversidade do MinhoMerrelho, Anabela20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:39.539027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atitudes dos alunos do 1º ciclo do ensino básico face à utilização do computador Magalhães : estudo de caso |
title |
As atitudes dos alunos do 1º ciclo do ensino básico face à utilização do computador Magalhães : estudo de caso |
spellingShingle |
As atitudes dos alunos do 1º ciclo do ensino básico face à utilização do computador Magalhães : estudo de caso Merrelho, Anabela 371.68 |
title_short |
As atitudes dos alunos do 1º ciclo do ensino básico face à utilização do computador Magalhães : estudo de caso |
title_full |
As atitudes dos alunos do 1º ciclo do ensino básico face à utilização do computador Magalhães : estudo de caso |
title_fullStr |
As atitudes dos alunos do 1º ciclo do ensino básico face à utilização do computador Magalhães : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
As atitudes dos alunos do 1º ciclo do ensino básico face à utilização do computador Magalhães : estudo de caso |
title_sort |
As atitudes dos alunos do 1º ciclo do ensino básico face à utilização do computador Magalhães : estudo de caso |
author |
Merrelho, Anabela |
author_facet |
Merrelho, Anabela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Paulo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Merrelho, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371.68 |
topic |
371.68 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/14593 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/14593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132562191286272 |