A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curado, Maria Fernanda de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11475
Resumo: O tema proposto para a Dissertação do Mestrado decorre da necessidade do Município de Vila Nova de Gaia avaliar a perceção dos professores relativamente ao impacto das AECS na vida e desenvolvimento das escolas. Salienta-se a importância das AEC através da análise dos seus resultados ao longo destes anos, da observação e evolução ao longo da sua história. A metodologia adotada foi a qualitativa e quantitativa, na medida em que se reporta, por um lado, à análise documental e de dados obtidos em entrevistas e, por outro, a questionários que permitiram o estudo do clima escolar e da participação dos professores, da identidade socioprofissional dos professores das AEC e da relação entre os professores das AEC e a comunidade escolar e que foram, numa fase posterior, sujeitos ao tratamento estatístico e que permitiu discutir os resultados e fazer as devidas inferências. As conclusões apresentadas serão uma forma de contribuir para a compreensão mais efetiva desta temática, para nela poder intervir de forma mais sustentada, promovendo cada vez mais a evolução das AEC em Vila Nova de Gaia.
id RCAP_a0396aa99e2353b32c61efb296883891
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de GaiaMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃOGESTÃO DE RECURSOS HUMANOSATIVIDADES ESCOLARESSATISFAÇÃO PROFISSIONALPRODUTIVIDADE NO TRABALHOESTUDOS DE CASOVILA NOVA DE GAIAMANAGEMENTHUMAN RESOURCES MANAGEMENTSCHOOL ACTIVITIESPROFESSIONAL SATISFACTIONLABOUR PRODUCTIVITYCASE STUDIESVILA NOVA DE GAIAO tema proposto para a Dissertação do Mestrado decorre da necessidade do Município de Vila Nova de Gaia avaliar a perceção dos professores relativamente ao impacto das AECS na vida e desenvolvimento das escolas. Salienta-se a importância das AEC através da análise dos seus resultados ao longo destes anos, da observação e evolução ao longo da sua história. A metodologia adotada foi a qualitativa e quantitativa, na medida em que se reporta, por um lado, à análise documental e de dados obtidos em entrevistas e, por outro, a questionários que permitiram o estudo do clima escolar e da participação dos professores, da identidade socioprofissional dos professores das AEC e da relação entre os professores das AEC e a comunidade escolar e que foram, numa fase posterior, sujeitos ao tratamento estatístico e que permitiu discutir os resultados e fazer as devidas inferências. As conclusões apresentadas serão uma forma de contribuir para a compreensão mais efetiva desta temática, para nela poder intervir de forma mais sustentada, promovendo cada vez mais a evolução das AEC em Vila Nova de Gaia.The proposed theme for the Masters Dissertation arises from the need of the municipality of Vila Nova de Gaia to evaluate the perception of teachers regarding the impact of AECS in life and school development. The importance of AEC is highlighted through the analysis of their results over the years and also through the observation and evolution throughout its history. The methodology adopted was both qualitatively and quantitatively, in which it refers, on one hand, to document analysis and data gathered through interviews and, one other hand, to questionnaires. That allowed us to study the school environment, teachers’ engagement, the socio-professional identity from AEC’s teachers and the relationship between AEC’s teachers and the school community. That data went through a statistical process that allowed us to discuss the results and make appropriate inferences. The gold of the conclusions is to contribute to a more effective understanding of this issue, and therefore to intervene in a more sustained manner, increasingly promoting the evolution of AEC in Vila Nova de Gaia.2020-12-04T13:28:16Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11475TID:201001233porCurado, Maria Fernanda de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:17.765248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia
title A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia
spellingShingle A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia
Curado, Maria Fernanda de Sousa
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADES ESCOLARES
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
PRODUTIVIDADE NO TRABALHO
ESTUDOS DE CASO
VILA NOVA DE GAIA
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
SCHOOL ACTIVITIES
PROFESSIONAL SATISFACTION
LABOUR PRODUCTIVITY
CASE STUDIES
VILA NOVA DE GAIA
title_short A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia
title_full A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia
title_fullStr A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia
title_full_unstemmed A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia
title_sort A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia
author Curado, Maria Fernanda de Sousa
author_facet Curado, Maria Fernanda de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Curado, Maria Fernanda de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADES ESCOLARES
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
PRODUTIVIDADE NO TRABALHO
ESTUDOS DE CASO
VILA NOVA DE GAIA
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
SCHOOL ACTIVITIES
PROFESSIONAL SATISFACTION
LABOUR PRODUCTIVITY
CASE STUDIES
VILA NOVA DE GAIA
topic MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADES ESCOLARES
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
PRODUTIVIDADE NO TRABALHO
ESTUDOS DE CASO
VILA NOVA DE GAIA
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
SCHOOL ACTIVITIES
PROFESSIONAL SATISFACTION
LABOUR PRODUCTIVITY
CASE STUDIES
VILA NOVA DE GAIA
description O tema proposto para a Dissertação do Mestrado decorre da necessidade do Município de Vila Nova de Gaia avaliar a perceção dos professores relativamente ao impacto das AECS na vida e desenvolvimento das escolas. Salienta-se a importância das AEC através da análise dos seus resultados ao longo destes anos, da observação e evolução ao longo da sua história. A metodologia adotada foi a qualitativa e quantitativa, na medida em que se reporta, por um lado, à análise documental e de dados obtidos em entrevistas e, por outro, a questionários que permitiram o estudo do clima escolar e da participação dos professores, da identidade socioprofissional dos professores das AEC e da relação entre os professores das AEC e a comunidade escolar e que foram, numa fase posterior, sujeitos ao tratamento estatístico e que permitiu discutir os resultados e fazer as devidas inferências. As conclusões apresentadas serão uma forma de contribuir para a compreensão mais efetiva desta temática, para nela poder intervir de forma mais sustentada, promovendo cada vez mais a evolução das AEC em Vila Nova de Gaia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2020-12-04T13:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11475
TID:201001233
url http://hdl.handle.net/10437/11475
identifier_str_mv TID:201001233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131249933025280