As inteligências múltiplas aplicadas às aulas de línguas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18350 |
Resumo: | O presente projeto tem como objetivo refletir sobre as diferentes características e formas de apre(e)nder dos alunos no contexto das aulas de línguas, nomeadamente portuguesa e espanhola, e pretende promover a equidade no acesso à aprendizagem efetiva. De facto, a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner constitui uma ferramenta essencial na medida em que proporciona ao professor um meio de reflexão sobre os métodos e as atividades que melhor se adaptam às especificidades dos alunos. Com vista à adaptação do ensino-aprendizagem às ferramentas tecnológicas e partindo da estratégia da aula invertida, foi utilizado o tablet como instrumento de trabalho. |
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As inteligências múltiplas aplicadas às aulas de línguasTeoria das inteligências múltiplasAprendizagem móvelAula invertidaAfetividadeMotivaçãoAutonomiaMultiple intelligences theoryMobile learningFlipped classroomAffectivityMotivationAutonomyDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente projeto tem como objetivo refletir sobre as diferentes características e formas de apre(e)nder dos alunos no contexto das aulas de línguas, nomeadamente portuguesa e espanhola, e pretende promover a equidade no acesso à aprendizagem efetiva. De facto, a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner constitui uma ferramenta essencial na medida em que proporciona ao professor um meio de reflexão sobre os métodos e as atividades que melhor se adaptam às especificidades dos alunos. Com vista à adaptação do ensino-aprendizagem às ferramentas tecnológicas e partindo da estratégia da aula invertida, foi utilizado o tablet como instrumento de trabalho.This work aims to provide a reflection on the students’ different characteristics and ways of learning within the context of the language classroom, namely Spanish and Portuguese, and on promoting equity in accessing to an effective learning. In fact, the Theory of Multiple Intelligences proposed by Howard Gardner is a key tool in as much as it provides the teacher with a means for reflection on the methods and activities that best suit the students’ specificities. In order to adapt the teaching-learning to technological tools and based on the inverted class strategy, the tablet was used as a working tool.Casimiro, David LuisMadeira, AnaCoutinho, AntóniaRUNLancha, Mónica Isabel da Cruz Oliveira2019-03-08T01:30:13Z2016-03-082016-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18350TID:201076608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:57:21Zoai:run.unl.pt:10362/18350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:24:40.641204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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