A questão da ruína na obra arquitetónica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5387 |
Resumo: | Assunto: A presente dissertação constitui uma reflexão em torno da questão da ruína na obra arquitetónica. Uma questão que não deve isolar a ruína, mas colocar em evidência o ambiente em que esta se insere. Porque a contínua sedimentação histórico-geográfica que o tempo outorgou ao lugar vai encriptando vários depoimentos dos quais as ruínas são protagonistas, a palavra da história assume um particular relevo que deve ser tomado em conta quando se intervém sobre as preexistências. Objetivos: Procuramos entender aquilo que a ruína evoca, a memória plástica e identitária de um determinado lugar; Estudar a metodologia de intervenção de Souto Moura e Grassi em contexto de ruínas; Conceber de uma solução arquitetónica para um Centro de Arte sob a forma de resposta ao programa proposto pelo concurso internacional Arkxsite, para a bateria de Crismina, hoje, em avançado estado de degradação. Método: Usou-se uma metodologia que se apoia numa tríade sobre três momentos distintos desta investigação: memória, método e construção. No primeiro momento, procedeu-se a um estudo sobre aquilo que a ruína evoca. Uma memória plástica e identitária do lugar em que está inserida, bem como duas teorias, de certa forma opostas, da teoria do restauro: a anti-intervencionista defendida por Ruskin e a teoria intervencionista defendida por Viollet-le-Duc. Assim, analisaram-se duas metodologias de intervenção em ruínas, uma de Souto de Moura e outra de Grassi. Por fim, propomos um caso de estudo, no qual se formulou uma proposta para reconverter a bateria de Crismina, localizada na Ponta Alta do Guincho, em Cascais, em Centro de Arte. |
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A questão da ruína na obra arquitetónicaReconversão da bateria de Crismina em Centro de ArteBateria de CrisminaCentro de ArteMemóriaMétodoPatrimónioRuínaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::ArquiteturaAssunto: A presente dissertação constitui uma reflexão em torno da questão da ruína na obra arquitetónica. Uma questão que não deve isolar a ruína, mas colocar em evidência o ambiente em que esta se insere. Porque a contínua sedimentação histórico-geográfica que o tempo outorgou ao lugar vai encriptando vários depoimentos dos quais as ruínas são protagonistas, a palavra da história assume um particular relevo que deve ser tomado em conta quando se intervém sobre as preexistências. Objetivos: Procuramos entender aquilo que a ruína evoca, a memória plástica e identitária de um determinado lugar; Estudar a metodologia de intervenção de Souto Moura e Grassi em contexto de ruínas; Conceber de uma solução arquitetónica para um Centro de Arte sob a forma de resposta ao programa proposto pelo concurso internacional Arkxsite, para a bateria de Crismina, hoje, em avançado estado de degradação. Método: Usou-se uma metodologia que se apoia numa tríade sobre três momentos distintos desta investigação: memória, método e construção. No primeiro momento, procedeu-se a um estudo sobre aquilo que a ruína evoca. Uma memória plástica e identitária do lugar em que está inserida, bem como duas teorias, de certa forma opostas, da teoria do restauro: a anti-intervencionista defendida por Ruskin e a teoria intervencionista defendida por Viollet-le-Duc. Assim, analisaram-se duas metodologias de intervenção em ruínas, uma de Souto de Moura e outra de Grassi. Por fim, propomos um caso de estudo, no qual se formulou uma proposta para reconverter a bateria de Crismina, localizada na Ponta Alta do Guincho, em Cascais, em Centro de Arte.Subject: This dissertation constitutes a reflection about the ruin’s case in the architectural work. A question that should not isolate the ruin itself, but bring to light the environment in which it is inserted. The continuous historical and geographic sedimentation that the time has granted to the place is encrypting several testimonies of which the ruins are protagonists; therefore the word of history assumes a particular importance which should be taken into account when attempting to intervene in the pre-existence. Objectives: We seek to understand what the ruin evokes, the plastic memory and the identity of a particular place; Study the Souto Moura and Grassi intervention methodology of the ruin´s context; Design of an architectural solution of an Arts Centre in the form of response to a program proposed by Arkxsite international competition, for the Crismina battery, now in an advanced state of degradation. Method: It´s used a methodology that is based on a triad of three distinct moments of this research: memory, method and construction. At first, we proceeded to a study on what the ruin evokes. A plastic memory and identity of the place in which it is inserted, as well as two theories, in an opposite way, of the restoration theory: the anti-interventionist defended by Ruskin and the interventionist theory advocated by Viollet-le-Duc. Thus, we analysed two intervention methodologies in ruins, one of Souto de Moura in the Monastery of Santa Maria do Bouro and another of Grassi in Sagunto Theather. Finally, we propose a case study where, we formulate a proposal to convert the Crismina battery into an Art Center.Marum, Jorge Humberto CanastrauBibliorumCosta, Martim Manuel Correia Guimarães Martins da2018-07-23T15:40:08Z2015-10-282015-10-22015-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5387TID:201644967porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:17Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:18.908155Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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