Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200014 |
Resumo: | Matemáticos e físicos foram encontrando ao longo dos tempos analogias entre matemática e música. Paralelamente, músicos têm-se suportado na matemática para descrever a sua arte. Este artigo consiste numa sistematização das ligações entre conteúdos matemáticos e musicais. Os conteúdos musicais foram divididos nas seguintes temáticas: 1) Teoria e análise musicais, 2) Acústica e 3) Composição musical. Subsequentemente, em cada uma destas temáticas, as associações à matemática foram sistematizadas tendo em conta a organização dos Programas de Matemática e respetivas Metas Curriculares do Ensino Básico (3º ciclo) e dos Programas de Matemática A e B do 11º e 12º anos do Ensino Secundário português. Concluímos que os elementos e conceitos musicais que se associam à matemática distribuem-se pelas áreas da Aritmética, Álgebra, Trigonometria e, em especial, Geometria. |
id |
RCAP_a05c2fc4508a1a59704fcc46e41df8a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872015000200014 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicaisRelação matemática e músicaConteúdos da matemáticaConteúdos da músicaProgramas de matemáticaMatemáticos e físicos foram encontrando ao longo dos tempos analogias entre matemática e música. Paralelamente, músicos têm-se suportado na matemática para descrever a sua arte. Este artigo consiste numa sistematização das ligações entre conteúdos matemáticos e musicais. Os conteúdos musicais foram divididos nas seguintes temáticas: 1) Teoria e análise musicais, 2) Acústica e 3) Composição musical. Subsequentemente, em cada uma destas temáticas, as associações à matemática foram sistematizadas tendo em conta a organização dos Programas de Matemática e respetivas Metas Curriculares do Ensino Básico (3º ciclo) e dos Programas de Matemática A e B do 11º e 12º anos do Ensino Secundário português. Concluímos que os elementos e conceitos musicais que se associam à matemática distribuem-se pelas áreas da Aritmética, Álgebra, Trigonometria e, em especial, Geometria.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200014Revista Portuguesa de Educação v.28 n.2 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200014Santos-Luiz,Carlos dosMónico,LiseteCampelos,SandraSilva,Carlos Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:57Zoai:scielo:S0871-91872015000200014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:23.347976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais |
title |
Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais |
spellingShingle |
Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais Santos-Luiz,Carlos dos Relação matemática e música Conteúdos da matemática Conteúdos da música Programas de matemática |
title_short |
Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais |
title_full |
Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais |
title_fullStr |
Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais |
title_full_unstemmed |
Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais |
title_sort |
Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais |
author |
Santos-Luiz,Carlos dos |
author_facet |
Santos-Luiz,Carlos dos Mónico,Lisete Campelos,Sandra Silva,Carlos Fernandes da |
author_role |
author |
author2 |
Mónico,Lisete Campelos,Sandra Silva,Carlos Fernandes da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos-Luiz,Carlos dos Mónico,Lisete Campelos,Sandra Silva,Carlos Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação matemática e música Conteúdos da matemática Conteúdos da música Programas de matemática |
topic |
Relação matemática e música Conteúdos da matemática Conteúdos da música Programas de matemática |
description |
Matemáticos e físicos foram encontrando ao longo dos tempos analogias entre matemática e música. Paralelamente, músicos têm-se suportado na matemática para descrever a sua arte. Este artigo consiste numa sistematização das ligações entre conteúdos matemáticos e musicais. Os conteúdos musicais foram divididos nas seguintes temáticas: 1) Teoria e análise musicais, 2) Acústica e 3) Composição musical. Subsequentemente, em cada uma destas temáticas, as associações à matemática foram sistematizadas tendo em conta a organização dos Programas de Matemática e respetivas Metas Curriculares do Ensino Básico (3º ciclo) e dos Programas de Matemática A e B do 11º e 12º anos do Ensino Secundário português. Concluímos que os elementos e conceitos musicais que se associam à matemática distribuem-se pelas áreas da Aritmética, Álgebra, Trigonometria e, em especial, Geometria. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200014 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872015000200014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.28 n.2 2015 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137275156627456 |