Literacia em Saúde Materna: Uma estratégia para a promoção de uma gravidez saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria de Fátima do Rosário
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=6cIjDnQM
Resumo: Enquadramento: A gravidez constitui uma etapa no ciclo vital da mulher na qual é essencial que adquira conhecimentos, autoconfiança e compreensão necessários para tomar decisões responsáveis que influenciem a sua saúde enquanto grávida e a do recém-nascido. A literacia em saúde materna constitui uma estratégia para promover uma gravidez saudável ao fortalecer a participação e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades da mulher relativos à gravidez e à maternidade. Objetivos: Identificar os conhecimentos da mulher grávida sobre a promoção da saúde pré-natal; Conhecer as estratégias da mulher grávida para tomar decisões promotoras de uma gravidez saudável. Métodos: Investigação de natureza qualitativa do tipo descritivo. Amostra constituída por doze mulheres grávidas, selecionada por conveniência. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semi-estruturada, entre maio e julho de 2018. Na análise dos dados seguiu-se as orientações metodológicas de Bogdan e Biklen (1994). Resultados: Emergiram sete categorias: Aderindo a hábitos de vida adequados à gravidez; Procurando cuidados de saúde sexual e reprodutiva; Atribuindo importância a cuidados de vigilância pré-natal; Vivenciando sintomas fisiológicos comuns da gravidez; Vivenciando sinais de alerta; Perspetivando o parto; Desenvolvendo o papel parental. Identificaram-se os conhecimentos que as mulheres grávidas possuem relativos a alimentação, atividade física, segurança rodoviária e uso de substancias psicoativas. As participantes atribuíram importância aos cuidados pré-concecionais, selecionam o local de vigilância pré-natal, procuram sessões de PPPP para melhorar os seus conhecimentos sobre maternidade e demonstram possuir estratégias para aceder a cuidados de saúde perante sinais de alerta. Conclusões: As participantes demonstraram conhecimentos que lhes permitiram melhorar a capacidade para cuidar de si próprias enquanto grávidas e do recém-nascido e estratégias para utilizar as informações que lhes foram dadas por profissionais de saúde durante a assistência pré-natal para tomar decisões no seu dia-a-dia promotoras de uma gravidez saudável. A assistência em saúde pré-natal surge como promotora da literacia em saúde materna. A gravidez constitui uma oportunidade para os enfermeiros EEESMO ensinarem e aconselharem a mulher grávida a adotar um estilo de vida saudável, o que irá influenciar a sua saúde e a do seu contexto familiar, ao aumentar a sua literacia em saúde materna.
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