Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria de Fátima Castanheira, 1978-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2550
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_a06fcb2cbcbf212a95d14c27952919dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagemRepresentações sociaisBibliotecas - MoçambiqueEducação não formalTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010A presente dissertação enquadra-se na realidade educativa moçambicana e apresenta como objectivo principal, perceber quais as representações das crianças relativamente às bibliotecas de rua como espaços de aprendizagem, tendo em conta a precariedade dos recursos educativos das escolas e as carências ao nível económico e social do local onde habitam. O projecto que sustenta o actual estudo, assumiu uma função educativa, cultural e social permitindo o contacto com os livros, fomentando o gosto pela leitura, veículo privilegiado para o desenvolvimento e humanização da sociedade. A continuidade educativa foi preocupação central, exigindo uma efectiva parceria com a escola das crianças participantes neste estudo, permitindo perceber a influência do trabalho realizado (educação não formal da biblioteca de rua) no seu desenvolvimento global. É um estudo de natureza qualitativa, paradigma interpretativista que orienta no mesmo percurso a acção e investigação. A acção de modo a produzir mudanças num determinado contexto com determinados actores e a investigação no sentido de ampliar a compreensão das mudanças que vão ocorrendo. A recolha de dados foi feita directamente no local de implementação do projecto, recorrendo fundamentalmente ao uso de três técnicas: observação participante, diários de bordo e entrevistas curtas, semiestruturadas. Os participantes seleccionados pertencem a uma turma da 4ª classe da escola Polana Caniço A, pertencente ao distrito Urbano nº 3, ao qual pertence também a Escola Portuguesa de Moçambique-Centro de Ensino e Língua Portuguesa. Os resultados da investigação permitem-me concluir que, crianças de contextos desfavorecidos a nível económico, social e educacional, dificilmente têm acesso a instrumentos de aprendizagem que lhes permitam evoluir no seu crescimento e desenvolvimento e que, por outro lado, actividades desenvolvidas ao nível da educação não formal (como é o caso das bibliotecas), poderão exercer uma profunda influência ao nível das suas aprendizagens formais e, consequentemente, ao nível do seu desenvolvimento global.The work here presented is based on the Mozambican educational reality and its main aim is to understand what the children’s thoughts are about the sidewalk libraries, as learning spaces, knowing the school’s lack of educational resources, social and economical problems as to the location of the school. The project that supports this study has an educational, cultural and social purpose by allowing the contact with books, developing children’s motivation to read, which is one of the main instrument to increase and civilize society. The pedagogical continuity was the main concern, demanding an effective partnership with the school allowing to determining the degree of influence that this work (non-formal education given by the sidewalk library) had in the children’s global development. It developed an interpretative study supported by its qualitative nature which will guide all the actions taken and the investigation made. The actions taken were made in a way to produce changes in certain specific context with precise actors and the investigation was made in order to increase the understanding of the changes that occurred. All the information was gathered directly from the place where the project was implemented, using three techniques: participating observation, investigator’s diaries, and semi-structured interviews. The selected participants belong to the fourth grade class at Escola Polana Caniço A, which is located in the Urban District number three, where the Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa also has its facilities. The results of the investigation allows to conclude that children from low economical, social and educational contexts have extreme difficulty in accessing learning instruments which might help them in their growth and development. On the other hand, activities developed at a non-formal learning (such as the case of libraries) and as a result, in their global development.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Maria de Fátima Castanheira, 1978-2011-02-21T16:35:19Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:54.969298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagem
title Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagem
spellingShingle Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagem
Martins, Maria de Fátima Castanheira, 1978-
Representações sociais
Bibliotecas - Moçambique
Educação não formal
Teses de mestrado - 2010
title_short Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagem
title_full Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagem
title_fullStr Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagem
title_full_unstemmed Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagem
title_sort Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagem
author Martins, Maria de Fátima Castanheira, 1978-
author_facet Martins, Maria de Fátima Castanheira, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galvão, Cecília, 1955-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria de Fátima Castanheira, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Bibliotecas - Moçambique
Educação não formal
Teses de mestrado - 2010
topic Representações sociais
Bibliotecas - Moçambique
Educação não formal
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-21T16:35:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2550
url http://hdl.handle.net/10451/2550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173011640320