Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Tatiana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges, Maria Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48111
Resumo: Objetivo. Investiga-se o conhecimento do instrumento emanado pela ACRL, a Framework for Information Literacy for Higher Education, detido pelos bibliotecários portugueses que exercem funções em Instituições do Ensino Superior (IES) e até que ponto este está a ser colocado em prática, demonstrando as capacidades pedagógicas destes perante um novo programa para a competência em informação. Método. A metodologia adotada foi um inquérito por questionário, lançado ao universo das bibliotecas do ensino superior em Portugal e a análise dos resultados das respostas ao mesmo. O estudo, de base quantitativa, está sustentado numa revisão de literatura sobre o surgimento da Framework e a sua aplicação internacional. Resultados. Foram obtidas 25 respostas, de um universo de 177 bibliotecas de instituições do Ensino Superior em Portugal. Os resultados revelam um conhecimento suficiente do instrumento, mas uma aplicação incipiente, demonstrando uma adesão ainda inicial a esta ferramenta pedagógica. Conclusões. Constata-se que os bibliotecários do ensino superior têm preocupações no ensino de competências em informação. Porém não adoptam imediata e plenamente as recomendações internacionais, vertidas em novas ferramentas orientadoras. Ainda assim, os bibliotecários são permeáveis às propostas da ACRL Framework, o que fica demonstrado com as respostas positivas relativas à sua aplicação.
id RCAP_a08a629a9377e0b845d05853f7c66f68
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/48111
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em PortugalLiteracia da informaçãoCompetência em informaçãoEnsino SuperiorEnsino-aprendizagemACRL FrameworkBibliotecáriosObjetivo. Investiga-se o conhecimento do instrumento emanado pela ACRL, a Framework for Information Literacy for Higher Education, detido pelos bibliotecários portugueses que exercem funções em Instituições do Ensino Superior (IES) e até que ponto este está a ser colocado em prática, demonstrando as capacidades pedagógicas destes perante um novo programa para a competência em informação. Método. A metodologia adotada foi um inquérito por questionário, lançado ao universo das bibliotecas do ensino superior em Portugal e a análise dos resultados das respostas ao mesmo. O estudo, de base quantitativa, está sustentado numa revisão de literatura sobre o surgimento da Framework e a sua aplicação internacional. Resultados. Foram obtidas 25 respostas, de um universo de 177 bibliotecas de instituições do Ensino Superior em Portugal. Os resultados revelam um conhecimento suficiente do instrumento, mas uma aplicação incipiente, demonstrando uma adesão ainda inicial a esta ferramenta pedagógica. Conclusões. Constata-se que os bibliotecários do ensino superior têm preocupações no ensino de competências em informação. Porém não adoptam imediata e plenamente as recomendações internacionais, vertidas em novas ferramentas orientadoras. Ainda assim, os bibliotecários são permeáveis às propostas da ACRL Framework, o que fica demonstrado com as respostas positivas relativas à sua aplicação.It is investigated the knowledge of the instrument offered by the ACRL, the Framework for Information Literacy for Higher Education, held by Portuguese librarians working in Higher Education Institutions (IES) and to what extent it is being put into practice, demonstrating the capacities to a new curriculum for information competence. Method. The methodology adopted was a questionnaire survey, launched in the universe of higher education libraries in Portugal and the analysis of the results of the answers to the same. The quantitative study is based on a review of the literature on the emergence of the Framework and its international application. Results. A total of 25 responses were obtained from a universe of 177 libraries of higher education institutions in Portugal. The results reveal a sufficient knowledge of the instrument, but an application still incipient, showing an initial adhesion to this pedagogical tool. Conclusions. It should be noted that higher education librarians have concerns about the teaching of information skills, but they do not immediately adopt the new international recommendations. Nevertheless, librarians are still permeable to the ACRL Framework proposals, which is demonstrated by the positive responses regarding its application.objetivo. Se investiga el conocimiento del instrumento emanado por ACRL, el Marco de Alfabetización Informacional para la Educación Superior, en poder de los bibliotecarios portugueses que trabajan en Instituciones de Educación Superior (IES) y el grado en que se está poniendo en práctica, demostrando las habilidades pedagógicas antes de un nuevo programa de competencia en información. Método. La metodología adoptada fue una encuesta por cuestionario, lanzada al universo de las bibliotecas de educación superior en Portugal y el análisis de los resultados de las respuestas a la misma. El estudio, sobre una base cuantitativa, se basa en una revisión de la literatura sobre la aparición del Marco y su aplicación internacional. Resultados. Se obtuvieron 25 respuestas de un universo de 177 bibliotecas de instituciones de educación superior en Portugal. Los resultados revelan un conocimiento suficiente del instrumento, pero una aplicación incipiente, demostrando una adhesión aún temprana a esta herramienta pedagógica. Conclusiones. Parece que a los bibliotecarios de educación superior les preocupa la enseñanza de habilidades de información. Sin embargo, no adoptan de manera inmediata y completa las recomendaciones internacionales, que se reflejan en nuevas herramientas de orientación. Aun así, los bibliotecarios son permeables a las propuestas del Marco ACRL, lo que se demuestra por las respuestas positivas en cuanto a su aplicación.Repositório da Universidade de LisboaSanches, TatianaBorges, Maria Manuel2021-05-24T14:30:51Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48111porSanches, T., & Borges, M. M. . (2021). Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 14(2), 463–486. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.348951983-5213DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.34895info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:51:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:58.779393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal
title Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal
spellingShingle Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal
Sanches, Tatiana
Literacia da informação
Competência em informação
Ensino Superior
Ensino-aprendizagem
ACRL Framework
Bibliotecários
title_short Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal
title_full Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal
title_fullStr Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal
title_full_unstemmed Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal
title_sort Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal
author Sanches, Tatiana
author_facet Sanches, Tatiana
Borges, Maria Manuel
author_role author
author2 Borges, Maria Manuel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Tatiana
Borges, Maria Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia da informação
Competência em informação
Ensino Superior
Ensino-aprendizagem
ACRL Framework
Bibliotecários
topic Literacia da informação
Competência em informação
Ensino Superior
Ensino-aprendizagem
ACRL Framework
Bibliotecários
description Objetivo. Investiga-se o conhecimento do instrumento emanado pela ACRL, a Framework for Information Literacy for Higher Education, detido pelos bibliotecários portugueses que exercem funções em Instituições do Ensino Superior (IES) e até que ponto este está a ser colocado em prática, demonstrando as capacidades pedagógicas destes perante um novo programa para a competência em informação. Método. A metodologia adotada foi um inquérito por questionário, lançado ao universo das bibliotecas do ensino superior em Portugal e a análise dos resultados das respostas ao mesmo. O estudo, de base quantitativa, está sustentado numa revisão de literatura sobre o surgimento da Framework e a sua aplicação internacional. Resultados. Foram obtidas 25 respostas, de um universo de 177 bibliotecas de instituições do Ensino Superior em Portugal. Os resultados revelam um conhecimento suficiente do instrumento, mas uma aplicação incipiente, demonstrando uma adesão ainda inicial a esta ferramenta pedagógica. Conclusões. Constata-se que os bibliotecários do ensino superior têm preocupações no ensino de competências em informação. Porém não adoptam imediata e plenamente as recomendações internacionais, vertidas em novas ferramentas orientadoras. Ainda assim, os bibliotecários são permeáveis às propostas da ACRL Framework, o que fica demonstrado com as respostas positivas relativas à sua aplicação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-24T14:30:51Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/48111
url http://hdl.handle.net/10451/48111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sanches, T., & Borges, M. M. . (2021). Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, 14(2), 463–486. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.34895
1983-5213
DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.34895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134545818157056