Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marcos André Gouveia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102144
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_a08f352ab1cc2a8edb0e59c5f2fa2060
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/102144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade Visual dinâmica para o Município de TaroucaDynamic Visual Identity for Tarouca MunicipalityIdentidade visualMarcaDesign gráficoCity BrandingMotion graphicsVisual identityBrandGraphic designCity brandingMotion graphicsDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaAs cidades e respectivos municípios vivem num ambiente bastante competitivo entre si. Torna-se assim importante usar estratégias como as de city branding para as diferenciar, pois estas consideram os valores culturais, políticos e económicos das mesmas dentro da estratégia de promoção. Neste sentido o design tem um papel importante quando aliado a estas estratégias pois, ao unir os dois termos, o city branding e o design, é possível ilustrar como é que uma marca pode identificar e afirmar a identidade de uma cidade.Cada vez existem mais marcas a utilizar motion graphics na sua comunicação, com o intuito de oferecer uma experiência diferente ao seu público. Estes têm a capacidade de transmitir uma vasta possibilidade de informações, proporcionando uma experiência inteiramente nova ao público no mundo digital. Desta forma, poder juntar os motion graphics ao branding, gera uma interação diferente em relação aos gráficos estáticos comuns, despertando um maior interesse pelo público que contacta com os mesmos.Esta dissertação foca-se no desenvolvimento de uma identidade visual dinâmica, consistente e contemporânea para o Município de Tarouca, capaz de representar o Município, afirmar o seu valor, contribuir para a sua promoção e distinção em relação às demais e atrair novos visitantes e habitantes. Pretende-se que seja facilmente reconhecida e adequada ao desenvolvimento constante, de fácil aplicação a todo o tipo de materiais promocionais, quer no espaço físico quer no mundo digital através de animações resultantes da exploração dos motion graphics.Todo este estudo visa contribuir assim para a promoção do Município de Tarouca para que seja aumentada a sua visibilidade quer para os habitantes residentes, futuros e turistas.Being that cities exist in a very competitive environment, it is important that strategies such as city branding are put into practice as a tool to differentiate them, considering their cultural, political and economic values used as resources within the promotion strategy. In this sense, design plays as important role when allied to these strategies because, by uniting the two terms, it is possible to illustrate how a brand can identify and affirm the identity of a city. More and more brands are using motion graphics in their communication, in order to offer a different experience to their audience. They have the ability to convey a wide range of information, providing an entirely new experience to the audience in the digital world. In this way, being able to combine motion graphics with branding, generates a different interaction in relation to the common static graphics, awakening a greater interest for the audience that contacts them.This dissertation focuses on the development of a dynamic, consistent and contemporary visual identity for the municipality of Tarouca, able to represent the municipality affirming its value, contributing to the promotion and distinction regarding the others, attracting new visitors and inhabitants. It is intended to be easily recognized and suitable for constant development, easy to adapt to all types of promotional material, either in physical space or in the digital world through animations.All this study aims to contribute to the promotion of the Municipality of Tarouca in order to increase its visibility to residents, future inhabitants and tourists.2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102144http://hdl.handle.net/10316/102144TID:203062469porPinto, Marcos André Gouveiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-27T20:41:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:12.094298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca
Dynamic Visual Identity for Tarouca Municipality
title Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca
spellingShingle Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca
Pinto, Marcos André Gouveia
Identidade visual
Marca
Design gráfico
City Branding
Motion graphics
Visual identity
Brand
Graphic design
City branding
Motion graphics
title_short Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca
title_full Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca
title_fullStr Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca
title_full_unstemmed Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca
title_sort Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca
author Pinto, Marcos André Gouveia
author_facet Pinto, Marcos André Gouveia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Marcos André Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade visual
Marca
Design gráfico
City Branding
Motion graphics
Visual identity
Brand
Graphic design
City branding
Motion graphics
topic Identidade visual
Marca
Design gráfico
City Branding
Motion graphics
Visual identity
Brand
Graphic design
City branding
Motion graphics
description Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/102144
http://hdl.handle.net/10316/102144
TID:203062469
url http://hdl.handle.net/10316/102144
identifier_str_mv TID:203062469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553368290164736