Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/102144 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_a08f352ab1cc2a8edb0e59c5f2fa2060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/102144 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identidade Visual dinâmica para o Município de TaroucaDynamic Visual Identity for Tarouca MunicipalityIdentidade visualMarcaDesign gráficoCity BrandingMotion graphicsVisual identityBrandGraphic designCity brandingMotion graphicsDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaAs cidades e respectivos municípios vivem num ambiente bastante competitivo entre si. Torna-se assim importante usar estratégias como as de city branding para as diferenciar, pois estas consideram os valores culturais, políticos e económicos das mesmas dentro da estratégia de promoção. Neste sentido o design tem um papel importante quando aliado a estas estratégias pois, ao unir os dois termos, o city branding e o design, é possível ilustrar como é que uma marca pode identificar e afirmar a identidade de uma cidade.Cada vez existem mais marcas a utilizar motion graphics na sua comunicação, com o intuito de oferecer uma experiência diferente ao seu público. Estes têm a capacidade de transmitir uma vasta possibilidade de informações, proporcionando uma experiência inteiramente nova ao público no mundo digital. Desta forma, poder juntar os motion graphics ao branding, gera uma interação diferente em relação aos gráficos estáticos comuns, despertando um maior interesse pelo público que contacta com os mesmos.Esta dissertação foca-se no desenvolvimento de uma identidade visual dinâmica, consistente e contemporânea para o Município de Tarouca, capaz de representar o Município, afirmar o seu valor, contribuir para a sua promoção e distinção em relação às demais e atrair novos visitantes e habitantes. Pretende-se que seja facilmente reconhecida e adequada ao desenvolvimento constante, de fácil aplicação a todo o tipo de materiais promocionais, quer no espaço físico quer no mundo digital através de animações resultantes da exploração dos motion graphics.Todo este estudo visa contribuir assim para a promoção do Município de Tarouca para que seja aumentada a sua visibilidade quer para os habitantes residentes, futuros e turistas.Being that cities exist in a very competitive environment, it is important that strategies such as city branding are put into practice as a tool to differentiate them, considering their cultural, political and economic values used as resources within the promotion strategy. In this sense, design plays as important role when allied to these strategies because, by uniting the two terms, it is possible to illustrate how a brand can identify and affirm the identity of a city. More and more brands are using motion graphics in their communication, in order to offer a different experience to their audience. They have the ability to convey a wide range of information, providing an entirely new experience to the audience in the digital world. In this way, being able to combine motion graphics with branding, generates a different interaction in relation to the common static graphics, awakening a greater interest for the audience that contacts them.This dissertation focuses on the development of a dynamic, consistent and contemporary visual identity for the municipality of Tarouca, able to represent the municipality affirming its value, contributing to the promotion and distinction regarding the others, attracting new visitors and inhabitants. It is intended to be easily recognized and suitable for constant development, easy to adapt to all types of promotional material, either in physical space or in the digital world through animations.All this study aims to contribute to the promotion of the Municipality of Tarouca in order to increase its visibility to residents, future inhabitants and tourists.2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102144http://hdl.handle.net/10316/102144TID:203062469porPinto, Marcos André Gouveiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-27T20:41:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:12.094298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca Dynamic Visual Identity for Tarouca Municipality |
title |
Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca |
spellingShingle |
Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca Pinto, Marcos André Gouveia Identidade visual Marca Design gráfico City Branding Motion graphics Visual identity Brand Graphic design City branding Motion graphics |
title_short |
Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca |
title_full |
Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca |
title_fullStr |
Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca |
title_full_unstemmed |
Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca |
title_sort |
Identidade Visual dinâmica para o Município de Tarouca |
author |
Pinto, Marcos André Gouveia |
author_facet |
Pinto, Marcos André Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Marcos André Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade visual Marca Design gráfico City Branding Motion graphics Visual identity Brand Graphic design City branding Motion graphics |
topic |
Identidade visual Marca Design gráfico City Branding Motion graphics Visual identity Brand Graphic design City branding Motion graphics |
description |
Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/102144 http://hdl.handle.net/10316/102144 TID:203062469 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/102144 |
identifier_str_mv |
TID:203062469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553368290164736 |