Supervisão pedagógica no contexto educativo nacional: perspetivas, sintomas e práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13772 |
Resumo: | Este trabalho de investigação parte da convicção, de carater psicossocial de que o indivíduo e o meio surgem conectados numa relação dialética que os torna interdependentes. Assume um carater exploratório, analisando uma amostra não probabilística, de docentes a lecionar nas diferentes regiões educativas do país e em distintos momentos do seu trajeto profissional. Recorreu metodologicamente a um paradigma quantitativo-interpretativo e à aplicação de um inquérito fechado. Procura conhecer melhor a forma como os docentes entendem e como identificam estar presente, nos processos de supervisão pedagógica (SvP) vivenciados, um conjunto de construtos teórico-práticos que suportam a prática hodierna da SvP, apresentados sob a forma de afirmações. Procura saber qual o contributo atribuído pelos docentes às práticas de SvP vivenciadas, sobre quatro aspetos fundamentais do seu profissionalismo docente: a modificação das suas práticas pedagógicas; o aumento do sucesso dos seus alunos; o seu desenvolvimento profissional; o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal. O estudo foca-se em quatro dimensões de análise: i) geral indiferenciada; ii) o tipo de vínculo laboral com as instituições; iii) o tempo de serviço; iv) as regiões educativas nas quais lecionam. As principais conclusões mostram que as opiniões dos docentes variam em função das suas caraterísticas sociodemográficas. Têm uma boa consciência dos principais construtos teórico-práticos subjacentes à prática da SvP e do seu contributo para a melhoria do ato educativo, mas consideram a sua presença, nos processos de SvP vivenciados, muito fraca, em simultâneo que consideram o contributo para os quatro aspetos supracitados muito mitigados. Assinala-se um foco muito forte na prática da autossupervisão e na abertura da sala de aula à observação. Existe uma fraca associação entre a prática da autossupervisão e a presença de processos que promovam e impliquem a problematização e a reflexão crítica. A abertura da sala de aula à observação está pouco associada a processos de SvP colaborativos e de promoção de uma abertura a mudanças. O menor contributo das práticas de SvP é considerado ser para o aumento do sucesso dos seus alunos e para a modificação das suas práticas pedagógicas. A SvP surge inserida numa prática que visa sobre tudo a avaliação docente e o desenvolvimento organizacional, onde a maioria dos docentes associa o desenvolvimento profissional, mais às progressões na carreira e transições burocráticas de escalões, que à melhoria das suas práticas pedagógicas e ao aumento do sucesso dos seus alunos. |
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Supervisão pedagógica no contexto educativo nacional: perspetivas, sintomas e práticasPedagogical supervision in the national educational context: perspectives, symptoms and practicesSupervisão pedagógicaPráticas educativasSintomasPerceçõesSociodemografiaPedagogical supervisionPracticesSymptomsPerceptionsSociodemographicODS::04:Educação de QualidadeEste trabalho de investigação parte da convicção, de carater psicossocial de que o indivíduo e o meio surgem conectados numa relação dialética que os torna interdependentes. Assume um carater exploratório, analisando uma amostra não probabilística, de docentes a lecionar nas diferentes regiões educativas do país e em distintos momentos do seu trajeto profissional. Recorreu metodologicamente a um paradigma quantitativo-interpretativo e à aplicação de um inquérito fechado. Procura conhecer melhor a forma como os docentes entendem e como identificam estar presente, nos processos de supervisão pedagógica (SvP) vivenciados, um conjunto de construtos teórico-práticos que suportam a prática hodierna da SvP, apresentados sob a forma de afirmações. Procura saber qual o contributo atribuído pelos docentes às práticas de SvP vivenciadas, sobre quatro aspetos fundamentais do seu profissionalismo docente: a modificação das suas práticas pedagógicas; o aumento do sucesso dos seus alunos; o seu desenvolvimento profissional; o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal. O estudo foca-se em quatro dimensões de análise: i) geral indiferenciada; ii) o tipo de vínculo laboral com as instituições; iii) o tempo de serviço; iv) as regiões educativas nas quais lecionam. As principais conclusões mostram que as opiniões dos docentes variam em função das suas caraterísticas sociodemográficas. Têm uma boa consciência dos principais construtos teórico-práticos subjacentes à prática da SvP e do seu contributo para a melhoria do ato educativo, mas consideram a sua presença, nos processos de SvP vivenciados, muito fraca, em simultâneo que consideram o contributo para os quatro aspetos supracitados muito mitigados. Assinala-se um foco muito forte na prática da autossupervisão e na abertura da sala de aula à observação. Existe uma fraca associação entre a prática da autossupervisão e a presença de processos que promovam e impliquem a problematização e a reflexão crítica. A abertura da sala de aula à observação está pouco associada a processos de SvP colaborativos e de promoção de uma abertura a mudanças. O menor contributo das práticas de SvP é considerado ser para o aumento do sucesso dos seus alunos e para a modificação das suas práticas pedagógicas. A SvP surge inserida numa prática que visa sobre tudo a avaliação docente e o desenvolvimento organizacional, onde a maioria dos docentes associa o desenvolvimento profissional, mais às progressões na carreira e transições burocráticas de escalões, que à melhoria das suas práticas pedagógicas e ao aumento do sucesso dos seus alunos.This research study is based on the psychosocial conviction that the individual and the environment are connected in a dialectical relationship that makes them interdependent. It has an exploratory nature, analyzing a non-probabilistic sample of teachers, teaching in different educational regions of the country and at different moments in their professional career. Methodologically, a quantitative-interpretative paradigm and the application of a closed survey were used. It seeks to better understand how teachers understand and how they identify the presence of a set of theoretical-practical constructs that support the current practice of PVS in the processes of pedagogical supervision (PVS) experienced, presented in the form of statements. It seeks to find out what contribution teachers attribute to their lived PVS practices on four key aspects of their teaching professionalism: the modification of their teaching practices; the increase in their students' success; their professional development; the development of self-knowledge and personal growth. The study focuses on four dimensions of analysis: i) general undifferentiated; ii) the type of employment relationship with the institutions; iii) the length of service; iv) the educational regions in which they teach. The main findings show that teachers' opinions vary according to their socio-demographic characteristics. They are well aware of the main theoretical-practical constructs underlying the practice of PVS and their contribution to the improvement of the educational act, but they consider their presence in the PVS processes experienced to be very weak, while they consider their contribution to the four aspects mentioned above to be very limited. There is a very strong focus on the practice of self-supervision and on opening the classroom to observation. There is a weak association between the practice of self-supervision and the presence of processes that promote and involve problematization and critical reflection. The openness of the classroom to observation is weakly associated with collaborative SvP processes and the promotion of openness to change. The least contribution of SvP practices is to increase the success of their students and to modify their pedagogical practices. PVS is embedded in a practice that focuses primarily on teacher evaluation and organizational development, where most teachers associate professional development more with career advancement and bureaucratic transitions of ranks than with improving their teaching practices and increasing their students' success.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning1 (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Henriques, SusanaRepositório AbertoRomeiro, Daniel de Jesus Moreira2023-05-16T12:35:43Z2023-05-022023-05-162023-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13772TID:203321154porRomeiro, Daniel de Jesus Moreira - Supervisão pedagógica no contexto educativo nacional [Em linha]: perspetivas, sintomas e práticas. [S.l.]: [s.n.], 2023. 193 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:48:46Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:44.769137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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