Comment évaluer l'intégration des technologies de l'Information et de la communication dans le curriculum: le cas des écoles au Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | fra |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/14662 |
Resumo: | Um número significativo de países da União Europeia encontra-se a desenvolver programas para a integração das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no currículo e no quotidiano da escola. Os autores apresentam um projecto de avaliação desta integração enquanto participantes na sua implementação pelo Programa Nónio Século XXI. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação Português que associa as escolas e a Universidade do Minho. O texto apresenta um projecto de avaliação que integra os actores, os momentos, os objectos e os instrumentos. Os autores sublinham que os procedimentos de avaliação devem ser o resultado de uma reflexão sobre a sua própria lógica; que é pertinente avaliar tanto o produto como o processo; que a avaliação deve sobretudo contribuir para uma melhor gestão da(s) acção(ões) que se desenvolve(m). A avaliação aparece, assim, como um processo de recolha de informações úteis que contribuam para a tomada de decisões tendo em vista o desenvolvimento do currículo. |
id |
RCAP_a0bdd4b4a296e234828d58bfe78b817d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14662 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comment évaluer l'intégration des technologies de l'Information et de la communication dans le curriculum: le cas des écoles au PortugalCurrículoAvaliaçãoTecnologias da informação e comunicaçãoUm número significativo de países da União Europeia encontra-se a desenvolver programas para a integração das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no currículo e no quotidiano da escola. Os autores apresentam um projecto de avaliação desta integração enquanto participantes na sua implementação pelo Programa Nónio Século XXI. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação Português que associa as escolas e a Universidade do Minho. O texto apresenta um projecto de avaliação que integra os actores, os momentos, os objectos e os instrumentos. Os autores sublinham que os procedimentos de avaliação devem ser o resultado de uma reflexão sobre a sua própria lógica; que é pertinente avaliar tanto o produto como o processo; que a avaliação deve sobretudo contribuir para uma melhor gestão da(s) acção(ões) que se desenvolve(m). A avaliação aparece, assim, como um processo de recolha de informações úteis que contribuam para a tomada de decisões tendo em vista o desenvolvimento do currículo.Universidade do MinhoSilva, Bento DuarteSilva, Ana Maria Costa eGrangeat, Michel20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/14662fraSILVA, Bento; Silva, Ana & Grangeat, Michel (2003). Comment évaluer l'intégration des Technologies de l'Information et de la Communication dans le curriculum : le cas des écoles au Portugal. Revue Mesure et Évaluation en Education. Numéro thématique: l’évaluation du curriculum, vol. 26, nº 3, Québec0823-3993info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:25:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:37.307828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comment évaluer l'intégration des technologies de l'Information et de la communication dans le curriculum: le cas des écoles au Portugal |
title |
Comment évaluer l'intégration des technologies de l'Information et de la communication dans le curriculum: le cas des écoles au Portugal |
spellingShingle |
Comment évaluer l'intégration des technologies de l'Information et de la communication dans le curriculum: le cas des écoles au Portugal Silva, Bento Duarte Currículo Avaliação Tecnologias da informação e comunicação |
title_short |
Comment évaluer l'intégration des technologies de l'Information et de la communication dans le curriculum: le cas des écoles au Portugal |
title_full |
Comment évaluer l'intégration des technologies de l'Information et de la communication dans le curriculum: le cas des écoles au Portugal |
title_fullStr |
Comment évaluer l'intégration des technologies de l'Information et de la communication dans le curriculum: le cas des écoles au Portugal |
title_full_unstemmed |
Comment évaluer l'intégration des technologies de l'Information et de la communication dans le curriculum: le cas des écoles au Portugal |
title_sort |
Comment évaluer l'intégration des technologies de l'Information et de la communication dans le curriculum: le cas des écoles au Portugal |
author |
Silva, Bento Duarte |
author_facet |
Silva, Bento Duarte Silva, Ana Maria Costa e Grangeat, Michel |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Maria Costa e Grangeat, Michel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bento Duarte Silva, Ana Maria Costa e Grangeat, Michel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Avaliação Tecnologias da informação e comunicação |
topic |
Currículo Avaliação Tecnologias da informação e comunicação |
description |
Um número significativo de países da União Europeia encontra-se a desenvolver programas para a integração das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no currículo e no quotidiano da escola. Os autores apresentam um projecto de avaliação desta integração enquanto participantes na sua implementação pelo Programa Nónio Século XXI. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação Português que associa as escolas e a Universidade do Minho. O texto apresenta um projecto de avaliação que integra os actores, os momentos, os objectos e os instrumentos. Os autores sublinham que os procedimentos de avaliação devem ser o resultado de uma reflexão sobre a sua própria lógica; que é pertinente avaliar tanto o produto como o processo; que a avaliação deve sobretudo contribuir para uma melhor gestão da(s) acção(ões) que se desenvolve(m). A avaliação aparece, assim, como um processo de recolha de informações úteis que contribuam para a tomada de decisões tendo em vista o desenvolvimento do currículo. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/14662 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/14662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
fra |
language |
fra |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, Bento; Silva, Ana & Grangeat, Michel (2003). Comment évaluer l'intégration des Technologies de l'Information et de la Communication dans le curriculum : le cas des écoles au Portugal. Revue Mesure et Évaluation en Education. Numéro thématique: l’évaluation du curriculum, vol. 26, nº 3, Québec 0823-3993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132669567565824 |