A atitude dos jovens portugueses face ?s campanhas publicit?rias de doa??o de sangue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sara da Concei??o Vieira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3832
Resumo: O presente estudo centrou-se no caso espec?fico portugu?s e pretendeu compreender como ? que a comunica??o pode ser eficaz na angaria??o de jovens dadores de sangue, entre os 18 e 24 anos. Para tal visou responder ? seguinte quest?o de partida: qual o impacto das a??es de comunica??o na angaria??o de dadores de sangue jovens, entre os 18 e 24 anos, em Portugal? Para responder ? quest?o foram operacionalizados quatro objetivos espec?ficos: estudar o grau de conhecimento dos jovens nesta faixa et?ria sobre a d?diva de sangue; estudar e compreender a comunica??o que ? desenvolvida pelo IPST para promo??o ? d?diva de sangue; compreender motiva??es e barreiras para a d?diva de sangue; aferir estrat?gias e a??es de comunica??o eficazes na promo??o da d?diva de sangue. No cumprimento do primeiro objetivo espec?fico levou-se a cabo uma an?lise de conte?do de 14 campanhas de apelo ? doa??o de sangue. No segundo objetivo espec?fico realizou-se uma entrevista explorat?ria junto de um especialista do Instituto Portugu?s de Sangue e Transplanta??o. O terceiro objetivo espec?fico foi cumprido recorrendo ? aplica??o de inqu?rito por question?rio a 390 jovens, onde se concluiu que, mais de metade n?o s?o dadores de sangue. Ao n?vel da elabora??o de futuras campanhas, os resultados permitem sugerir a implementa??o de estrat?gias de segmenta??o mais efetivas e assentes em crit?rios comportamentais e um recurso ? comunica??o integrada de marketing mais generalizado.
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