A atitude dos jovens portugueses face ?s campanhas publicit?rias de doa??o de sangue
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3832 |
Resumo: | O presente estudo centrou-se no caso espec?fico portugu?s e pretendeu compreender como ? que a comunica??o pode ser eficaz na angaria??o de jovens dadores de sangue, entre os 18 e 24 anos. Para tal visou responder ? seguinte quest?o de partida: qual o impacto das a??es de comunica??o na angaria??o de dadores de sangue jovens, entre os 18 e 24 anos, em Portugal? Para responder ? quest?o foram operacionalizados quatro objetivos espec?ficos: estudar o grau de conhecimento dos jovens nesta faixa et?ria sobre a d?diva de sangue; estudar e compreender a comunica??o que ? desenvolvida pelo IPST para promo??o ? d?diva de sangue; compreender motiva??es e barreiras para a d?diva de sangue; aferir estrat?gias e a??es de comunica??o eficazes na promo??o da d?diva de sangue. No cumprimento do primeiro objetivo espec?fico levou-se a cabo uma an?lise de conte?do de 14 campanhas de apelo ? doa??o de sangue. No segundo objetivo espec?fico realizou-se uma entrevista explorat?ria junto de um especialista do Instituto Portugu?s de Sangue e Transplanta??o. O terceiro objetivo espec?fico foi cumprido recorrendo ? aplica??o de inqu?rito por question?rio a 390 jovens, onde se concluiu que, mais de metade n?o s?o dadores de sangue. Ao n?vel da elabora??o de futuras campanhas, os resultados permitem sugerir a implementa??o de estrat?gias de segmenta??o mais efetivas e assentes em crit?rios comportamentais e um recurso ? comunica??o integrada de marketing mais generalizado. |
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A atitude dos jovens portugueses face ?s campanhas publicit?rias de doa??o de sangueMarketing SocialPublicidade de Servi?o P?blicoComunica??o em Sa?deDoa??o de SangueSocial MarketingPublic Service PublicityHealth CommunicationBlood DonationO presente estudo centrou-se no caso espec?fico portugu?s e pretendeu compreender como ? que a comunica??o pode ser eficaz na angaria??o de jovens dadores de sangue, entre os 18 e 24 anos. Para tal visou responder ? seguinte quest?o de partida: qual o impacto das a??es de comunica??o na angaria??o de dadores de sangue jovens, entre os 18 e 24 anos, em Portugal? Para responder ? quest?o foram operacionalizados quatro objetivos espec?ficos: estudar o grau de conhecimento dos jovens nesta faixa et?ria sobre a d?diva de sangue; estudar e compreender a comunica??o que ? desenvolvida pelo IPST para promo??o ? d?diva de sangue; compreender motiva??es e barreiras para a d?diva de sangue; aferir estrat?gias e a??es de comunica??o eficazes na promo??o da d?diva de sangue. No cumprimento do primeiro objetivo espec?fico levou-se a cabo uma an?lise de conte?do de 14 campanhas de apelo ? doa??o de sangue. No segundo objetivo espec?fico realizou-se uma entrevista explorat?ria junto de um especialista do Instituto Portugu?s de Sangue e Transplanta??o. O terceiro objetivo espec?fico foi cumprido recorrendo ? aplica??o de inqu?rito por question?rio a 390 jovens, onde se concluiu que, mais de metade n?o s?o dadores de sangue. Ao n?vel da elabora??o de futuras campanhas, os resultados permitem sugerir a implementa??o de estrat?gias de segmenta??o mais efetivas e assentes em crit?rios comportamentais e um recurso ? comunica??o integrada de marketing mais generalizado.This study was focused on the specific Portuguese case and aimed to understand how communication can be effective in attracting young blood donors, between 18 and 24 years old. To this end, it was targeted to answer the starting question: what is the impact of communication actions on attracting young blood donors, between 18 and 24 years old, in Portugal? To be able to answer this headline, it was implemented four specific objectives: study the level of knowledge of young people between these ages about the blood donation; study and understand the communication that is developed by IPST to promote the blood donation; understand motivations and barriers to blood donation; check actions and strategies of effective communication in blood donation promotion. To reach the first objective, a content analysis was carried out on fourteen appeal campaigns to blood donation. In the second specific objective, an exploratory interview was made with the collaboration of a specialist from the Intituto Portugu?s de Sangue e Transplanta??o. The third objective was accomplished using a questionnaire survey to 390 young people, where it was concluded that, more than a half of the inquiries are not blood donors and don?t have intentions to be. In terms of developing future campaigns, the results allow to suggest implementation of segmentation strategies more effective and based on behavioral criteria adding more use of widespread integrated marketing communications.2024-01-15T13:35:30Z2024-01-11T00:00:00Z2024-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3832TID:203464478porLopes, Sara da Concei??o Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T09:41:20Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:59.759483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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