The rise of new parties and the eurozone crisis: political novelties in the eye of recession

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mariana Calheiros Lima de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14781
Resumo: A crise económica de 2008 que atingiu o mundo ocidental conduziu as economias desenvolvidas numa trajetória descendente que se traduziu na redução da competitividade destas economias e colocou os mercados Europeu e Americano perto do colapso. Não demorou muito até que o contexto político começasse a espelhar esta incerteza dos mercados. Através da intervenção de apoios subsidiados pela UE, alguns países aplicaram pacotes de austeridade – para descontentamento tanto de credores como dos devedores. O primeiro canal de expressão política a refletir este descontentamento foram as eleições – nelas, nao só os governos foram punidos com reduzidas margens de voto, mas sobretudo os movimentos sociais e os novos partidos beneficiaram desse descontentamento. Este fenómeno ativou vários alarmes nos media e na esfera política, uma vez que estes novos partidos ou detinham uma ideologia mais extremada ou mobilizavam questões inteiramente novas na agenda política. Os novos partidos beneficiaram assim da colocação destas novas questões e da recente quebra nas taxas de popularidade dos governos. As condições socioeconómicas desemenharam um papel importante no sucesso de novos partidos e, por este motivo, é fundamental entender quais as circumstâncias que contribuem para o sucesso eleitoral de novos partidos durante períodos de recessão económica.
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