Inovação, desempenho e responsabilidade social empresarial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8319 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é a análise do conceito de RSE, nas empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim. Para tal, utilizou uma metodologia quantitativa com natureza exploratória e descritiva, com a aplicação de um questionário semiestruturado a um conjunto de 122 empresas da Guiné-Bissau e Costa do Marfim. Colocou-se como objetivos específicos, compreender como é implementada a RSE nas empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim; identificar fatores que contribuem para a melhoria social, económica e ambiental das empresas na Guiné – Bissau e Costa do Marfim. O conceito de RSE advém das preocupações éticas dos nossos atos. Em (1975) surgem as primeiras definições de RSE. Para este autor, as dimensões “Corporate Social Performance”, explicam a diferença dos comportamentos sociais que são por ele denominados de “obrigação social”, definindo RSE como consideração e resposta das empresas a questões que ultrapassam os seus aspetos económicos, técnicos e legais. Esta investigação terá por base uma metodologia do tipo qualitativo e quantitativo assente na recolha e análise bibliográfica e documental, constituindo, por isso, um estudo interpretativo fruto de uma revisão bibliográfica narrativa, em associação com um estudo de campo com empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim. Num primeiro momento da investigação procedeu-se a um levantamento bibliográfico de aspetos históricos, socioeconómicos, culturais e demográficos sobre a aplicação da RSE, que servissem de base à contextualização e enquadramento deste conceito num país em desenvolvimento, assim como ao conjunto de componentes subjacentes ao mesmo. |
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Inovação, desempenho e responsabilidade social empresarialMESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADEGESTÃO DE EMPRESASINOVAÇÃORESPONSABILIDADE SOCIALGUINÉ-BISSAUCONTABILIDADEBUSINESS MANAGEMENTINNOVATIONSOCIAL RESPONSIBILITYGUINEA-BISSAUACCOUNTINGO objetivo do presente trabalho é a análise do conceito de RSE, nas empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim. Para tal, utilizou uma metodologia quantitativa com natureza exploratória e descritiva, com a aplicação de um questionário semiestruturado a um conjunto de 122 empresas da Guiné-Bissau e Costa do Marfim. Colocou-se como objetivos específicos, compreender como é implementada a RSE nas empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim; identificar fatores que contribuem para a melhoria social, económica e ambiental das empresas na Guiné – Bissau e Costa do Marfim. O conceito de RSE advém das preocupações éticas dos nossos atos. Em (1975) surgem as primeiras definições de RSE. Para este autor, as dimensões “Corporate Social Performance”, explicam a diferença dos comportamentos sociais que são por ele denominados de “obrigação social”, definindo RSE como consideração e resposta das empresas a questões que ultrapassam os seus aspetos económicos, técnicos e legais. Esta investigação terá por base uma metodologia do tipo qualitativo e quantitativo assente na recolha e análise bibliográfica e documental, constituindo, por isso, um estudo interpretativo fruto de uma revisão bibliográfica narrativa, em associação com um estudo de campo com empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim. Num primeiro momento da investigação procedeu-se a um levantamento bibliográfico de aspetos históricos, socioeconómicos, culturais e demográficos sobre a aplicação da RSE, que servissem de base à contextualização e enquadramento deste conceito num país em desenvolvimento, assim como ao conjunto de componentes subjacentes ao mesmo.The objective of the present work is the analysis of the concept of CSR, in the compa-nies of Guinea - Bissau and Cote d'Ivoire. To do so, it used a quantitative methodology with exploratory and descriptive nature, with the application of a semi-structured questionnaire to a set of 122 companies from Guin-ea-Bissau and Cote d'Ivoire. Specific objectives were to understand how CSR is implemented in companies in Guinea-Bissau and Côte d'Ivoire; Identify factors that contribute to the social, economic and environmental improvement of companies in Guinea Bissau and Côte d'Ivoire. The concept of CSR stems from the ethical concerns of our actions. In (1975) the first definitions of CSR emerge. For this author, the dimensions "Corporate Social Performance", explain the difference of social behaviors that are called "social obligation", defining CSR as consideration and response of companies to issues that go beyond their economic, technical and legal aspects. This research will be based on a methodology of the qualitative and quantitative type based on the collection and bibliographical and documentary analysis, constituting, therefore, an interpretative study fruit of a narrative bibliographical revision, in association with a field study with companies of Guinea - Bissau and Costa do Marfim. At the outset of the research, a bibliographical survey of historical, socioeconomic, cultural and demographic aspects on the application of CSR was carried out, which would serve as a basis for the contextualization and framing of this concept in a developing country, as well as to the set of components un-derlying the same.2017-11-27T14:00:36Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8319TID:201756080porMendes, Silvanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:24.208670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objetivo do presente trabalho é a análise do conceito de RSE, nas empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim. Para tal, utilizou uma metodologia quantitativa com natureza exploratória e descritiva, com a aplicação de um questionário semiestruturado a um conjunto de 122 empresas da Guiné-Bissau e Costa do Marfim. Colocou-se como objetivos específicos, compreender como é implementada a RSE nas empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim; identificar fatores que contribuem para a melhoria social, económica e ambiental das empresas na Guiné – Bissau e Costa do Marfim. O conceito de RSE advém das preocupações éticas dos nossos atos. Em (1975) surgem as primeiras definições de RSE. Para este autor, as dimensões “Corporate Social Performance”, explicam a diferença dos comportamentos sociais que são por ele denominados de “obrigação social”, definindo RSE como consideração e resposta das empresas a questões que ultrapassam os seus aspetos económicos, técnicos e legais. Esta investigação terá por base uma metodologia do tipo qualitativo e quantitativo assente na recolha e análise bibliográfica e documental, constituindo, por isso, um estudo interpretativo fruto de uma revisão bibliográfica narrativa, em associação com um estudo de campo com empresas da Guiné – Bissau e Costa do Marfim. Num primeiro momento da investigação procedeu-se a um levantamento bibliográfico de aspetos históricos, socioeconómicos, culturais e demográficos sobre a aplicação da RSE, que servissem de base à contextualização e enquadramento deste conceito num país em desenvolvimento, assim como ao conjunto de componentes subjacentes ao mesmo. |
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