O stress nas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Ana C F
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2126
Resumo: O presente documento reflete a experiência vivida ao longo da minha prática pedagógica realizada no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. Esta praxis foi concretizada em dois contextos escolares diferentes: pré-escolar e 1.º ciclo, onde desempenhei funções de docência, tendo a possibilidade de verificar que aprendizagens as crianças adquiriram, no que concerne ao desenvolvimento de competências. Para além da introdução e da bibliografia, o trabalho comporta três partes essenciais sob a forma de três capítulos. No capítulo I abordo pormenorizadamente o enquadramento institucional, no capítulo II descrevo o processo de prática de ensino supervisionada e no capítulo III investigo e desenvolvo a temática do stress nas crianças, abordando as suas várias facetas, procurando responder às dúvidas iniciais e analisando com detalhe as suas causas e consequências. O stress é intrínseco à natureza humana e só deixa de existir depois da morte, sendo um acontecimento existencial com que se tem de aprender a lidar. Os nossos corpos estão preparados para sentir stress e reagir. O stress é a resposta a uma alteração que requer um reajustamento e uma adaptação, sendo possível controlá-lo. A capacidade de o controlar está ligada à capacidade de como escolhemos lidar e responder às situações “stressantes”: a nossa capacidade de resiliência. A análise dos dados obtidos pelos questionários demonstrou que as crianças sentem stress, apresentando determinados sintomas que são consequência desse fator. Todos possuímos recursos para reagir às mudanças. As causas do stress podem variar de pessoa para pessoa.
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