Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adam, Beatriz Alexandra Oliveira Dias Mourão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12834
Resumo: Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a10b51c262aec3fc3ab916d8779e27fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12834
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEBHistóriaLiteratura para a infânciaLiteraturaCompetências históricasAprendizagem por descobertaLiteratureChildren's literatureHistoryHistory proficienciesDiscovery learningRelatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionado II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A criação de um ambiente em sala de aula assente nos alunos como principais agentes da sua aprendizagem e o desenvolvimento de competências investigativas são problemáticas que têm merecido a reflexão e estudo por parte da comunidade académica. No entanto, no que respeita ao ensino da História, ainda predominam métodos de ensino centrados no professor, fazendo com que as competências históricas não sejam devidamente desenvolvidas nos alunos. Neste sentido, a literatura para a infância assume-se como uma estratégia possível para atingir aquilo que se espera que seja o ensino da História, através da descoberta, envolvendo o aluno em processos de construção do seu próprio conhecimento. O estudo desenvolvido neste relatório centrou-se numa turma do 6.º ano de escolaridade. Para isso, realizou-se um estudo a partir das práticas implementadas durante o Projeto de Intervenção, recorrendo a metodologias quantitativas. De forma a responder às seguintes questões (i) que competências históricas se devem desenvolver nos alunos?; (ii) de que forma a literatura para a infância pode serimplementada em qualquer contexto escolar? e (iii) de que forma se pode tornar os alunos investigadores em História, através da literatura para a infância?, recorreu-se à utilização de um Roteiro de Leitura e à análise de um projeto interdisciplinar entre a História e Geografia de Portugal e o Português, em que o produto final foi um livro de histórias sobre História de Portugal. Recorrendo a uma metodologia mista, com base em técnicas qualitativas e quantitativas, realizou-se a análise dos dados obtidos, tendo-se concluído que a literatura para a infância contribui para a aquisição de competências históricas essenciais, nomeadamente, as competências investigativas, de leitura e análise de fontes, e de comunicação. No entanto, é necessário ter em conta as características de um estudo desta natureza, com limitações várias, nomeadamente, o tempo letivo disponível e dificuldades de gestão do grupo na sala de aula.ABSTRACT This report was prepared under the curricular unit Supervised Teaching Practice II within the Master’s qualificationin the 1st Level of Basic Educationand in the disciplines of History and Geography of Portugal andPortuguese in the 2nd Level of Basic Education. How to set an atmosphere within the classroom were students are the prime agents of their own learning abilities as well as responsible for the development of investigative skills, have been questions pondered and studied by the academic community. However, when considering History teaching, we can find that the methodsused are still focussed on the teacher, crippling the chances for students to fully develop their historical aptitudes. This is why literature, especially during the infancy, assumes a plausible strategy to achieve what is expected of History teaching, trough selfdiscovery, allowing the student to be involved in the construction of his own knowledge. The study developed in this report focussed on a class of the 6thyear of schooling. It was developed based on the implemented practices during the Intervention Project, using quantitative methodologies. In order to get these questions answered (i) which history proficiencies should be developed in the students?; (ii) how can children's literature be implemented in any academic context? Finally (iii) how to encourage students to be History Investigators using children’s literature? It was used a Reading Guide as well as an analysis of an interdisciplinary project that combined Portuguese and History to create a book of histories about the History of Portugal. Compiled in a chart, the data was analysed and was concluded that children's literature can contribute for the acquisition of essential skills in the learning of history. However, it’s needed to bear in mind the characteristics and limitations of a study with this nature, mainly the available time within the school programme as well as the difficulties managing every single personality inside a classroom.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaDias, AlfredoRCIPLAdam, Beatriz Alexandra Oliveira Dias Mourão2021-02-12T11:58:16Z2020-07-142020-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12834TID:202628930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:51.175759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEB
title Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEB
spellingShingle Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEB
Adam, Beatriz Alexandra Oliveira Dias Mourão
História
Literatura para a infância
Literatura
Competências históricas
Aprendizagem por descoberta
Literature
Children's literature
History
History proficiencies
Discovery learning
title_short Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEB
title_full Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEB
title_fullStr Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEB
title_full_unstemmed Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEB
title_sort Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEB
author Adam, Beatriz Alexandra Oliveira Dias Mourão
author_facet Adam, Beatriz Alexandra Oliveira Dias Mourão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Alfredo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Adam, Beatriz Alexandra Oliveira Dias Mourão
dc.subject.por.fl_str_mv História
Literatura para a infância
Literatura
Competências históricas
Aprendizagem por descoberta
Literature
Children's literature
History
History proficiencies
Discovery learning
topic História
Literatura para a infância
Literatura
Competências históricas
Aprendizagem por descoberta
Literature
Children's literature
History
History proficiencies
Discovery learning
description Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-14
2020-07-14T00:00:00Z
2021-02-12T11:58:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12834
TID:202628930
url http://hdl.handle.net/10400.21/12834
identifier_str_mv TID:202628930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478366740480