O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cannas, Ana Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/46345
Resumo: O presente estudo pretende analisar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação denem o seu perl prossional. Para concretizar este objetivo, o estudo incidiu sobre um grupo de professores de línguas do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Portugal, instituição particular vocacionada para o ensino prossionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de reetir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas aos professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que existe a necessidade destes professores possuírem um perl diferenciado, composto por uma componente pedagógica adequada a este contexto especíco aliada a características pessoais, como a exibilidade, a tolerância ou elevada capacidade de comunicação. Os dados revelam, ainda, que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógico-didáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especicidades das próprias línguas.
id RCAP_a10d88d68606eff3c3ef99b42c0effa1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/46345
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugalperfil do professorensino profissionalizantecontextos de aprendizagem diferenciadosO presente estudo pretende analisar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação denem o seu perl prossional. Para concretizar este objetivo, o estudo incidiu sobre um grupo de professores de línguas do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Portugal, instituição particular vocacionada para o ensino prossionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de reetir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas aos professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que existe a necessidade destes professores possuírem um perl diferenciado, composto por uma componente pedagógica adequada a este contexto especíco aliada a características pessoais, como a exibilidade, a tolerância ou elevada capacidade de comunicação. Os dados revelam, ainda, que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógico-didáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especicidades das próprias línguas.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46345http://hdl.handle.net/10316/46345por1981-4712Cannas, Ana CristinaMoreira, J. Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T08:14:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:01.656084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal
title O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal
spellingShingle O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal
Cannas, Ana Cristina
perfil do professor
ensino profissionalizante
contextos de aprendizagem diferenciados
title_short O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal
title_full O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal
title_fullStr O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal
title_full_unstemmed O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal
title_sort O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal
author Cannas, Ana Cristina
author_facet Cannas, Ana Cristina
Moreira, J. António
author_role author
author2 Moreira, J. António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cannas, Ana Cristina
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv perfil do professor
ensino profissionalizante
contextos de aprendizagem diferenciados
topic perfil do professor
ensino profissionalizante
contextos de aprendizagem diferenciados
description O presente estudo pretende analisar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação denem o seu perl prossional. Para concretizar este objetivo, o estudo incidiu sobre um grupo de professores de línguas do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Portugal, instituição particular vocacionada para o ensino prossionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de reetir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas aos professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que existe a necessidade destes professores possuírem um perl diferenciado, composto por uma componente pedagógica adequada a este contexto especíco aliada a características pessoais, como a exibilidade, a tolerância ou elevada capacidade de comunicação. Os dados revelam, ainda, que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógico-didáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especicidades das próprias línguas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/46345
http://hdl.handle.net/10316/46345
url http://hdl.handle.net/10316/46345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1981-4712
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133781740748800