O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/46345 |
Resumo: | O presente estudo pretende analisar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação denem o seu perl prossional. Para concretizar este objetivo, o estudo incidiu sobre um grupo de professores de línguas do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Portugal, instituição particular vocacionada para o ensino prossionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de reetir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas aos professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que existe a necessidade destes professores possuírem um perl diferenciado, composto por uma componente pedagógica adequada a este contexto especíco aliada a características pessoais, como a exibilidade, a tolerância ou elevada capacidade de comunicação. Os dados revelam, ainda, que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógico-didáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especicidades das próprias línguas. |
id |
RCAP_a10d88d68606eff3c3ef99b42c0effa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/46345 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugalperfil do professorensino profissionalizantecontextos de aprendizagem diferenciadosO presente estudo pretende analisar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação denem o seu perl prossional. Para concretizar este objetivo, o estudo incidiu sobre um grupo de professores de línguas do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Portugal, instituição particular vocacionada para o ensino prossionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de reetir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas aos professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que existe a necessidade destes professores possuírem um perl diferenciado, composto por uma componente pedagógica adequada a este contexto especíco aliada a características pessoais, como a exibilidade, a tolerância ou elevada capacidade de comunicação. Os dados revelam, ainda, que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógico-didáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especicidades das próprias línguas.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46345http://hdl.handle.net/10316/46345por1981-4712Cannas, Ana CristinaMoreira, J. Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T08:14:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:01.656084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal |
title |
O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal |
spellingShingle |
O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal Cannas, Ana Cristina perfil do professor ensino profissionalizante contextos de aprendizagem diferenciados |
title_short |
O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal |
title_full |
O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal |
title_fullStr |
O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal |
title_full_unstemmed |
O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal |
title_sort |
O Perfil Profissional do Professor de Línguas em Cursos de Educação e Formação. Um Estudo de Caso em Portugal |
author |
Cannas, Ana Cristina |
author_facet |
Cannas, Ana Cristina Moreira, J. António |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, J. António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cannas, Ana Cristina Moreira, J. António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
perfil do professor ensino profissionalizante contextos de aprendizagem diferenciados |
topic |
perfil do professor ensino profissionalizante contextos de aprendizagem diferenciados |
description |
O presente estudo pretende analisar o modo como os professores de línguas dos Cursos de Educação e Formação denem o seu perl prossional. Para concretizar este objetivo, o estudo incidiu sobre um grupo de professores de línguas do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, Portugal, instituição particular vocacionada para o ensino prossionalizante e que se caracteriza por possuir uma população multicultural, com problemas socioeconómicos e em risco de exclusão social. Situando-nos num quadro de um paradigma construtivista, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo pondo a tónica na revalorização da “pessoa” como sujeito de conhecimento capaz de reetir, de racionalizar, de comunicar e de interagir. Para o efeito, realizámos entrevistas semiestruturadas aos professores de línguas dos CEF da instituição, tendo posteriormente procedido à sua análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados, concluímos que existe a necessidade destes professores possuírem um perl diferenciado, composto por uma componente pedagógica adequada a este contexto especíco aliada a características pessoais, como a exibilidade, a tolerância ou elevada capacidade de comunicação. Os dados revelam, ainda, que existe a necessidade de adequar as práticas pedagógico-didáticas a este tipo de contextos particulares, especialmente nas línguas estrangeiras, quer pelas características dos educandos, quer pelas especicidades das próprias línguas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/46345 http://hdl.handle.net/10316/46345 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/46345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1981-4712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133781740748800 |