O processamento sensorial e o desempenho escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33930 |
Resumo: | O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as notas escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = -0,301, p = 0,039) o que significa que à medida que existem mais dificuldades na sub-escala “Visão”, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas. |
id |
RCAP_a116c34ca6610b37cbdd3c0d81f88bca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33930 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processamento sensorial e o desempenho escolarTerapia ocupacionalProcessamento sensorialDesempenho escolarIntegração sensorialO estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as notas escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = -0,301, p = 0,039) o que significa que à medida que existem mais dificuldades na sub-escala “Visão”, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas.Reis, HelenaSilva, CláudiaRepositório ComumHenriques, Andreia2020-11-05T17:43:01Z2020-05-182020-05-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33930TID:202526887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T05:34:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:50.639503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processamento sensorial e o desempenho escolar |
title |
O processamento sensorial e o desempenho escolar |
spellingShingle |
O processamento sensorial e o desempenho escolar Henriques, Andreia Terapia ocupacional Processamento sensorial Desempenho escolar Integração sensorial |
title_short |
O processamento sensorial e o desempenho escolar |
title_full |
O processamento sensorial e o desempenho escolar |
title_fullStr |
O processamento sensorial e o desempenho escolar |
title_full_unstemmed |
O processamento sensorial e o desempenho escolar |
title_sort |
O processamento sensorial e o desempenho escolar |
author |
Henriques, Andreia |
author_facet |
Henriques, Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Helena Silva, Cláudia Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia ocupacional Processamento sensorial Desempenho escolar Integração sensorial |
topic |
Terapia ocupacional Processamento sensorial Desempenho escolar Integração sensorial |
description |
O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as notas escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = -0,301, p = 0,039) o que significa que à medida que existem mais dificuldades na sub-escala “Visão”, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-05T17:43:01Z 2020-05-18 2020-05-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33930 TID:202526887 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33930 |
identifier_str_mv |
TID:202526887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134923162910720 |