A pegada ecológica e a arquitetura sustentável do século XXI : proposta de uma escola secundária e envolvente em Canchungo, Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lisandra Nivalda Vaz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8458
Resumo: O presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à Arquitetura Sustentável. As necessidades energéticas, bem como de que os materiais existentes não são infindáveis, a descoberta científica desta premissa que se traduz na pegada ecológica, contribuiu para a tomada de consciência desta realidade e para que todos, independentemente da atividade a que nos dedicamos, utilizemos os recursos existentes de forma racional e razoável. A sustentabilidade é um conceito que tem vindo a ser amplamente utilizado, e o campo arquitetura não lhe constitui exceção. A arquitetura sustentável implica o conhecimento da realidade do território onde se vai desenvolver o projeto de arquitetura, e nesse sentido, importa conhecer a história, a política, a economia e a demografia do país, para construir de forma sustentável e rentabilizar os recursos energéticos e materiais existentes. A Guiné-Bissau é composta por uma grande diversidade étnica e essa realidade adequa-se ao clima tropical e enquadra-se nos quatro tipos arquitetónicos presentes e contemplados por este estudo, no entanto, o novo paradigma da arquitetura sustentável determina o repensar da forma de projetar, de construir e dos materiais a utilizar. A ideia de projetar uma escola em Canchungo, na Guiné-Bissau surge da necessidade de dotar este país de uma infraestrutura escolar bem como a envolvente habitacional fazendo uso destes conceitos.
id RCAP_a11dcff681b73f06c7ba6912b25a2f02
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pegada ecológica e a arquitetura sustentável do século XXI : proposta de uma escola secundária e envolvente em Canchungo, Guiné-BissauMESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURAARQUITETURAARQUITETURA SUSTENTÁVELCONSTRUÇÃO SUSTENTÁVELESCOLASESTUDOS DE CASOGUINÉ-BISSAUARCHITECTURESUSTAINABLE ARCHITECTURESUSTAINABLE CONSTRUCTIONSCHOOLSCASE STUDIESGUINEA-BISSAUO presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à Arquitetura Sustentável. As necessidades energéticas, bem como de que os materiais existentes não são infindáveis, a descoberta científica desta premissa que se traduz na pegada ecológica, contribuiu para a tomada de consciência desta realidade e para que todos, independentemente da atividade a que nos dedicamos, utilizemos os recursos existentes de forma racional e razoável. A sustentabilidade é um conceito que tem vindo a ser amplamente utilizado, e o campo arquitetura não lhe constitui exceção. A arquitetura sustentável implica o conhecimento da realidade do território onde se vai desenvolver o projeto de arquitetura, e nesse sentido, importa conhecer a história, a política, a economia e a demografia do país, para construir de forma sustentável e rentabilizar os recursos energéticos e materiais existentes. A Guiné-Bissau é composta por uma grande diversidade étnica e essa realidade adequa-se ao clima tropical e enquadra-se nos quatro tipos arquitetónicos presentes e contemplados por este estudo, no entanto, o novo paradigma da arquitetura sustentável determina o repensar da forma de projetar, de construir e dos materiais a utilizar. A ideia de projetar uma escola em Canchungo, na Guiné-Bissau surge da necessidade de dotar este país de uma infraestrutura escolar bem como a envolvente habitacional fazendo uso destes conceitos.The present study is part of the research field related to Sustainable Architecture. Energy needs, as well as existing materials are not endless. The scientific discovery of this premise that translates itself into the ecological footprint has contributed to the awareness of this reality and so that everyone, regardless of the activity to which we are dedicated, should use the existing resources in a rational way and Sustainability is a concept that has been widely used the feld of architecture is of no exception. The sustainable architecture implies knowledge of the reality of the land where the architectural project will be developed, and in this sense it is important to know the history, politics, economy and demography of the country, to construct under a sustainable way and to monetize existing energy and material resources. Guinea-Bissau is composed of a great ethnic diversity and this reality is encompasses to the tropical climate, as well as to the four existing architectural types, however the new paradigm of the sustainable architecture determines the rethinking the decision of how to design, how to build and what materials to use. The idea of designing a school in Canchungo, Guinea-Bissau arises from the need to provide this country with a school infrastructure as well as the housing environment underneath these concepts.2018-01-24T13:43:36Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8458TID:201776839porGomes, Lisandra Nivalda Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-26T01:31:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:48.807033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pegada ecológica e a arquitetura sustentável do século XXI : proposta de uma escola secundária e envolvente em Canchungo, Guiné-Bissau
title A pegada ecológica e a arquitetura sustentável do século XXI : proposta de uma escola secundária e envolvente em Canchungo, Guiné-Bissau
spellingShingle A pegada ecológica e a arquitetura sustentável do século XXI : proposta de uma escola secundária e envolvente em Canchungo, Guiné-Bissau
Gomes, Lisandra Nivalda Vaz
MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA
ARQUITETURA
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
GUINÉ-BISSAU
ARCHITECTURE
SUSTAINABLE ARCHITECTURE
SUSTAINABLE CONSTRUCTION
SCHOOLS
CASE STUDIES
GUINEA-BISSAU
title_short A pegada ecológica e a arquitetura sustentável do século XXI : proposta de uma escola secundária e envolvente em Canchungo, Guiné-Bissau
title_full A pegada ecológica e a arquitetura sustentável do século XXI : proposta de uma escola secundária e envolvente em Canchungo, Guiné-Bissau
title_fullStr A pegada ecológica e a arquitetura sustentável do século XXI : proposta de uma escola secundária e envolvente em Canchungo, Guiné-Bissau
title_full_unstemmed A pegada ecológica e a arquitetura sustentável do século XXI : proposta de uma escola secundária e envolvente em Canchungo, Guiné-Bissau
title_sort A pegada ecológica e a arquitetura sustentável do século XXI : proposta de uma escola secundária e envolvente em Canchungo, Guiné-Bissau
author Gomes, Lisandra Nivalda Vaz
author_facet Gomes, Lisandra Nivalda Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Lisandra Nivalda Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA
ARQUITETURA
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
GUINÉ-BISSAU
ARCHITECTURE
SUSTAINABLE ARCHITECTURE
SUSTAINABLE CONSTRUCTION
SCHOOLS
CASE STUDIES
GUINEA-BISSAU
topic MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA
ARQUITETURA
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
ESCOLAS
ESTUDOS DE CASO
GUINÉ-BISSAU
ARCHITECTURE
SUSTAINABLE ARCHITECTURE
SUSTAINABLE CONSTRUCTION
SCHOOLS
CASE STUDIES
GUINEA-BISSAU
description O presente estudo insere-se no campo de pesquisa relativo à Arquitetura Sustentável. As necessidades energéticas, bem como de que os materiais existentes não são infindáveis, a descoberta científica desta premissa que se traduz na pegada ecológica, contribuiu para a tomada de consciência desta realidade e para que todos, independentemente da atividade a que nos dedicamos, utilizemos os recursos existentes de forma racional e razoável. A sustentabilidade é um conceito que tem vindo a ser amplamente utilizado, e o campo arquitetura não lhe constitui exceção. A arquitetura sustentável implica o conhecimento da realidade do território onde se vai desenvolver o projeto de arquitetura, e nesse sentido, importa conhecer a história, a política, a economia e a demografia do país, para construir de forma sustentável e rentabilizar os recursos energéticos e materiais existentes. A Guiné-Bissau é composta por uma grande diversidade étnica e essa realidade adequa-se ao clima tropical e enquadra-se nos quatro tipos arquitetónicos presentes e contemplados por este estudo, no entanto, o novo paradigma da arquitetura sustentável determina o repensar da forma de projetar, de construir e dos materiais a utilizar. A ideia de projetar uma escola em Canchungo, na Guiné-Bissau surge da necessidade de dotar este país de uma infraestrutura escolar bem como a envolvente habitacional fazendo uso destes conceitos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-01-24T13:43:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8458
TID:201776839
url http://hdl.handle.net/10437/8458
identifier_str_mv TID:201776839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131255186391040