A utilização dos Serviços online da Administração Pública pelos Cidadãos Portugueses: o Portal da Saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19719 |
Resumo: | A modernização e a simplificação administrativa da Administração Pública portuguesa têm merecido especial atenção por parte dos governos desde o início do século XXI. São expressão elevada dessa atenção as medidas do Programa SIMPLEX e o SIMPLEX+2016, que visam melhorar o relacionamento com o cidadão, reduzindo custos de contexto para as empresas e tornam a Administração Pública mais eficiente, que associadas ao desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação propiciam uma nova forma de prestação de serviços públicos ao cidadão e às empresas através da Administração Pública Eletrónica. Por outro lado, com os novos modelos de governação o cidadão também é convocado a participar neste processo por forma a um maior empoderamento individual e consequentemente da própria sociedade, como é o caso da literacia em saúde. Assim, o presente trabalho debruça-se sobre a evolução dos sistemas de saúde e, analisa a utilização dos serviços disponibilizados online pelos cidadãos no Portal da saúde do SNS, na Área do Cidadão no que diz respeito ao Registo de Saúde Eletrónico. Este foi implementado com objetivos de elevar os níveis de literacia em saúde em Portugal, e demonstra ser um contributo importante com vista à implementação do processo de digitalização na saúde |
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A utilização dos Serviços online da Administração Pública pelos Cidadãos Portugueses: o Portal da SaúdeModernização e Simplificação AdministrativaAdministração Pública EletrónicaPortal da Saúde do SNSRegisto de Saúde EletrónicoCidadãosModernization and Administrative SimplificationElectronic Public AdministrationSNS Health PortalElectronic Health RecordCitizensA modernização e a simplificação administrativa da Administração Pública portuguesa têm merecido especial atenção por parte dos governos desde o início do século XXI. São expressão elevada dessa atenção as medidas do Programa SIMPLEX e o SIMPLEX+2016, que visam melhorar o relacionamento com o cidadão, reduzindo custos de contexto para as empresas e tornam a Administração Pública mais eficiente, que associadas ao desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação propiciam uma nova forma de prestação de serviços públicos ao cidadão e às empresas através da Administração Pública Eletrónica. Por outro lado, com os novos modelos de governação o cidadão também é convocado a participar neste processo por forma a um maior empoderamento individual e consequentemente da própria sociedade, como é o caso da literacia em saúde. Assim, o presente trabalho debruça-se sobre a evolução dos sistemas de saúde e, analisa a utilização dos serviços disponibilizados online pelos cidadãos no Portal da saúde do SNS, na Área do Cidadão no que diz respeito ao Registo de Saúde Eletrónico. Este foi implementado com objetivos de elevar os níveis de literacia em saúde em Portugal, e demonstra ser um contributo importante com vista à implementação do processo de digitalização na saúdeThe modernization and administrative simplification of the Portuguese Public Administration has received special attention from governments since the beginning of the 21st century. The measures of SIMPLEX Program and SIMPLEX + 2016, which aim to improve the relationship with the citizen, reduce the costs of context for the companies and make the Public Administration more efficient, that associated to the development of the new Information Technologies and Communication provide a new way of providing public services to citizens and businesses through Public Administration. On the other hand, with the new models of governance the citizen is also called to participate in this process in order to greater individual empowerment and consequently of the society itself, as is the case of health literacy. Thus, the present work focuses on the evolution of health systems and analyzes the use of the services made available online by citizens in the Health Portal of the NHS in the Citizen's Area with regard to the Electronic Health Register. This was implemented with the objective of raising the levels of health literacy in Portugal, and it is an important contribution towards the implementation of the health digitization process.2021-12-16T00:00:00Z2018-12-17T00:00:00Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/19719TID:202179265porSantos, Irene Maria da Graça dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:25:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:22.948590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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