A identidade em estilhaços : ambivalência e diferença em Luce Irigaray e Clarice Lispector
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/5072 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres apresentada à Universidade Aberta |
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A identidade em estilhaços : ambivalência e diferença em Luce Irigaray e Clarice LispectorIrigaray, Luce, 1930-Lispector, Clarice, 1920-1977Estudo sobre as mulheresLiteraturaFilosofiaIdentidadeAlteridadeSexualidadeFeminismoSexual differenceIdentityAlterityLanguageDeconstructionDissertação de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres apresentada à Universidade AbertaEsta dissertação começa desterritorializada, entre as placas tectónicas de uma filosofia da diferença (sexual) e de uma literatura que «conserva uma aspa à esquerda e à direita». É uma tentativa quase impossível de orientar a leitura da obra de Clarice Lispector (1920-1977) a partir do horizonte teórico de Luce Irigaray, filósofa da segunda metade do século XX (1932). Uma filósofa e uma escritora. Discute-se que a obra destas duas autoras, cada uma a partir do seu solo, constituem-se como propostas para uma outra linguagem que rompe com o discurso dominante (e com os silêncios que o habitam) e estilhaça as identidades fundadas a partir desse discurso monológico. Debate-se a hipótese de a obra de Clarice Lispector constituir-se como exemplo vivo da possibilidade de falar mulher que Irigaray exige. Pontos cegos e linhas de fuga. Defende-se que Luce Irigaray propõe uma ontologia relacional da diferença que inaugura um outro jogo discursivo entre os dois sexos e concebe a identidade como abertura e processo. E que Clarice Lispector, na senda de uma escrita fiel à sua intuição, responde à filosofia de Luce Irigaray mesmo antes desta ser desenhada.This dissertation begins deterritorializated, between the tectonic plates of a philosophy of (sexual) difference and a literature that «preserves a quotation mark at left and right.». Thereby, it is a nearly impossible attempt to lead the reading of the works of Clarice Lispector (1920―1977) from the theoretical horizon of Luce Irigaray, philosopher of the second half of the 20th century (1932). A philosopher and a writer. We discuss that the work of these two authors, each one from her own ground, stand as proposals for another language breaks from the dominant speech (and the silences that inhabit it) and scatter the identities founded on that monologic speech. We argue the hypothesis that the work of Clarice Lispector is, in fact, the living example of speaking (as) woman that Luce Irigaray demands. Blind spots and escape lines. We advocate that Luce Irigaray proposes a relational ontology of difference that unveils other discursive game between the two sexes, that understands identity as a process and as an overture. And that Clarice Lispector, on the path of being faithfull to her intuition, answers to Luce Irigaray's Philosophy before it was even designed.Joaquim, TeresaRepositório AbertoSeixas, Maria Elisa Rosa de Albergaria2019-03-22T01:30:10Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5072TID:201136511porSeixas, Maria Elisa Rosa de Albergaria - A identidade em estilhaços [Em linha] : ambivalência e diferença em Luce Irigaray e Clarice Lispector. Lisboa : [s.n.], 2015. 128 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:28Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:54.226692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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