Perturbação de hiperactividade com défice de atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Rita da Silveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/945
Resumo: Introdução: A Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) é um dos distúrbios comportamentais mais frequentes em crianças em idade escolar, tendo apresentado um aumento significativo da sua taxa de prevalência na última década. Afecta de forma significativa o rendimento da criança em vários domínios da sua vida quotidiana, sendo frequentemente acompanhada por uma série de comorbilidades, que influenciam de forma negativa o prognóstico desta patologia. Os défices psicomotores encontrados em grande parte destas crianças, estão associados, em muitos casos, a dificuldades de aprendizagem que se revelam de forma marcante no meio escolar. Objectivos: Este estudo pretende caracterizar a população de crianças com PHDA seguidas no Serviço de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), na valência de psicomotricidade, bem como identificar o seu perfil psicomotor. Pretende-se, ainda, reconhecer as alterações mais frequentes ao nível dos diferentes factores psicomotores avaliados na Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca e verificar a influência da terapia psicomotora na evolução desses défices. Materiais e Métodos: Foram recolhidos os dados referentes à aplicação da BPM em 41 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade, com o diagnóstico clínico de PHDA, sendo que 21 dessas crianças foram sujeitas a terapia psicomotora e a uma segunda avaliação através da BPM. Foram analisados os dados correspondentes aos dois períodos de avaliação. Resultados: Os resultados mostraram que embora a maioria das crianças avaliadas apresente um perfil psicomotor normal ou bom, existem alguns défices particulares quando são analisados separadamente os diferentes factores psicomotores, tal como se pode verificar no caso da equilibração, estruturação espácio-temporal e praxia global. Por outro lado, existe uma relação significativa entre a idade, a fase de aprendizagem (ano de escolaridade) da criança e os resultados obtidos na BPM. A terapia psicomotora esteve associada a melhorias significativas no perfil psicomotor. Conclusão: De um modo geral, este estudo apoia a aplicação da BPM no estudo dos défices psicomotores em crianças com dificuldades de aprendizagem e PHDA. A evolução verificada após intervenção psicomotora, quer nas pontuações totais, quer nalguns factores psicomotores em particular, serve de suporte ao seu uso terapêutico neste tipo de crianças.
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spelling Perturbação de hiperactividade com défice de atençãoImplicações na psicomotricidade da criançaPHDA - Criança - DiagnósticoPHDA - Criança - TratamentoPHDA - Criança - ComorbilidadePHDA - Criança - Aspectos psicomotoresPHDA - Criança - AprendizagemIntrodução: A Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) é um dos distúrbios comportamentais mais frequentes em crianças em idade escolar, tendo apresentado um aumento significativo da sua taxa de prevalência na última década. Afecta de forma significativa o rendimento da criança em vários domínios da sua vida quotidiana, sendo frequentemente acompanhada por uma série de comorbilidades, que influenciam de forma negativa o prognóstico desta patologia. Os défices psicomotores encontrados em grande parte destas crianças, estão associados, em muitos casos, a dificuldades de aprendizagem que se revelam de forma marcante no meio escolar. Objectivos: Este estudo pretende caracterizar a população de crianças com PHDA seguidas no Serviço de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), na valência de psicomotricidade, bem como identificar o seu perfil psicomotor. Pretende-se, ainda, reconhecer as alterações mais frequentes ao nível dos diferentes factores psicomotores avaliados na Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca e verificar a influência da terapia psicomotora na evolução desses défices. Materiais e Métodos: Foram recolhidos os dados referentes à aplicação da BPM em 41 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade, com o diagnóstico clínico de PHDA, sendo que 21 dessas crianças foram sujeitas a terapia psicomotora e a uma segunda avaliação através da BPM. Foram analisados os dados correspondentes aos dois períodos de avaliação. Resultados: Os resultados mostraram que embora a maioria das crianças avaliadas apresente um perfil psicomotor normal ou bom, existem alguns défices particulares quando são analisados separadamente os diferentes factores psicomotores, tal como se pode verificar no caso da equilibração, estruturação espácio-temporal e praxia global. Por outro lado, existe uma relação significativa entre a idade, a fase de aprendizagem (ano de escolaridade) da criança e os resultados obtidos na BPM. A terapia psicomotora esteve associada a melhorias significativas no perfil psicomotor. Conclusão: De um modo geral, este estudo apoia a aplicação da BPM no estudo dos défices psicomotores em crianças com dificuldades de aprendizagem e PHDA. A evolução verificada após intervenção psicomotora, quer nas pontuações totais, quer nalguns factores psicomotores em particular, serve de suporte ao seu uso terapêutico neste tipo de crianças.Introduction: Attention–deficit/hyperactivity disorder (ADHD) is one of the most common behavioural disorders in school age children. We verified a significant increase of the prevalence rate in the last decade. ADHD has many comorbidities affecting the life of the child in every domain with a negative influence in the prognosis of this condition. Psychomotor deficits are responsible for many of the learning disabilities of these children. Goals: This study pretends to characterize the population of children with ADHD followed in the Department of Child Psychiatry of the Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB), under psychomotor therapy. We also pretend to identify the most frequent changes on the different factors evaluated by Psychomotor Battery (BPM) of Vítor da Fonseca and the influence of psychomotor therapy. Materials and Methods: We applied BPM in a sample of 41 children aged between 6 and 12 years old, with the diagnosis of ADHD. 21 of these children were on psychomotor therapy. The data was collected at baseline and at the end of the intervention. Results: The results showed that most of the children had a normal or good psychomotor profile. However there are some impairments when analysing the psychomotor factors one by one. There is a relationship between age, stage of learning (school year) and the results in BPM. Psychomotor profile had a significant improvement after psychomotor therapy. Conclusion: Overall, this study supports the use of BPM in the evaluation of psychomotor deficits in children with learning disabilities and ADHD. The improvements seen after psychomotor intervention, both in global scores or in some factors in particular, support its therapeutic use in such children.Universidade da Beira InteriorCorreia, Paula Cristina Moreira AntunesuBibliorumHenriques, Rita da Silveira2013-01-21T17:27:31Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:06:09Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:06:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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