Discoverer: um aplicativo móvel para estímulo de atividades físicas com realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Ricardo da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23296
Resumo: Mestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
id RCAP_a153860de6e811b3392e45ac565ef3c3
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23296
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Discoverer: um aplicativo móvel para estímulo de atividades físicas com realidade aumentadaRealidade aumentadaGamificaçãoDesenvolvimento móvelAtividades físicasDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaMestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do ParanáDevido a mudança de hábitos pertinente ao uso de tecnologias, verifica-se um aumento do número de pessoas sedentárias e consequentemente um declínio da qualidade de vida e na saúde, principalmente quando apontados os malefícios do sedentarismo. A proposta deste trabalho lida com uma maneira de amenizar os impactos da tecnologia, utilizando a mesma como modo de estimular a prática de atividades físicas. Ao ponderar um meio tecnológico que pudesse cumprir com o objetivo determinou-se a utilização de smartphones, devido a sua grande popularidade e acessibilidade. Dessa maneira, foi desenvolvido um aplicativo para plataforma Android que, por meio dos princípios da gamificação, utilizou rotas mapeadas e realidade aumentada para oferecer um jogo para estimular os usuários a praticar exercícios físicos. Além do mais, a proposta do aplicativo poderia abranger outros proveitos, como o possível impulso ao turismo e exploração geográfica das regiões na qual forem utilizados. Para fundamentar a capacidade do aplicativo em incentivar atividades físicas, foi desenvolvido e apresentado para que um grupo o utilizasse. Após a realização do teste o aplicativo foi avaliado, onde os usuários responderam um formulário online e os dados foram coletados e analisados, para então, chegar à conclusão que a proposta tem potencial de cumprir com o objetivo, isto é, estimular a prática de atividades físicas.Due to the change in habits related to the use of technologies, there is an increase in the number of sedentary people and, consequently, a decline in the quality of life and health, especially when the harm of sedentary lifestyle is pointed out. The proposal of this work deals with a way to mitigate the impacts of technology, using it as a way to stimulate the practice of physical activities. When considering a technological means that could fulfill the objective, the use of smartphones was determined, due to its great popularity and accessibility. Thus, an application for the Android platform was developed that, using the principles of gamification, used mapped routes and augmented reality to offer a game to encourage users to practice physical exercises. Furthermore, the application’s proposal could cover other benefits, such as the possible boost to tourism and geographic exploration of the regions in which they are used. To support the application’s ability to encourage physical activity, it was developed and presented for a group to use. After performing the test, the application was evaluated, where users answered an online form and the data were collected and analyzed, to then reach the conclusion that the proposal has the potential to fulfill the objective, that is, stimulate the practice of activities physical.Lopes, Rui PedroRanthum, RogérioBiblioteca Digital do IPBSilva, Paulo Ricardo da2021-02-15T16:24:16Z202120192021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23296TID:202607232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:52:07Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:19.278497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Discoverer: um aplicativo móvel para estímulo de atividades físicas com realidade aumentada
title Discoverer: um aplicativo móvel para estímulo de atividades físicas com realidade aumentada
spellingShingle Discoverer: um aplicativo móvel para estímulo de atividades físicas com realidade aumentada
Silva, Paulo Ricardo da
Realidade aumentada
Gamificação
Desenvolvimento móvel
Atividades físicas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Discoverer: um aplicativo móvel para estímulo de atividades físicas com realidade aumentada
title_full Discoverer: um aplicativo móvel para estímulo de atividades físicas com realidade aumentada
title_fullStr Discoverer: um aplicativo móvel para estímulo de atividades físicas com realidade aumentada
title_full_unstemmed Discoverer: um aplicativo móvel para estímulo de atividades físicas com realidade aumentada
title_sort Discoverer: um aplicativo móvel para estímulo de atividades físicas com realidade aumentada
author Silva, Paulo Ricardo da
author_facet Silva, Paulo Ricardo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Rui Pedro
Ranthum, Rogério
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Ricardo da
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada
Gamificação
Desenvolvimento móvel
Atividades físicas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Realidade aumentada
Gamificação
Desenvolvimento móvel
Atividades físicas
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Mestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-02-15T16:24:16Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23296
TID:202607232
url http://hdl.handle.net/10198/23296
identifier_str_mv TID:202607232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135422530453504