A máquina falante: o discurso sonoro através da mediação na peça As Três Irmãs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Francisco Mendes de Freitas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21339
Resumo: Esta dissertação pretende analisar o discurso do som mediado e as estratégias adotadas, a partir do estudo de caso do processo técnico-criativo da conceção da sonoplastia e desenho de som da peça As Três Irmãs, de Anton Tchékhov, testemunhando a metodologia efetuada e elencar a sua ação na construção dramatúrgica do espetáculo dirigido por Carlos Pimenta, numa coprodução do Ensemble - Sociedade de Actores e Teatro Nacional S. João, apresentada no Teatro Carlos Alberto, no Porto, entre 7 e 14 de Janeiro de 2021. O conceito deste espetáculo, proposto pelo encenador, formaliza a apresentação da peça no contexto de um grupo de atores que se reúne num estúdio de som para gravar As Três Irmãs numa produção de teatro radiofónico. Para tal, baseou-se na exploração da auralidade da peça, procurando elementos auditivos e visuais que pudessem relevar, simultaneamente, o universo sonoro da narrativa e o universo da gravação em estúdio, originando, por esta razão, a majoração da função do som dentro do espetáculo. Assente em duas vertentes que refletem a distinção da prática das atividades do desenho de som e da sonoplastia, buscou-se fabricar cenários e ações na reconstituição da narrativa e procurou-se salientar as relações dos personagens, entre si e no espaço, explorando a manipulação do ponto de escuta através dos microfones, tal como no teatro radiofónico, mas neste caso, devolvidas à audiência recorrendo a um dispositivo eletroacústico desenhado especificamente para esta sala e esta peça. Assim, o dispositivo sonoro estabelece o discurso do som, veiculando palavras e música, objetos e paisagens, configurando o espaço em que ocorrem e produzindo sentidos nas representações aurais dos eventos e na emocionalidade da ação, traduzindo-se, pois, num discurso dramatúrgico em relação com a narrativa. O dispositivo sonoro que permite a experiência sensorial da auralidade poder-se-á considerar, então, uma Máquina Falante. É, simultaneamente, um objeto e o espaço que cria, onde a peça de teatro radiofónico tem a sua projeção pública, como se de um filme se tratasse.
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Para tal, baseou-se na exploração da auralidade da peça, procurando elementos auditivos e visuais que pudessem relevar, simultaneamente, o universo sonoro da narrativa e o universo da gravação em estúdio, originando, por esta razão, a majoração da função do som dentro do espetáculo. Assente em duas vertentes que refletem a distinção da prática das atividades do desenho de som e da sonoplastia, buscou-se fabricar cenários e ações na reconstituição da narrativa e procurou-se salientar as relações dos personagens, entre si e no espaço, explorando a manipulação do ponto de escuta através dos microfones, tal como no teatro radiofónico, mas neste caso, devolvidas à audiência recorrendo a um dispositivo eletroacústico desenhado especificamente para esta sala e esta peça. Assim, o dispositivo sonoro estabelece o discurso do som, veiculando palavras e música, objetos e paisagens, configurando o espaço em que ocorrem e produzindo sentidos nas representações aurais dos eventos e na emocionalidade da ação, traduzindo-se, pois, num discurso dramatúrgico em relação com a narrativa. O dispositivo sonoro que permite a experiência sensorial da auralidade poder-se-á considerar, então, uma Máquina Falante. É, simultaneamente, um objeto e o espaço que cria, onde a peça de teatro radiofónico tem a sua projeção pública, como se de um filme se tratasse.This dissertation aims to analyse the mediated sound discourse and the strategies adopted, based on the case study of the technical-creative process of the sonoplastia (sound track) and the sound design of the play The Three Sisters, by Anton Chekhov, witnessing the methodology and listing its action in the dramaturgical construction of the play directed by Carlos Pimenta, in a co-production of the Ensemble - Sociedade de Actores and Teatro Nacional S. João, presented at Teatro Carlos Alberto, in Oporto, between January 7 and January 14, 2021. The concept of this show, proposed by the director, formalizes the presentation of the play in the context of a group of actors who meet in a sound studio to record The Three Sisters for a radio drama production. To this end it was based on the exploration of the aurality of the play, looking for auditory and visual elements that could simultaneously highlight the sound universe of the narrative and the universe of the studio recording originating the increase of the role of sound within the show. Based on two strands that reflect the distinction of the practice of sound design and sound design activities, we sought to fabricate scenarios and actions in the reconstitution of the narrative and tried to highlight the relationships of the characters, among themselves and in space, exploring the manipulation of the listening point through the microphones, as in radio drama, but in this case, given back to the audience using an electroacoustic device designed specifically for this room and this play. Thus, the sound device establishes the discourse of sound, conveying words and music, objects and landscapes, configuring the space in which they occur and producing senses in the aural representations of events and in the emotionality of the action, translating itself into a dramaturgical discourse in relation to the narrative. The sound device that allows the sensorial experience of aurality can then be considered a Talking Machine. It is both an object and the space it creates, where the radio theater piece has its public projection, as if it were a film.Cabral, Inês SalselasConceição, Marco Paulo BarbosaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeal, Francisco Mendes de Freitas2023-01-05T18:39:34Z2022-11-302022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21339TID:203135253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:24.465261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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