Contrabando
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5877 |
Resumo: | Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas/ Escritas de Cena. |
id |
RCAP_a16826347a041947f7633601d1e06ef4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ContrabandoIdentidadeMemóriaLinguagemRepresentaçãoPersonaIdentityMemoryLanguageRepresentationTrabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas/ Escritas de Cena.Contrabando é uma apresentação e um desenvolvimento de Nada. Nada - um nome, uma ideia, uma forma, uma memória, uma identidade - é uma persona aqui fundadora. Contrabando, escrita inédita feita para cena, obra alegadamente dramática, não é autobiografia, não é história, não é documento nem homenagem, apenas uma vontade de representação, uma experiência de participação, uma determinação em saber, uma inquietação, um pensamento inicial. Todos temos a memória de algum modo dividida, arruinada. Fiz uma tentativa, uma matéria que se encheu de um sentido particular de vida com o qual pretende adquirir um valor universal; coloquei-me e coloquei-nos de um modo avulso. Eu quis falar, dizer como me sinto, pensar como estou a ser, compreender como estou a fazer, formar uma representação de como sou homem. Trata-se de uma escrita e de uma reflexão cujo propósito é fundamentalmente sobre uma incerta forma cénica, sobre uma linguagem e as possibilidades da sua autonomia. Nada tem uma relação directa comigo e penso que uma qualquer com todos vós. É um actor? Um artista? Um autor? O autor? Uma linguagem? É uma representação e é uma abstracção certamente.ABSTRACT - Contrabando is a presentation and a development of Nada. Nada - a name, an idea, a form, a memory, an identity - is here a founding persona. Contrabando, a new, yet unpublished piece written for the stage, a work allegedly dramatic, is not an autobiography, not a story, not a document or homage, but only the outcome of an urge for representation, an experience in participation, a determination to know, an unease, an initial thought. We all have our memory somehow divided, derelict, ruined. What I made is an attempt, a matter that filled up with a particular sense of life through which it intends to acquire some universal value; I placed myself and placed us in an avulso (vague, detached, one-off) mode. I wanted to speak, to say how I feel, to think about how I am being, understand how I am doing, to give shape to a representation of how I am a man. This is a writing-down and a reflection whose purpose turns fundamentally on an uncertain scenic form, on a language and its possibilities of autonomy. Nada directly relates to me and in some way, I believe, to all of you. Is it an actor? An artist? An author? The author? A language? It is a representation and it is an abstraction certainly.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaAntunes, DavidRCIPLAfonso, Paulo João Freire2016-03-16T15:02:20Z2013-12-122013-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5877TID:201039699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:05.850931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contrabando |
title |
Contrabando |
spellingShingle |
Contrabando Afonso, Paulo João Freire Identidade Memória Linguagem Representação Persona Identity Memory Language Representation |
title_short |
Contrabando |
title_full |
Contrabando |
title_fullStr |
Contrabando |
title_full_unstemmed |
Contrabando |
title_sort |
Contrabando |
author |
Afonso, Paulo João Freire |
author_facet |
Afonso, Paulo João Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, David RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Paulo João Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Memória Linguagem Representação Persona Identity Memory Language Representation |
topic |
Identidade Memória Linguagem Representação Persona Identity Memory Language Representation |
description |
Trabalho de Projecto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Artes Performativas/ Escritas de Cena. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-12 2013-12-12T00:00:00Z 2016-03-16T15:02:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5877 TID:201039699 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5877 |
identifier_str_mv |
TID:201039699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133408793722880 |