Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/11962 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Norte-Americanos |
id |
RCAP_a16881f2517983545ca44ac32cb0aaee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/11962 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt WhitneyIsabella Stewart GardnerGertrude Vanderbilt WhitneyJohn Singer SargentColeccionismoarte norte-americanaGenteel traditionMuseusDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Norte-AmericanosEste trabalho pretende dar a conhecer a conjuntura na qual o empreendedorismo cultural das coleccionadoras de arte, Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney, teve lugar. Para tal temos em conta as particularidades que compõem os dois casos que contribuíram para o enriquecimento do panorama cultural estadunidense. Por outro lado, propomos perceber de que modo a atuação de ambas refletia os cânones do coleccionismo e estéticos contemporâneos. Mais ainda, iremos analisar como o facto de se tratar de duas mulheres que coleccionavam arte – sendo esta uma prática relacionada com o capital masculino – constituiu um contributo para a valorização do papel da mulher, em particular na cultura. E uma vez que é nos studioli ou gabinetes de curiosidades que encontramos semelhanças com o espírito do coleccionador estadunidense, nomeadamente no reflexo de uma aspiração expressa através de uma colecção, começamos, no capítulo I, por dar a conhecer diferentes casos de coleccionismo europeu, desde a criação dos studioli aos museus públicos. Os gabinetes de curiosidade, ao representarem um veículo privilegiado para a aquisição de conhecimento, são representativos do desenvolvimento de um modelo cultural desde a esfera privada ao museu público. Deste modo, propomos olhar a evolução deste modelo na Europa e, em contraste, os moldes em que este modelo veio a influenciar o coleccionismo privado nos Estados Unidos da América e como nele se inclui o contributo da mulher. Assim, e tendo em conta o contexto cultural e social analisado anteriormente, propomos olhar nos capítulos II e III o percurso das coleccionadoras e mecenas das artes Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney. Em Gardner focamos a sua dedicação ao conhecimento do mundo da arte, e na formação de uma colecção privada que deu origem a museu público. Destacamos o seu papel no campo do empreendedorismo cultural, o qual estava conotado com uma atividade masculina. A sua relação com a arte e os artistas foi também uma forma de valorizar o papel da mulher, e de quem destacamos John Singer Sargent. O pintor representa a tradição artística europeia, contudo contribuiu para a criação de uma identidade e de uma imagem da elite americana, e em particular da figura feminina. Em Whitney temos em conta o seu background cultural, numa família que contribuiu para a difusão de um estilo de vida sustentado nos costumes europeus dentro da genteel tradition. Gertrude Vanderbilt Whitney, conforme veremos, viria a usufruir do gosto pela arte, contudo, vocacionado para a arte americana do seu tempo. Além de coleccionadora e artista, a sua acção passou pela criação de espaços expositivos e ateliers e pela aquisição de obras de arte que constituíram o acervo pessoal da mecenas. O espólio deu origem ao Whitney Museum of American Art, reclamando o talento e a visão artística americana, tendo contribuído para a afirmação de uma identidade artística nacional.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNBaldaque, Lourença Agustina Bessa-Luís Alves2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11962TID:201049864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:43Zoai:run.unl.pt:10362/11962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:39.679267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney |
title |
Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney |
spellingShingle |
Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney Baldaque, Lourença Agustina Bessa-Luís Alves Isabella Stewart Gardner Gertrude Vanderbilt Whitney John Singer Sargent Coleccionismo arte norte-americana Genteel tradition Museus |
title_short |
Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney |
title_full |
Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney |
title_fullStr |
Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney |
title_full_unstemmed |
Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney |
title_sort |
Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney |
author |
Baldaque, Lourença Agustina Bessa-Luís Alves |
author_facet |
Baldaque, Lourença Agustina Bessa-Luís Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldaque, Lourença Agustina Bessa-Luís Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Isabella Stewart Gardner Gertrude Vanderbilt Whitney John Singer Sargent Coleccionismo arte norte-americana Genteel tradition Museus |
topic |
Isabella Stewart Gardner Gertrude Vanderbilt Whitney John Singer Sargent Coleccionismo arte norte-americana Genteel tradition Museus |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Norte-Americanos |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10 2013-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/11962 TID:201049864 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/11962 |
identifier_str_mv |
TID:201049864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137847679123456 |