Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldaque, Lourença Agustina Bessa-Luís Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11962
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Norte-Americanos
id RCAP_a16881f2517983545ca44ac32cb0aaee
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/11962
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt WhitneyIsabella Stewart GardnerGertrude Vanderbilt WhitneyJohn Singer SargentColeccionismoarte norte-americanaGenteel traditionMuseusDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Norte-AmericanosEste trabalho pretende dar a conhecer a conjuntura na qual o empreendedorismo cultural das coleccionadoras de arte, Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney, teve lugar. Para tal temos em conta as particularidades que compõem os dois casos que contribuíram para o enriquecimento do panorama cultural estadunidense. Por outro lado, propomos perceber de que modo a atuação de ambas refletia os cânones do coleccionismo e estéticos contemporâneos. Mais ainda, iremos analisar como o facto de se tratar de duas mulheres que coleccionavam arte – sendo esta uma prática relacionada com o capital masculino – constituiu um contributo para a valorização do papel da mulher, em particular na cultura. E uma vez que é nos studioli ou gabinetes de curiosidades que encontramos semelhanças com o espírito do coleccionador estadunidense, nomeadamente no reflexo de uma aspiração expressa através de uma colecção, começamos, no capítulo I, por dar a conhecer diferentes casos de coleccionismo europeu, desde a criação dos studioli aos museus públicos. Os gabinetes de curiosidade, ao representarem um veículo privilegiado para a aquisição de conhecimento, são representativos do desenvolvimento de um modelo cultural desde a esfera privada ao museu público. Deste modo, propomos olhar a evolução deste modelo na Europa e, em contraste, os moldes em que este modelo veio a influenciar o coleccionismo privado nos Estados Unidos da América e como nele se inclui o contributo da mulher. Assim, e tendo em conta o contexto cultural e social analisado anteriormente, propomos olhar nos capítulos II e III o percurso das coleccionadoras e mecenas das artes Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney. Em Gardner focamos a sua dedicação ao conhecimento do mundo da arte, e na formação de uma colecção privada que deu origem a museu público. Destacamos o seu papel no campo do empreendedorismo cultural, o qual estava conotado com uma atividade masculina. A sua relação com a arte e os artistas foi também uma forma de valorizar o papel da mulher, e de quem destacamos John Singer Sargent. O pintor representa a tradição artística europeia, contudo contribuiu para a criação de uma identidade e de uma imagem da elite americana, e em particular da figura feminina. Em Whitney temos em conta o seu background cultural, numa família que contribuiu para a difusão de um estilo de vida sustentado nos costumes europeus dentro da genteel tradition. Gertrude Vanderbilt Whitney, conforme veremos, viria a usufruir do gosto pela arte, contudo, vocacionado para a arte americana do seu tempo. Além de coleccionadora e artista, a sua acção passou pela criação de espaços expositivos e ateliers e pela aquisição de obras de arte que constituíram o acervo pessoal da mecenas. O espólio deu origem ao Whitney Museum of American Art, reclamando o talento e a visão artística americana, tendo contribuído para a afirmação de uma identidade artística nacional.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNBaldaque, Lourença Agustina Bessa-Luís Alves2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11962TID:201049864porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:43Zoai:run.unl.pt:10362/11962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:39.679267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney
title Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney
spellingShingle Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney
Baldaque, Lourença Agustina Bessa-Luís Alves
Isabella Stewart Gardner
Gertrude Vanderbilt Whitney
John Singer Sargent
Coleccionismo
arte norte-americana
Genteel tradition
Museus
title_short Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney
title_full Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney
title_fullStr Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney
title_full_unstemmed Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney
title_sort Da colecção privada ao museu público: o empreendedorismo cultural de Isabella Stewart Gardner e Gertrude Vanderbilt Whitney
author Baldaque, Lourença Agustina Bessa-Luís Alves
author_facet Baldaque, Lourença Agustina Bessa-Luís Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldaque, Lourença Agustina Bessa-Luís Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Isabella Stewart Gardner
Gertrude Vanderbilt Whitney
John Singer Sargent
Coleccionismo
arte norte-americana
Genteel tradition
Museus
topic Isabella Stewart Gardner
Gertrude Vanderbilt Whitney
John Singer Sargent
Coleccionismo
arte norte-americana
Genteel tradition
Museus
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Estudos Norte-Americanos
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/11962
TID:201049864
url http://hdl.handle.net/10362/11962
identifier_str_mv TID:201049864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137847679123456