Um estudo preliminar sobre a influência da inteligência emocional na criação de falsas memórias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12111 |
Resumo: | No contexto forense, existem diversas variáveis que podem influenciar a criação de falsas memórias, afetando a confiabilidade do testemunho ocular, sendo crucial a identificação das mesmas. O presente estudo teve como principal objetivo avaliar a influência que a Inteligência Emocional (IE) pode ter na criação de falsas memórias, sendo uma variável ainda não explorada na literatura, pelo menos que se tenha conhecimento. Para tal, 108 participantes visualizaram um de dois vídeos (54 visualizaram o vídeo de crime e 54 o vídeo neutro), preencheram escalas de stresse/ansiedade e de avaliação da IE, responderam a um questionário sobre o vídeo visualizado para se avaliarem os erros de memória e realizaram uma tarefa de evocação livre para a avaliação das falsas memórias. Os resultados mostraram que a IE não tem influência na produção de falsas memórias, em ambas as condições. No entanto, teve influência nos erros de memória, ou seja, indivíduos emocionalmente mais inteligentes erraram menos, independentemente da condição. Verificou se ainda, que o stresse e ansiedade não têm influência no desempenho dos participantes. Os resultados deste estudo podem ser relevantes no momento das entrevistas e da tomada de decisão com base no testemunho ocular. |
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Um estudo preliminar sobre a influência da inteligência emocional na criação de falsas memóriasMESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSEPSICOLOGIA FORENSEFALSAS MEMÓRIASTESTEMUNHOSINTELIGÊNCIA EMOCIONALFORENSIC PSYCHOLOGYFALSE MEMORIESTESTIMONIESEMOTIONAL INTELLIGENCENo contexto forense, existem diversas variáveis que podem influenciar a criação de falsas memórias, afetando a confiabilidade do testemunho ocular, sendo crucial a identificação das mesmas. O presente estudo teve como principal objetivo avaliar a influência que a Inteligência Emocional (IE) pode ter na criação de falsas memórias, sendo uma variável ainda não explorada na literatura, pelo menos que se tenha conhecimento. Para tal, 108 participantes visualizaram um de dois vídeos (54 visualizaram o vídeo de crime e 54 o vídeo neutro), preencheram escalas de stresse/ansiedade e de avaliação da IE, responderam a um questionário sobre o vídeo visualizado para se avaliarem os erros de memória e realizaram uma tarefa de evocação livre para a avaliação das falsas memórias. Os resultados mostraram que a IE não tem influência na produção de falsas memórias, em ambas as condições. No entanto, teve influência nos erros de memória, ou seja, indivíduos emocionalmente mais inteligentes erraram menos, independentemente da condição. Verificou se ainda, que o stresse e ansiedade não têm influência no desempenho dos participantes. Os resultados deste estudo podem ser relevantes no momento das entrevistas e da tomada de decisão com base no testemunho ocular.In the forensic context there are multiple variables which can affect the creation of false memories, affecting the reliability of the eye testimony. It is crucial to identify those variables. The main purpose of this study was to assess the influence of Emotional Intelligence (EI) in the creation of false memories, which is a variable that has not been studied in literature, as far as we know. In order to do that, 108 participants visualized one of the two videos (54 watched the crime video and 54 the neutral video). They filled stress/anxiety and EI assessment scales and a questionnaire about the video to evaluate the memory errors and also performed a free recall task to evaluate the false memories. The results showed that EI has no influence in the creation of false memories, in both crime and neutral conditions. However, it showed an influence in the memory errors, that is, more emotionally intelligent individuals make less errors, regardless of the condition. We also verified that stress and anxiety have no influence in the participants’ performance. These findings can be relevant at the interviews and at the decision-making process based on the eye testimony2021-07-22T15:55:34Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12111TID:202738280porSilva, Alexandra Gonçalves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:37Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:48.011600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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