Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Renato de Castro Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3491
Resumo: A iniciativa da realização do presente estudo foi despertada pelo grande salto da representatividade da indústria calçadista do Ceará. Considerada sem expressão no cenário manufatureiro do calçado brasileiro, o Ceará a partir da década de 1980 começou a avançar, graças a uma agressiva e bem sucedida política governamental de atração de tradicionais fabricantes do sul e sudeste proporcionando-lhes as condições estruturais de que precisavam para fazerem valer suas estratégias de conquistar novos mercados no exterior. Já na década de 1990 o setor calçadista do Ceará começou a despontar como pólo de referência na fabricação e exportação de calçados para todos os continentes, mercê da qualidade, diversificação, incentivos governamentais, proximidades dos importadores estabelecidos nos EUA e nos principais países da Europa. Hoje o setor ocupa o primeiro lugar no ranking da pauta de exportações dos produtos cearenses e se constitui no segundo maior produtor e exportador nacional de calçados. A temática do estudo procura conhecer os precedentes e as providências que favoreceram a atração das grandes empresas manufatureiras de outros estados; as vantagens comparativas; as estratégias competitivas e as competências de que faz uso o setor para crescer e assegurar o seu desenvolvimento sustentável. O trabalho de investigação do tipo exploratório/descritivo desenvolvido por meio de um estudo de caso inquiriu empresas e especialistas do setor com o objetivo de colher as informações suficientes para um perfeito entendimento do fenômeno.
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