Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3491 |
Resumo: | A iniciativa da realização do presente estudo foi despertada pelo grande salto da representatividade da indústria calçadista do Ceará. Considerada sem expressão no cenário manufatureiro do calçado brasileiro, o Ceará a partir da década de 1980 começou a avançar, graças a uma agressiva e bem sucedida política governamental de atração de tradicionais fabricantes do sul e sudeste proporcionando-lhes as condições estruturais de que precisavam para fazerem valer suas estratégias de conquistar novos mercados no exterior. Já na década de 1990 o setor calçadista do Ceará começou a despontar como pólo de referência na fabricação e exportação de calçados para todos os continentes, mercê da qualidade, diversificação, incentivos governamentais, proximidades dos importadores estabelecidos nos EUA e nos principais países da Europa. Hoje o setor ocupa o primeiro lugar no ranking da pauta de exportações dos produtos cearenses e se constitui no segundo maior produtor e exportador nacional de calçados. A temática do estudo procura conhecer os precedentes e as providências que favoreceram a atração das grandes empresas manufatureiras de outros estados; as vantagens comparativas; as estratégias competitivas e as competências de que faz uso o setor para crescer e assegurar o seu desenvolvimento sustentável. O trabalho de investigação do tipo exploratório/descritivo desenvolvido por meio de um estudo de caso inquiriu empresas e especialistas do setor com o objetivo de colher as informações suficientes para um perfeito entendimento do fenômeno. |
id |
RCAP_a184e4fb3e43e3871b1825d16bc1a425 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3491 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do CearáCalçadoCeará BrasilEstratégias competitivasCompetênciasResponsabilidade socioambientalShoesCompetencesSocioenvironmental responsibilityCompetitive strategiesA iniciativa da realização do presente estudo foi despertada pelo grande salto da representatividade da indústria calçadista do Ceará. Considerada sem expressão no cenário manufatureiro do calçado brasileiro, o Ceará a partir da década de 1980 começou a avançar, graças a uma agressiva e bem sucedida política governamental de atração de tradicionais fabricantes do sul e sudeste proporcionando-lhes as condições estruturais de que precisavam para fazerem valer suas estratégias de conquistar novos mercados no exterior. Já na década de 1990 o setor calçadista do Ceará começou a despontar como pólo de referência na fabricação e exportação de calçados para todos os continentes, mercê da qualidade, diversificação, incentivos governamentais, proximidades dos importadores estabelecidos nos EUA e nos principais países da Europa. Hoje o setor ocupa o primeiro lugar no ranking da pauta de exportações dos produtos cearenses e se constitui no segundo maior produtor e exportador nacional de calçados. A temática do estudo procura conhecer os precedentes e as providências que favoreceram a atração das grandes empresas manufatureiras de outros estados; as vantagens comparativas; as estratégias competitivas e as competências de que faz uso o setor para crescer e assegurar o seu desenvolvimento sustentável. O trabalho de investigação do tipo exploratório/descritivo desenvolvido por meio de um estudo de caso inquiriu empresas e especialistas do setor com o objetivo de colher as informações suficientes para um perfeito entendimento do fenômeno.Prior to 1980, the shoe industry in Ceará had a negligible impact on the Brazilian economy. However, over the past decades the sector has experienced a boom thanks to aggressive and successful government policies attracting investments from traditional shoe manufacturers from the South and Southeast of the country in exchange for government-pledged support and infrastructure required to gain access to new international markets. In the 1990s the shoe industry in Ceará was already a regional reference in shoe manufacture and exports worldwide due to excellent product quality and variety, government incentives and proximity to major importers in the US and Europe. Today shoes are the most important export commodity in Ceará, and the state boasts the second-largest cluster of shoe manufacturers in Brazil. The objective of this case study was to review the history of the shoe industry in Ceará and determine the factors and strategies responsible for attracting shoe manufacturers from other regions, including competitive strategies, comparative advantages and competences capable of promoting sustainable development. The study was exploratory and descriptive and based on information collected from companies and experts in the field.2012-03-28T14:48:20Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/3491porJúnior, Renato de Castro Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:58.855294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará |
title |
Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará |
spellingShingle |
Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará Júnior, Renato de Castro Santos Calçado Ceará Brasil Estratégias competitivas Competências Responsabilidade socioambiental Shoes Competences Socioenvironmental responsibility Competitive strategies |
title_short |
Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará |
title_full |
Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará |
title_fullStr |
Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará |
title_full_unstemmed |
Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará |
title_sort |
Estratégias competitivas e competências do setor calçadista do Ceará |
author |
Júnior, Renato de Castro Santos |
author_facet |
Júnior, Renato de Castro Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Renato de Castro Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Calçado Ceará Brasil Estratégias competitivas Competências Responsabilidade socioambiental Shoes Competences Socioenvironmental responsibility Competitive strategies |
topic |
Calçado Ceará Brasil Estratégias competitivas Competências Responsabilidade socioambiental Shoes Competences Socioenvironmental responsibility Competitive strategies |
description |
A iniciativa da realização do presente estudo foi despertada pelo grande salto da representatividade da indústria calçadista do Ceará. Considerada sem expressão no cenário manufatureiro do calçado brasileiro, o Ceará a partir da década de 1980 começou a avançar, graças a uma agressiva e bem sucedida política governamental de atração de tradicionais fabricantes do sul e sudeste proporcionando-lhes as condições estruturais de que precisavam para fazerem valer suas estratégias de conquistar novos mercados no exterior. Já na década de 1990 o setor calçadista do Ceará começou a despontar como pólo de referência na fabricação e exportação de calçados para todos os continentes, mercê da qualidade, diversificação, incentivos governamentais, proximidades dos importadores estabelecidos nos EUA e nos principais países da Europa. Hoje o setor ocupa o primeiro lugar no ranking da pauta de exportações dos produtos cearenses e se constitui no segundo maior produtor e exportador nacional de calçados. A temática do estudo procura conhecer os precedentes e as providências que favoreceram a atração das grandes empresas manufatureiras de outros estados; as vantagens comparativas; as estratégias competitivas e as competências de que faz uso o setor para crescer e assegurar o seu desenvolvimento sustentável. O trabalho de investigação do tipo exploratório/descritivo desenvolvido por meio de um estudo de caso inquiriu empresas e especialistas do setor com o objetivo de colher as informações suficientes para um perfeito entendimento do fenômeno. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2010-07 2012-03-28T14:48:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/3491 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/3491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134748964028416 |