A segurança do paciente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/15757 |
Resumo: | Mestrado , Gestão em Enfermagem, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa |
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A segurança do pacientecontributo da comunicação na passagem de turno para a qualidade dos cuidadosComunicaçãoSegurança do doentePassagem de turnoQualidade dos cuidados de saúdeBarreiras de comunicaçãoMestrado , Gestão em Enfermagem, 2013, Escola Superior de Enfermagem de LisboaA comunicação em saúde é um factor subjacente à qualidade em saúde e segurança do paciente. Para que os cuidados de saúde sejam contínuos e com o menor erro, é essencial que a comunicação entre profissionais seja eficaz e completa, pelo que a comunicação ineficaz é uma das principais causas para a existência de erros na saúde. A passagem de turno é o momento privilegiado para garantir a transmissão de informação entre profissionais, assim como a oportunidade de discutir casos e colocar questões entre a equipa de enfermagem. É importante que os enfermeiros tenham noção da importância de uma correcta comunicação, assim como as principais competências comunicacionais existentes e que deverão estar presentes no seu quotidiano. Possuir estas competências pode levar a um menor cansaço, aumento de produtividade, gestão eficaz do tempo e à melhoria da qualidade no cuidar. Através de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, com o objectivo geral de descrever as competências comunicacionais do enfermeiro na passagem de turno, pretendeu se identificar se as competências comunicacionais dos enfermeiros influenciam a qualidade da passagem de turno. Para tal, foi criado um questionário, aplicado aos Enfermeiros do Departamento de Medicina de um Hospital Central de Lisboa. O tratamento de dados foi realizado com recurso ao tratamento informático por SPSS, versão 20.0 para Windows e Excel. Foi possível constatar que os enfermeiros possuem diferentes competências adequadas a uma comunicação eficaz, em prol da qualidade na passagem de turno, das quais se pode distinguir: o respeito, a intenção de cuidar, a curiosidade e o interesse. O enfermeiro possui um papel activo com iniciativa e atitude positiva, com um discurso claro e directo. Para tal, é importante que a passagem de turno seja realizada cara a cara, com comunicação em ambos os sentidos, através de uma forma verbal e escrita, permitindo-lhe o tempo que for necessário, de modo a existir um espaço para clarificar a informação[s.n.]Lucas, Pedro BernardesRepositório ComumSousa, Alexandra Margarida Salvador e2016-11-25T09:43:40Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15757TID:201166232porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T09:16:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T09:16:38Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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