Ensino-aprendizagem da Matemática com materiais pedagógicos inspirados na abordagem concreto-pictórico-abstrato na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/6342 |
Resumo: | Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 23 de março de 2022, Universidade dos Açores. |
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Ensino-aprendizagem da Matemática com materiais pedagógicos inspirados na abordagem concreto-pictórico-abstrato na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1.º Ciclo)Ensino da MatemáticaEstágio PedagógicoMatemáticaMétodo de Singapura1st Cycle of Basic EducationMathematics TeachingPedagogical InternshipPre-school EducationSingapore MethodDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 23 de março de 2022, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio expõe, de forma fundamentada, o trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. A análise e a reflexão acerca dos percursos formativos vivenciados conduziram a uma breve contextualização da natureza e âmbito da ação docente em regime (predominantemente) de monodocência, que caracteriza estes níveis de ensino, com referência a literatura da especialidade. A temática selecionada para estudo e aprofundamento foca o ensino e a aprendizagem da Matemática com materiais pedagógicos inspirados na abordagem concreto-pictórico-abstrato (abordagem CPA), preconizada pelo Método de Singapura e que remonta aos trabalhos de Bruner (1966). Neste enquadramento, entende-se como material pedagógico qualquer instrumento que, adequadamente selecionado e/ou construído e gerido, promova junto das crianças/alunos vivências/experiências facilitadoras de aprendizagens ativas e significativas. Procurámos destacar, neste trabalho, a importância e a necessidade de utilização de materiais pedagógicos, no contexto do ensino-aprendizagem da Matemática, defendendo um percurso faseado contemplando os estádios concreto, pictórico e abstrato. Neste sentido, entendemos o professor como um guia no processo de aprendizagem, à semelhança do que defende Dienes (1970), dando destaque à criança/aluno como responsável pela construção do seu conhecimento, em ação e interação. As práticas pedagógicas analisadas e refletidas revelaram-se momentos ricos de aprendizagem profissional. Procedemos à seleção, construção e gestão de materiais diversificados, que atenderam às características e necessidades das crianças/alunos, contemplando uma abordagem faseada aos temas matemáticos mediante a exploração de diferentes representações de cariz concreto, pictórico e abstrato. Complementarmente, procedemos à realização de um pequeno estudo exploratório, com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre as representações de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo no que concerne à construção e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da Matemática. Os resultados dos inquéritos realizados indicam que os participantes privilegiam, nas suas práticas, materiais que apelam tendencialmente à concretização (como os materiais manipuláveis e os jogos pedagógicos), valorizando em primeira instância as funções específicas dos materiais associadas a esse mesmo estádio da abordagem CPA. Dos materiais manipuláveis, os Educadores de Infância mostram uma clara preferência pelos não estruturados, enquanto que os Docentes Titulares do 1.º Ciclo do Ensino Básico preferem em maior número os estruturados. Nas práticas dos Docentes Titulares evidencia-se ainda uma elevada tendência para o uso de manuais e fichas (que estimulam a exploração de representações pictóricas e, sobretudo, a utilização de linguagem matemática formal e, portanto, o último estádio da abordagem CPA), bem como para a valorização de funções específicas dos materiais pedagógicos que evidenciam a prevalência do estádio abstrato sobre o estádio pictórico. Esta inversão do faseamento das diferentes representações, com enfoque no estádio abstrato, requer análise e reflexão em ocasiões futuras, pois poderá constituir um fator, a nosso ver, que comprometa o desenvolvimento de aprendizagens ativas e significativas dos temas matemáticos por parte das crianças/alunos. Neste mesmo estudo, verificámos ainda que a generalidade dos participantes valoriza as funções gerais dos materiais pedagógicos associadas ao seu potencial para motivar e cativar o interesse dos alunos, facto que destacamos como muito positivo.ABSTRACT: This Internship Report exposes, in a reasoned way, the work developed under the curricular units of Pedagogical Internship I and II, carried out in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Basic Education, respectively, in the context of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, of the University of the Azores. The analysis and reflection on the training paths experienced led to a brief contextualization of the nature and scope of teaching action in a (predominantly) monoteaching regime that characterizes these levels of education, with reference to specialized literature. The theme selected for further study focuses on the teaching and learning of Mathematics with pedagogical materials inspired by the concrete-pictorial-abstract approach (CPA approach), recommended by the Singapore Method and dating back to the work of Bruner (1966). In this framework, pedagogical material is understood as any instrument that, properly selected and/or built and managed, promotes experiences that facilitate active and meaningful learning for the children/students. In this work, we tried to highlight the importance and the need for the use of pedagogical materials in the context of Mathematics teaching-learning, defending a step-by-step approach that includes the concrete, pictorial and abstract stages. In this sense, we understand the teacher as a guide in the learning process, similar to Dienes (1970), emphasizing the child/student as being responsible for the construction of his/her knowledge, in action and interaction. The pedagogical practices analyzed and reflected revealed themselves as rich moments of professional learning. We proceeded with the selection, construction and management of diversified materials, which met the characteristics and needs of children/students, contemplating a phased approach to mathematical themes through the exploration of different concrete, pictorial and abstract representations. In addition, we conducted a small exploratory study, with the purpose of deepening our knowledge about the representations of Educators and Teachers concerning the construction and management of pedagogical materials for the teaching of Mathematics. The results of the surveys indicate that the participants give preference, in their practices, to materials that tend to appeal to concretion (such as manipulable materials and educational games), valuing in the first instance the specific functions of the materials associated with this same stage of the CPA approach. Of the manipulable materials, Pre-School Educators show a clear preference for unstructured materials, while Head Teachers of the 1st Cycle of Basic Education prefer the structured ones. In the Head Teachers' practices there is also a high tendency to use textbooks and worksheets (which stimulate the exploration of pictorial representations and, above all, the use of formal mathematical language and, therefore, the last stage of the CPA approach), as well as to value the specific functions of teaching materials that show the prevalence of the abstract stage over the pictorial stage. This inversion of the phasing of the different representations, focusing on the abstract stage, requires analysis and reflection on future occasions, as it may be a factor, in our view, that compromises the development of active and meaningful learning of mathematical topics by children/students. In this same study, we also verified that the generality of the participants values the general functions of pedagogical materials associated with their potential to motivate and captivate the students' interest, a fact that we highlight as very positive.Dinis, Raquel José de Jesus VigárioTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaRepositório da Universidade dos AçoresReis, Mafalda Gomes2022-06-09T16:01:18Z2022-03-232022-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6342202995526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:48Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:28.390533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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