Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13553 |
Resumo: | No presente artigo, partindo dos trabalhos de Itard com o menino selvagem de Aveyron define-se, primeiramente, Educação Especial, salientando a necessidade de neste campo a atuação ser feita por diferentes intervenientes que constituem uma equipa multidisciplinar.Procura-se de seguida dar a conhecer aquela que é a filosofia que, na atualidade,estána base do atendimento educativo das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), a filosofia da Inclusão. Apesar de o conceito de inclusão ser alvo de alguma controvérsia, de ser visto de forma abrangente e de não ser objeto de unanimidade no que diz respeito à sua definição e às suas práticas, a leitura atenta e seletiva da bibliografia remete para um conjunto de definições bem estruturadas que clarificam o nosso pensamento. A “confusão” parece surgir mais ao nível do entendimento daquilo que se toma como sendo inclusão total e da forma como, em termos práticos, e em função do tipo de alunos com NEE, esta decorre ou se processa. |
id |
RCAP_a1c0564e289189ebad22d80119f19fb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13553 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de AveyronItardInclusãoEducação especialNo presente artigo, partindo dos trabalhos de Itard com o menino selvagem de Aveyron define-se, primeiramente, Educação Especial, salientando a necessidade de neste campo a atuação ser feita por diferentes intervenientes que constituem uma equipa multidisciplinar.Procura-se de seguida dar a conhecer aquela que é a filosofia que, na atualidade,estána base do atendimento educativo das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), a filosofia da Inclusão. Apesar de o conceito de inclusão ser alvo de alguma controvérsia, de ser visto de forma abrangente e de não ser objeto de unanimidade no que diz respeito à sua definição e às suas práticas, a leitura atenta e seletiva da bibliografia remete para um conjunto de definições bem estruturadas que clarificam o nosso pensamento. A “confusão” parece surgir mais ao nível do entendimento daquilo que se toma como sendo inclusão total e da forma como, em termos práticos, e em função do tipo de alunos com NEE, esta decorre ou se processa.Universidade Federal de Santa MariaBiblioteca Digital do IPBVaz, Paula Marisa Fortunato2016-11-30T11:22:38Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13553porVaz, Paula Marisa Fortunato (2016). Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron. Revista Educação Especial. ISSN 1808-270X. 29:56, p. 551-5601808-270Xhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X22491info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:31:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:37.114509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron |
title |
Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron |
spellingShingle |
Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron Vaz, Paula Marisa Fortunato Itard Inclusão Educação especial |
title_short |
Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron |
title_full |
Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron |
title_fullStr |
Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron |
title_full_unstemmed |
Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron |
title_sort |
Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron |
author |
Vaz, Paula Marisa Fortunato |
author_facet |
Vaz, Paula Marisa Fortunato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Paula Marisa Fortunato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Itard Inclusão Educação especial |
topic |
Itard Inclusão Educação especial |
description |
No presente artigo, partindo dos trabalhos de Itard com o menino selvagem de Aveyron define-se, primeiramente, Educação Especial, salientando a necessidade de neste campo a atuação ser feita por diferentes intervenientes que constituem uma equipa multidisciplinar.Procura-se de seguida dar a conhecer aquela que é a filosofia que, na atualidade,estána base do atendimento educativo das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), a filosofia da Inclusão. Apesar de o conceito de inclusão ser alvo de alguma controvérsia, de ser visto de forma abrangente e de não ser objeto de unanimidade no que diz respeito à sua definição e às suas práticas, a leitura atenta e seletiva da bibliografia remete para um conjunto de definições bem estruturadas que clarificam o nosso pensamento. A “confusão” parece surgir mais ao nível do entendimento daquilo que se toma como sendo inclusão total e da forma como, em termos práticos, e em função do tipo de alunos com NEE, esta decorre ou se processa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-30T11:22:38Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/13553 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/13553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vaz, Paula Marisa Fortunato (2016). Pressentindo a educação especial e a filosofia da inclusão no trabalho de Itard com o menino selvagem de Aveyron. Revista Educação Especial. ISSN 1808-270X. 29:56, p. 551-560 1808-270X http://dx.doi.org/10.5902/1984686X22491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550346129506304 |