A linguagem logo no pré-escolar : avaliação de alguns efeitos cognitivos decorrentes da actividade de programação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36624 |
Resumo: | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Psicologia Educacional) apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1989 |
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A linguagem logo no pré-escolar : avaliação de alguns efeitos cognitivos decorrentes da actividade de programaçãoTeses de mestrado - 1989Processo educativoProcesso de aprendizagemTecnologia educativaLinguagem LogoEducação pré-escolarEfeitos cognitivosDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Psicologia Educacional) apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1989No decurso dos últimos anos assistiu-se, em vários países, a uma progressiva introdução dos computadores nas escolas. Em Portugal, esse movimento adquiriu particular expressão a partir de 1985, altura em que foi ministerialmente aprovado o Projecto Minerva. Neste processo, os computadores, inicialmente confinados à Universidade e aos graus de escolaridade secundária e preparatória, têm vindo a ser inseridos no ensino primário o pré-escolar. Alguns professores e educadores manifestam uma atitude receptiva e, por vezes, mesmo entusiástica ao desafio da informática. Outros porém, adoptam atitudes defensivas e até receosas, alegando eventuais consequências negativas do uso de computadores (designadamente mecanização do pensamento, desumanização das relações e desvalorização do papel do professor). De qualquer modo, já não faz hoje sentido discutir se se, devem ou não introduzir os computadores no ensino, tão generalizado é o consenso social de que estas novas tecnologias têm um importante papel a desempenhar na escola (Hughes,Macleod e Potts, 1985; Papert, 1980; Swell e Rotheray, 1986) . Muitas das ocupações profissionais e outros aspectos da vida futura das crianças de hoje, envolverão interacções com situações baseadas no computador - base de dados, processamento de texto e teletexto, para dar apenas alguns exemplos, já inseridos na actividade de certas áreas da economia, técnica e ciência dos nossos dias. Simultaneamente, é preciso perspectivar o impacte que os computadores terão no processo educativo, encarando-os como possíveis agentes de mudança. Alguns autores atribuem-lhes efeitos revolucionários na educação em geral (Pea e Kurland,1983 Hughes e al., 1986; Chaguiboff, 1980; Marti, 1984) e na cognição, em particular (Feurzeig et al., 1981, Larivée e Michaud, 1980, Papert, 1972; e Retschitzi, 1986). Poucas têm sido, no entanto, as investigações sobre a natureza desses efeitos. A maioria dos autores está de acordo em que uma mais adequada utilização e determinação desses efeitos, exige o desenvolvimento de estudos empíricos, metodologicamente rigorosos, sobre o que as crianças aprendem quando interagem com estas novas tecnologias (Clements,1985; Hughes et als., 1984; Pea e Kurland, 1983; Papert, 1980; Waugh e Currier, 1986).(...)Marchand, Helena d Orey, 1948-Repositório da Universidade de LisboaMiranda, Guilhermina Lobato2019-01-22T12:16:36Z19891989-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:51.618220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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