Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Jorge
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Mário, Mejias, Jean, Marinho, Daniel, Silva, António, Barbosa, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/3293
Resumo: O objectivo do estudo foi desenvolver e validar equações preditivas da área de secção transversa do tronco humano para avaliação do arrasto hidrodinâmico em nadadores. Os modelos foram desenvolvidos para o sexo masculino e de acordo com o nível competitivo. A amostra foi composta por 152 sujeitos do sexo masculino, todos praticantes de Natação Pura desportiva com idades . A amplitude de idades variou entre os 10 e os 32 anos de idade. Para o desenvolvimento dos modelos foi utilizado um grupo de sujeitos para estimar a equação e um outro para a validar. Foram avaliadas as seguintes características antropométricas: (i) área de secção transversal do tronco;, (ii) massa corporal, (iii) estatura, (iv) diâmetro bi-acromial, (v) diâmetro tóraco-sagital e; (vi) perímetro peitoral. Os modelos preditivos foram desenvolvidos através de análise de regressão linear múltipla passo-a-passo e num dos casos com recurso ao nível competitivo enquanto variável dummy. Todos os modelos desenvolvidos incluíram como variáveis independentes o diâmetro tóraco-sagital e o perímetro peitoral (0.,32 ≤ R2 ≤ 0.,48; Pp < 0.,01). No processo de validação entre as áreas de secção transversal do tronco medida e estimada não se verificaram diferenças significativas entre valores médios (Pp > 0,05), as regressões lineares simples foram moderadas (0.,23 ≤ R2 ≤ 0.,39; 0.,01 ≤ Pp ≤ 0,001) e o critério de Bland Altman foi em todos os casos cumprido. Pode concluir-se que os modelos desenvolvidos para o sexo masculino, e de acordo com o nível competitivo predizem com validade a área de secção transversa do tronco de nadadores.
id RCAP_a1e6fe64fee6544308a0506b083284fb
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/3293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores.O objectivo do estudo foi desenvolver e validar equações preditivas da área de secção transversa do tronco humano para avaliação do arrasto hidrodinâmico em nadadores. Os modelos foram desenvolvidos para o sexo masculino e de acordo com o nível competitivo. A amostra foi composta por 152 sujeitos do sexo masculino, todos praticantes de Natação Pura desportiva com idades . A amplitude de idades variou entre os 10 e os 32 anos de idade. Para o desenvolvimento dos modelos foi utilizado um grupo de sujeitos para estimar a equação e um outro para a validar. Foram avaliadas as seguintes características antropométricas: (i) área de secção transversal do tronco;, (ii) massa corporal, (iii) estatura, (iv) diâmetro bi-acromial, (v) diâmetro tóraco-sagital e; (vi) perímetro peitoral. Os modelos preditivos foram desenvolvidos através de análise de regressão linear múltipla passo-a-passo e num dos casos com recurso ao nível competitivo enquanto variável dummy. Todos os modelos desenvolvidos incluíram como variáveis independentes o diâmetro tóraco-sagital e o perímetro peitoral (0.,32 ≤ R2 ≤ 0.,48; Pp < 0.,01). No processo de validação entre as áreas de secção transversal do tronco medida e estimada não se verificaram diferenças significativas entre valores médios (Pp > 0,05), as regressões lineares simples foram moderadas (0.,23 ≤ R2 ≤ 0.,39; 0.,01 ≤ Pp ≤ 0,001) e o critério de Bland Altman foi em todos os casos cumprido. Pode concluir-se que os modelos desenvolvidos para o sexo masculino, e de acordo com o nível competitivo predizem com validade a área de secção transversa do tronco de nadadores.Universidade Federal de São Paulo2016-11-19T21:23:13Z2016-11-192011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/3293http://hdl.handle.net/10314/3293porMORAIS JE, COSTA MJ, MEJIAS JE, MARINHO DA, SILVA AJ, BARBOSA TM (2011) Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, 13(6): 461-467.Morais, JorgeCosta, MárioMejias, JeanMarinho, DanielSilva, AntónioBarbosa, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:56:44Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/3293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:37.676945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores.
title Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores.
spellingShingle Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores.
Morais, Jorge
title_short Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores.
title_full Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores.
title_fullStr Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores.
title_full_unstemmed Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores.
title_sort Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores.
author Morais, Jorge
author_facet Morais, Jorge
Costa, Mário
Mejias, Jean
Marinho, Daniel
Silva, António
Barbosa, Tiago
author_role author
author2 Costa, Mário
Mejias, Jean
Marinho, Daniel
Silva, António
Barbosa, Tiago
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Jorge
Costa, Mário
Mejias, Jean
Marinho, Daniel
Silva, António
Barbosa, Tiago
description O objectivo do estudo foi desenvolver e validar equações preditivas da área de secção transversa do tronco humano para avaliação do arrasto hidrodinâmico em nadadores. Os modelos foram desenvolvidos para o sexo masculino e de acordo com o nível competitivo. A amostra foi composta por 152 sujeitos do sexo masculino, todos praticantes de Natação Pura desportiva com idades . A amplitude de idades variou entre os 10 e os 32 anos de idade. Para o desenvolvimento dos modelos foi utilizado um grupo de sujeitos para estimar a equação e um outro para a validar. Foram avaliadas as seguintes características antropométricas: (i) área de secção transversal do tronco;, (ii) massa corporal, (iii) estatura, (iv) diâmetro bi-acromial, (v) diâmetro tóraco-sagital e; (vi) perímetro peitoral. Os modelos preditivos foram desenvolvidos através de análise de regressão linear múltipla passo-a-passo e num dos casos com recurso ao nível competitivo enquanto variável dummy. Todos os modelos desenvolvidos incluíram como variáveis independentes o diâmetro tóraco-sagital e o perímetro peitoral (0.,32 ≤ R2 ≤ 0.,48; Pp < 0.,01). No processo de validação entre as áreas de secção transversal do tronco medida e estimada não se verificaram diferenças significativas entre valores médios (Pp > 0,05), as regressões lineares simples foram moderadas (0.,23 ≤ R2 ≤ 0.,39; 0.,01 ≤ Pp ≤ 0,001) e o critério de Bland Altman foi em todos os casos cumprido. Pode concluir-se que os modelos desenvolvidos para o sexo masculino, e de acordo com o nível competitivo predizem com validade a área de secção transversa do tronco de nadadores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2016-11-19T21:23:13Z
2016-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/3293
http://hdl.handle.net/10314/3293
url http://hdl.handle.net/10314/3293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MORAIS JE, COSTA MJ, MEJIAS JE, MARINHO DA, SILVA AJ, BARBOSA TM (2011) Validação de equações preditivas da área de secção transversa do tronco para avaliação do arrasto hidrodinâmico de nadadores. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, 13(6): 461-467.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136919154589696