Rastreio do processamento auditivo central pelo terapeuta da fala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Isabel Moita Saraiva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4294
Resumo: Objectivo: O terapeuta da fala é um dos profissionais responsáveis pelo rastreio do processamento auditivo central. A pertinência do rastreio na área processamento auditivo é demonstrada pelo impacto que uma perturbação nesse domínio tem no desenvolvimento linguístico, académico, emocional e social do indivíduo. O objectivo deste estudo foi a criação de uma primeira versão de um instrumento de rastreio, dirigido a crianças em idade escolar, que pudesse ser administrado pelo terapeuta da fala em meio escolar e que permitisse detectar crianças em risco de terem uma perturbação do processamento auditivo central. Método: Tendo por base a revisão bibliográfica, criou-se uma proposta de rastreio, constituída por um questionário, testes audiológicos e linguísticos. O questionário, incidente em características comummente observadas em crianças com perturbação do processamento auditivo central, foi dirigido aos pais e aos professores das crianças. Os testes foram administrados às crianças em meio escolar. Participaram, neste estudo, 96 crianças, entre os 7 e os 10 anos de idade. Resultados: O instrumento de rastreio permitiu uma boa separação entre o grupo com suspeita de ter perturbação do processamento auditivo central e o grupo sem suspeita. Os testes audiológicos foram os que demonstraram maior capacidade de separação entre os dois grupos. Os valores de desempenho nos vários testes aproximam-se dos resultados obtidos noutros estudos. Verificou-se uma diferença acentuada, entre pais e professores, quanto ao número de queixas assinaladas no questionário. Em média, os pais assinalam sempre mais problemas que os professores. Discussão: Os resultados deste estudo vão de encontro à literatura e fornecem, desta forma, suporte para a existência, em Portugal, da primeira versão de um instrumento de rastreio do processamento auditivo central. A presença de crianças, sem qualquer queixa por parte dos pais e dos professores, e que falharam nos testes justifica, na constituição do instrumento de rastreio, a inclusão simultânea e complementar de questionário e de testes. Os resultados sugerem a viabilidade de aplicação do instrumento de rastreio em meio escolar, pelo terapeuta da fala. Dada a discrepância entre os resultados dos pais e dos professores, bem como a falta de informação validada relativa ao desempenho dos testes, a maior dificuldade metodológica deste trabalho relaciona-se com a forma de separação dos grupos.
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O questionário, incidente em características comummente observadas em crianças com perturbação do processamento auditivo central, foi dirigido aos pais e aos professores das crianças. Os testes foram administrados às crianças em meio escolar. Participaram, neste estudo, 96 crianças, entre os 7 e os 10 anos de idade. Resultados: O instrumento de rastreio permitiu uma boa separação entre o grupo com suspeita de ter perturbação do processamento auditivo central e o grupo sem suspeita. Os testes audiológicos foram os que demonstraram maior capacidade de separação entre os dois grupos. Os valores de desempenho nos vários testes aproximam-se dos resultados obtidos noutros estudos. Verificou-se uma diferença acentuada, entre pais e professores, quanto ao número de queixas assinaladas no questionário. Em média, os pais assinalam sempre mais problemas que os professores. Discussão: Os resultados deste estudo vão de encontro à literatura e fornecem, desta forma, suporte para a existência, em Portugal, da primeira versão de um instrumento de rastreio do processamento auditivo central. A presença de crianças, sem qualquer queixa por parte dos pais e dos professores, e que falharam nos testes justifica, na constituição do instrumento de rastreio, a inclusão simultânea e complementar de questionário e de testes. Os resultados sugerem a viabilidade de aplicação do instrumento de rastreio em meio escolar, pelo terapeuta da fala. Dada a discrepância entre os resultados dos pais e dos professores, bem como a falta de informação validada relativa ao desempenho dos testes, a maior dificuldade metodológica deste trabalho relaciona-se com a forma de separação dos grupos.Objective: The speech language pathologist is one of the responsible professionals for the central auditory processing screening. The relevance of the screening in the auditory processing area is shown through the impact a disorder in this domain reveals in the linguistic, academic and social development of an individual. The aim of this study was to create a first version of a screening instrument addressed to school-age children, which could be applied by the speech language pathologist in school environment and allows him/her to identify children at risk of having central auditory processing disorder. Method: Having in mind a bibliographical review, a proposal of screening has been created, consisting of a questionnaire, audiologic and linguistic tests. The questionnaire which focuses on characteristics commonly observed in children with central auditory processing disorder, was directed to children’s parents and teachers. The tests were administrated to children in school environment. 96 children, between 7 and 10 years of age, participated in this study. Results: The screening instrument allowed a good separation between the group with suspicion of having a disorder in the central auditory processing and the group without any suspicion. The audiologic tests have revealed higher capability of separation among both groups. The results of the several tests were similar to the one referred to in other studies. It was possible to verify a severe difference between parents and teachers, concerning the number of complaints pointed out in the questionnaire. Discussion: The results of this study are similar to the one found in literature and provide a basis for the existence of the first version of an instrument for the central auditory processing screening in Portugal. The presence of children without any complaint indicated by their parents or teachers and who still failed the tests, justifies the simultaneous and complementary inclusion of a questionnaire and tests, when the instrument of screening was constituted. The results suggest the viability of the application of the screening instrument in school environment by the speech language pathologist. Considering the discrepancy among the results of parents and teachers, and the lack of validated information concerning the tests performance, the major methodological difficulty of this assessment is related to the group separation.Universidade de Aveiro2011-11-08T12:58:14Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4294porMartins, Ana Isabel Moita Saraivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:04:51Zoai:ria.ua.pt:10773/4294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:20.027692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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