Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Beatriz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Maria José, Proença, Adelaide, Silva, Ana Isabel Mateus da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6717
Resumo: A entrada no ensino superior permite aos jovens experienciar novas vivências, umas contribuem para o seu desenvolvimento, outras podem ser prejudiciais à saúde. Os principais objetivos deste estudo foram: conhecer o tipo e a frequência de substâncias psicoativas legais e ilegais, usadas pelos estudantes do ensino superior politécnico, e as crenças e atitudes ou distorções cognitivas associadas a esses consumos. Adaptou-se o questionário HIT-D&A (How I Think about Drugs and Alcool Questionnaire) de Barriga e colaboradores (2008) e aplicou-se a 193 estudantes, com idades entre os 19 e os 25 anos do primeiro ano do ensino superior. Os resultados permitem concluir que as substâncias psicoativas mais consumidas foram o álcool, seguido do tabaco, e depois da marijuana. Os resultados são discutidos em termos do papel das crenças irracionais nos comportamentos com consequências na saúde e das estratégias mais adequadas para prevenir o consumo destas substâncias.
id RCAP_a212c280e4ff662984117cc4f6cb8f07
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6717
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativasSubstâncias psicoativasCrenças irracionaisEstudantesA entrada no ensino superior permite aos jovens experienciar novas vivências, umas contribuem para o seu desenvolvimento, outras podem ser prejudiciais à saúde. Os principais objetivos deste estudo foram: conhecer o tipo e a frequência de substâncias psicoativas legais e ilegais, usadas pelos estudantes do ensino superior politécnico, e as crenças e atitudes ou distorções cognitivas associadas a esses consumos. Adaptou-se o questionário HIT-D&A (How I Think about Drugs and Alcool Questionnaire) de Barriga e colaboradores (2008) e aplicou-se a 193 estudantes, com idades entre os 19 e os 25 anos do primeiro ano do ensino superior. Os resultados permitem concluir que as substâncias psicoativas mais consumidas foram o álcool, seguido do tabaco, e depois da marijuana. Os resultados são discutidos em termos do papel das crenças irracionais nos comportamentos com consequências na saúde e das estratégias mais adequadas para prevenir o consumo destas substâncias.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraRepositório AbertoCosta, Maria BeatrizMartins, Maria JoséProença, AdelaideSilva, Ana Isabel Mateus da2017-11-15T15:46:52Z2017-11-222017-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6717porCosta, Maria Beatriz [et al.] - Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas. "Psychologica" [Em linha]. ISSN 1647-8606. Vol. 60, nº 1 (2017). p. 19-371647-8606DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8606_60-1_2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:05:48ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas
title Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas
spellingShingle Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas
Costa, Maria Beatriz
Substâncias psicoativas
Crenças irracionais
Estudantes
title_short Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas
title_full Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas
title_fullStr Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas
title_full_unstemmed Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas
title_sort Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas
author Costa, Maria Beatriz
author_facet Costa, Maria Beatriz
Martins, Maria José
Proença, Adelaide
Silva, Ana Isabel Mateus da
author_role author
author2 Martins, Maria José
Proença, Adelaide
Silva, Ana Isabel Mateus da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Beatriz
Martins, Maria José
Proença, Adelaide
Silva, Ana Isabel Mateus da
dc.subject.por.fl_str_mv Substâncias psicoativas
Crenças irracionais
Estudantes
topic Substâncias psicoativas
Crenças irracionais
Estudantes
description A entrada no ensino superior permite aos jovens experienciar novas vivências, umas contribuem para o seu desenvolvimento, outras podem ser prejudiciais à saúde. Os principais objetivos deste estudo foram: conhecer o tipo e a frequência de substâncias psicoativas legais e ilegais, usadas pelos estudantes do ensino superior politécnico, e as crenças e atitudes ou distorções cognitivas associadas a esses consumos. Adaptou-se o questionário HIT-D&A (How I Think about Drugs and Alcool Questionnaire) de Barriga e colaboradores (2008) e aplicou-se a 193 estudantes, com idades entre os 19 e os 25 anos do primeiro ano do ensino superior. Os resultados permitem concluir que as substâncias psicoativas mais consumidas foram o álcool, seguido do tabaco, e depois da marijuana. Os resultados são discutidos em termos do papel das crenças irracionais nos comportamentos com consequências na saúde e das estratégias mais adequadas para prevenir o consumo destas substâncias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-15T15:46:52Z
2017-11-22
2017-11-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6717
url http://hdl.handle.net/10400.2/6717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Maria Beatriz [et al.] - Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas. "Psychologica" [Em linha]. ISSN 1647-8606. Vol. 60, nº 1 (2017). p. 19-37
1647-8606
DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8606_60-1_2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302850579202048