Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6717 |
Resumo: | A entrada no ensino superior permite aos jovens experienciar novas vivências, umas contribuem para o seu desenvolvimento, outras podem ser prejudiciais à saúde. Os principais objetivos deste estudo foram: conhecer o tipo e a frequência de substâncias psicoativas legais e ilegais, usadas pelos estudantes do ensino superior politécnico, e as crenças e atitudes ou distorções cognitivas associadas a esses consumos. Adaptou-se o questionário HIT-D&A (How I Think about Drugs and Alcool Questionnaire) de Barriga e colaboradores (2008) e aplicou-se a 193 estudantes, com idades entre os 19 e os 25 anos do primeiro ano do ensino superior. Os resultados permitem concluir que as substâncias psicoativas mais consumidas foram o álcool, seguido do tabaco, e depois da marijuana. Os resultados são discutidos em termos do papel das crenças irracionais nos comportamentos com consequências na saúde e das estratégias mais adequadas para prevenir o consumo destas substâncias. |
id |
RCAP_a212c280e4ff662984117cc4f6cb8f07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6717 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativasSubstâncias psicoativasCrenças irracionaisEstudantesA entrada no ensino superior permite aos jovens experienciar novas vivências, umas contribuem para o seu desenvolvimento, outras podem ser prejudiciais à saúde. Os principais objetivos deste estudo foram: conhecer o tipo e a frequência de substâncias psicoativas legais e ilegais, usadas pelos estudantes do ensino superior politécnico, e as crenças e atitudes ou distorções cognitivas associadas a esses consumos. Adaptou-se o questionário HIT-D&A (How I Think about Drugs and Alcool Questionnaire) de Barriga e colaboradores (2008) e aplicou-se a 193 estudantes, com idades entre os 19 e os 25 anos do primeiro ano do ensino superior. Os resultados permitem concluir que as substâncias psicoativas mais consumidas foram o álcool, seguido do tabaco, e depois da marijuana. Os resultados são discutidos em termos do papel das crenças irracionais nos comportamentos com consequências na saúde e das estratégias mais adequadas para prevenir o consumo destas substâncias.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraRepositório AbertoCosta, Maria BeatrizMartins, Maria JoséProença, AdelaideSilva, Ana Isabel Mateus da2017-11-15T15:46:52Z2017-11-222017-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6717porCosta, Maria Beatriz [et al.] - Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas. "Psychologica" [Em linha]. ISSN 1647-8606. Vol. 60, nº 1 (2017). p. 19-371647-8606DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8606_60-1_2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:05:48ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas |
title |
Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas |
spellingShingle |
Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas Costa, Maria Beatriz Substâncias psicoativas Crenças irracionais Estudantes |
title_short |
Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas |
title_full |
Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas |
title_fullStr |
Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas |
title_full_unstemmed |
Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas |
title_sort |
Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas |
author |
Costa, Maria Beatriz |
author_facet |
Costa, Maria Beatriz Martins, Maria José Proença, Adelaide Silva, Ana Isabel Mateus da |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Maria José Proença, Adelaide Silva, Ana Isabel Mateus da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Beatriz Martins, Maria José Proença, Adelaide Silva, Ana Isabel Mateus da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Substâncias psicoativas Crenças irracionais Estudantes |
topic |
Substâncias psicoativas Crenças irracionais Estudantes |
description |
A entrada no ensino superior permite aos jovens experienciar novas vivências, umas contribuem para o seu desenvolvimento, outras podem ser prejudiciais à saúde. Os principais objetivos deste estudo foram: conhecer o tipo e a frequência de substâncias psicoativas legais e ilegais, usadas pelos estudantes do ensino superior politécnico, e as crenças e atitudes ou distorções cognitivas associadas a esses consumos. Adaptou-se o questionário HIT-D&A (How I Think about Drugs and Alcool Questionnaire) de Barriga e colaboradores (2008) e aplicou-se a 193 estudantes, com idades entre os 19 e os 25 anos do primeiro ano do ensino superior. Os resultados permitem concluir que as substâncias psicoativas mais consumidas foram o álcool, seguido do tabaco, e depois da marijuana. Os resultados são discutidos em termos do papel das crenças irracionais nos comportamentos com consequências na saúde e das estratégias mais adequadas para prevenir o consumo destas substâncias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-15T15:46:52Z 2017-11-22 2017-11-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/6717 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/6717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, Maria Beatriz [et al.] - Crenças e atitudes de estudantes do ensino superior associadas ao uso de substâncias psicoativas. "Psychologica" [Em linha]. ISSN 1647-8606. Vol. 60, nº 1 (2017). p. 19-37 1647-8606 DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8606_60-1_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302850579202048 |