O Livro e a Ilustração: Caminhos para o Desenvolvimento Cognitivo de Crianças com síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Débora Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1433
Resumo: O presente projeto pretende funcionar como um mecanismo didático que estimule a criança portadora da Síndrome de Down a superar as dificuldades que advêm das suas limitações. Em função disto, desenvolveu-se um livro de atividades que, através da ilustração e de estratégias sensoriais, evidencie a importância de uma correta execução de atividades, estimulando a aprendizagem de hábitos do quotidiano, favorecendo, assim, a aprendizagem de conceitos sociais. Para se desenvolver este objeto de estudo, houve a necessidade de perceber a patologia desta síndrome e, de igual forma, analisar diferentes projetos que abordassem, através da exploração da imagem, ferramentas pedagógicas de novas aprendizagens, direcionadas às especificidades deste público-alvo. Este trabalho surge igualmente por reconhecermos a importância da proliferação de materiais que, através da interatividade, promovam o desenvolvimento socioemocional e motor das crianças com Síndrome de Down.
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