Oficina de composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beirão, Pedro Guilherme Moreno
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39796
Resumo: O projeto descrito neste documento partiu da oposição entre ensino produtivo de música e ensino reprodutivo de música. Mais concretamente, tentou entender como alunos de um contexto de aprendizagem reprodutiva se relacionaria com uma abordagem produtiva ao ensino de música, ao acompanhar um grupo focal constituído por cinco alunos da Escola de Música da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”. A partir desta observação, o estudo conclui que não existem motivos para acreditarmos que alunos de um contexto reprodutivo se relacionarão com um ensino-aprendizagem baseado em criatividade de maneira diferente daquela já descrita na bibliografia (nacional e internacional) existente sobre este assunto. Por último, aflora algumas implicações que esta conclusão poderá ter nas escolas de música das bandas filarmónicas e nos conservatórios, particularmente na disciplina de Análise e Técnicas de Composição.
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