Oficina de composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39796 |
Resumo: | O projeto descrito neste documento partiu da oposição entre ensino produtivo de música e ensino reprodutivo de música. Mais concretamente, tentou entender como alunos de um contexto de aprendizagem reprodutiva se relacionaria com uma abordagem produtiva ao ensino de música, ao acompanhar um grupo focal constituído por cinco alunos da Escola de Música da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”. A partir desta observação, o estudo conclui que não existem motivos para acreditarmos que alunos de um contexto reprodutivo se relacionarão com um ensino-aprendizagem baseado em criatividade de maneira diferente daquela já descrita na bibliografia (nacional e internacional) existente sobre este assunto. Por último, aflora algumas implicações que esta conclusão poderá ter nas escolas de música das bandas filarmónicas e nos conservatórios, particularmente na disciplina de Análise e Técnicas de Composição. |
id |
RCAP_a22b23fda24040d6e85d8f4610652530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39796 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Oficina de composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutivaEnsino produtivo de músicaAprendizagem criativaEscolas de música das bandas filarmónicasAprendizagem para a reprodução através da criaçãoO projeto descrito neste documento partiu da oposição entre ensino produtivo de música e ensino reprodutivo de música. Mais concretamente, tentou entender como alunos de um contexto de aprendizagem reprodutiva se relacionaria com uma abordagem produtiva ao ensino de música, ao acompanhar um grupo focal constituído por cinco alunos da Escola de Música da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”. A partir desta observação, o estudo conclui que não existem motivos para acreditarmos que alunos de um contexto reprodutivo se relacionarão com um ensino-aprendizagem baseado em criatividade de maneira diferente daquela já descrita na bibliografia (nacional e internacional) existente sobre este assunto. Por último, aflora algumas implicações que esta conclusão poderá ter nas escolas de música das bandas filarmónicas e nos conservatórios, particularmente na disciplina de Análise e Técnicas de Composição.This project started from the idea of opposition between productive music education and reproductive music education. More specifically, it tried to understand how students from a reproductive music learning context would relate to a productive approach to music learning. For that porpouse, it accompanied a focus group made up by five students of the Music School of Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”. From this observation, the study concludes that there are no reasons to believe that students from a reproductive context will relate to music learning in a differente manner than the one described in the preceeding literature on this subject. In the end, it approaches some implications of this conclusion in philharmonic bands’ music schools and in Portuguese “conservatórios”, specially in the subject of Análise e Técnicas de Composição.2023-12-12T12:01:17Z2022-12-12T00:00:00Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39796porBeirão, Pedro Guilherme Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:18:01Zoai:ria.ua.pt:10773/39796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:59.601929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina de composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutiva |
title |
Oficina de composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutiva |
spellingShingle |
Oficina de composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutiva Beirão, Pedro Guilherme Moreno Ensino produtivo de música Aprendizagem criativa Escolas de música das bandas filarmónicas Aprendizagem para a reprodução através da criação |
title_short |
Oficina de composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutiva |
title_full |
Oficina de composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutiva |
title_fullStr |
Oficina de composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutiva |
title_full_unstemmed |
Oficina de composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutiva |
title_sort |
Oficina de composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutiva |
author |
Beirão, Pedro Guilherme Moreno |
author_facet |
Beirão, Pedro Guilherme Moreno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beirão, Pedro Guilherme Moreno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino produtivo de música Aprendizagem criativa Escolas de música das bandas filarmónicas Aprendizagem para a reprodução através da criação |
topic |
Ensino produtivo de música Aprendizagem criativa Escolas de música das bandas filarmónicas Aprendizagem para a reprodução através da criação |
description |
O projeto descrito neste documento partiu da oposição entre ensino produtivo de música e ensino reprodutivo de música. Mais concretamente, tentou entender como alunos de um contexto de aprendizagem reprodutiva se relacionaria com uma abordagem produtiva ao ensino de música, ao acompanhar um grupo focal constituído por cinco alunos da Escola de Música da Sociedade Filarmónica União Mourense “Os Amarelos”. A partir desta observação, o estudo conclui que não existem motivos para acreditarmos que alunos de um contexto reprodutivo se relacionarão com um ensino-aprendizagem baseado em criatividade de maneira diferente daquela já descrita na bibliografia (nacional e internacional) existente sobre este assunto. Por último, aflora algumas implicações que esta conclusão poderá ter nas escolas de música das bandas filarmónicas e nos conservatórios, particularmente na disciplina de Análise e Técnicas de Composição. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12T00:00:00Z 2022-12-12 2023-12-12T12:01:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39796 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137750296821760 |