Formação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3084
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_a2336972aa8969f99aebc5ee5179813f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de casoSupervisãoFormação de professoresEducadores de infânciaEducação especialEducação inclusivaDesenvolvimento profissionalAvaliação dos professoresEstudo de casosTeacher trainingPedagogical supervisionProfessional developmentSpecial educationInclusive educationDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaEste documento incide num estudo de caso relativo à formação e supervisão dos educadores de infância de educação especial. Neste âmbito aborda as diferentes conceções de supervisão e de desenvolvimento profissional destes docentes, enquadradas na formação inicial, na formação contínua e na formação especializada. O que ressalta deste discurso é o desvinculo, acentuado entre supervisão, desenvolvimento profissional e formação. Neste sentido, a supervisão é entendida como avaliação ou inspeção e o desenvolvimento profissional como reflexão das práticas pedagógicas. A formação é entendida como uma aquisição e saberes teóricos um pouco desagregada dos contextos escolares. Outra ideia que emerge deste estudo indica a exigência de um processo formativo mais atento à realidade das escolas e às necessidades dos docentes. Um processo formativo mais atento às características das escolas inclusivas, democráticas, flexíveis e inovadoras.This paper focuses on a case study on the training and supervision of kindergarten special education. In this framework addresses the different conceptions of supervision and professional development of these teachers, classified based on initial training, continuing training and specialized training. What emerges from this discourse is the lack of connection between supervision, professional development and training. Thus, the supervision is understood as evaluation or inspection and professional development as reflection of teaching practices. In this line of thought training in special education, appears concerned with the acquisition of theoretical sabers, slightly broken reality of school life. Another idea that emerges from this study indicates the need for a training process closer to the reality of the needs of schools and teachers. A formative process closer to the characteristics of inclusive schools, democratic, flexible and innovative.Miranda, BrancaRepositório AbertoCastro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira2014-04-21T10:30:19Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3084TID:201140578porCastro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira - Formação e supervisão de educadores de educação especial [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2013. 215 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:17:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:25.696190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de caso
title Formação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de caso
spellingShingle Formação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de caso
Castro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira
Supervisão
Formação de professores
Educadores de infância
Educação especial
Educação inclusiva
Desenvolvimento profissional
Avaliação dos professores
Estudo de casos
Teacher training
Pedagogical supervision
Professional development
Special education
Inclusive education
title_short Formação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de caso
title_full Formação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de caso
title_fullStr Formação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de caso
title_full_unstemmed Formação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de caso
title_sort Formação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de caso
author Castro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira
author_facet Castro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Branca
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Formação de professores
Educadores de infância
Educação especial
Educação inclusiva
Desenvolvimento profissional
Avaliação dos professores
Estudo de casos
Teacher training
Pedagogical supervision
Professional development
Special education
Inclusive education
topic Supervisão
Formação de professores
Educadores de infância
Educação especial
Educação inclusiva
Desenvolvimento profissional
Avaliação dos professores
Estudo de casos
Teacher training
Pedagogical supervision
Professional development
Special education
Inclusive education
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-04-21T10:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3084
TID:201140578
url http://hdl.handle.net/10400.2/3084
identifier_str_mv TID:201140578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Castro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira - Formação e supervisão de educadores de educação especial [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2013. 215 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135014424674304